sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Boletim Informativo, 03 de dezembro de 2017

O SENHORIO DE CRISTO E A GRANDE COMISSÃO

Rev. Flávio Américo – IPB Natal/RN


Na chamada Grande Comissão (Mt 28:18-20), Cristo, que tem toda (raiz πας - pas) autoridade, enviou os discípulos a irem por todo (πας) o mundo, fazendo discípulos, que devem aprender e viver tudo (πας) que o Senhor ensinou. Os discípulos, tanto os que ouviram diretamente Jesus falando naquele momento quanto os que vieram depois ou ainda virão, podem descansar na promessa de que nosso Amado está conosco todos (πας) os dias até a sua volta, afinal, Cristo é Emanuel não só nos tempos narrados no Evangelho de Mateus, Ele é Deus conosco para sempre (Is 7:14, 8:8; Mt 1:23, 28:20).
    
Ser discípulo de Jesus é um ato comunitário e público (“batizando”). Não existe vida cristã saudável sem comunidade. Não existe comunidade quando as pessoas só se vêem aos domingos e mal conversam entre si. A vida cheia de conexões mas vazia de relacionamentos é algo muito diferente do que a Bíblia chama de Igreja. Por outro lado, embora ser Corpo de Cristo seja mais do que ir a um culto dominicalmente, isso não nos libera de participar das celebrações comunitárias e de guardar o Dia do Senhor. Não devemos deixar de nos congregar, de participar de uma reunião cristã (Hb 10:25).


Ser discípulo também significa viver sujeito ao Mestre, isto é, vivenciando “tudo que Ele ensinou". Discipulado, conforme as Escrituras, é conformar o viver à vontade de Cristo. Nas palavras de Peter White, “a ligação do discípulo a Cristo é pessoal, mas não tanto de maneira mística quanto moral. As características do discipulado nos Evangelhos incluem obediência a Jesus, sofrimento com ele e ser colaborador com ele”.* Não podemos escolher as passagens bíblicas que nos agradam, todo o ensino bíblico é importante para a vida do cristão e deve mudar seu viver.


Discipulado é vida na missão de levar outros ao discipulado, atuando sob o comando de quem tem toda autoridade. Cristo governa (Ap 5) e tem interesse em todo o planeta. Ele promete nos apoiar nessa jornada a todo momento, tanto no nosso próprio discipulado quanto na tarefa de formar outros discípulos. Vamos, sigamos o Cordeiro por onde quer que Ele vá (Ap 14:4).


______


* WHITE, Peter. O Pastor Mestre. São Paulo: Cultura Cristã. 2003. p. 147.



Avisos

Celebração da Ceia do Senhor
Durante o culto noturno teremos a celebração da Ceia do Senhor na Igreja Central e pela manhã na Congregação da Matinha.

Reunião de Oração
Próxima terça-feira venha orar conosco. Este é o último mês do ano e uma ótima oportunidade para nos dedicarmos a oração. Nossa reunião começará às 19:30 horas..

Culto de Formatura do Colégio Atenas
Na próxima quinta-feira teremos um culto de ação de graças pelos formandos do colégio Atenas. Contamos com o apoio e a participação dos irmãos.

Reunião do Conselho
O conselho ser reunirá na próxima terça-feira para votar o orçamento de 2018. Todos os presbíteros estão convocados. Nossa reunião será após a reunião de oração.

Jantar de Confraternização – 31/12/2017
No dia 31/12 teremos um culto de gratidão a Deus pelo encerramento do ano e pelas bênçãos recebidas.
O Culto será às 21:00hs seguido de um delicioso jantar de Confraternização. Contamos com a  presença dos irmãos!
Temos um limite de pessoas que o salão social comporta, então garanta já sua participação e a de sua família
Para o jantar há uma contribuição de 15,00 por pessoa, sendo que crianças até 12 anos não pagam
Confirme com Marly, Kátia, Elem, Gracina, Jane e Cristiane. Estaremos recebendo até 20/12.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
O conselho da Igreja convoca todos os membros (central e congregações) para sua anual assembleia ordinária no dia 31 de dezembro de 2017, às 09:00 horas, no templo da igreja central. Na ocasião ouviremos o orçamento para 2018 e os relatórios das atividades de todos os departamentos da igreja. Pedimos a todos os irmãos que estejam prontos para apresentar seus relatórios na reunião.


PROGRAMAÇÕES ESPECIAIS NO MÊS DE DEZEMBRO
Estejamos atentos as programações de dezembro!

17/12 – Cantata de Natal da UCP na Central
24/12 – Cantata do Coral na Central
31/12 – Escola Dominical – Assembleia Geral Ordinária (Central e Congregações)
31/12 – Culto Noturno – 21:00 horas, Central e Congregações



Aniversariantes
04/12
Lara Cristina


06/12
Ana Cecilia Faria ávila
Filadélfia

07/12
André Carlos Chagas
Central
3831-9737
07/12
Miriam Maria Silva
Manancial
9 8834-7127
08/12
Lucrécia Silva
Filadélfia
3831-8979
08/12
Maria Lúcia B.de Souza (Vinica)
Central
3831-1426
09/12
Clara Rabelo Isaac
Central
3831-4180
09/12
Emerenciana de Deus Lelis Silva
Alto da Estação
8815-0215
09/12
Salomé Araújo Faria
Filadélfia
9109-3809


Palavra de Gratidão
Quero agradecer aos irmãos, que de forma amorosa, estiveram intercedendo pela vida da minha mãe Noemia, nos momentos delicados em que esteve internada em Uberlândia. Louvamos ao Senhor por sua melhora.   Josué.


FÓRUM

INCONDICIONALMENTE DEPENDENTE

Rev. Natsan Matias

 “SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.” Salmo 131

            O Salmo 131 é uma expressão de confiança e humildade, o qual enfatiza a soberania, o amor e o cuidado do Senhor para com o seu povo.
            Estes cânticos de romagem ou peregrinação são compostos de adoração, confissão, protestos de inocência, queixa de sofrimento, pedidos de livramento, ações de graças.  Enfatizam ainda, um relacionamento muito íntimo para com o Deus verdadeiro. Willian Lasor afirma que: “Os Salmos são de fato respostas dos sacerdotes e do povo diante do livramento e de revelação de Deus na História deles, são revelações e também respostas.” 
            Davi, certamente, ao escrever este Salmo para instrumentos de cordas, tinha disposto no coração o reconhecimento da onisciência de Deus, pois expõe o seu interior de forma bastante enfática. Ele trata também de oferecer, na adoração, um conceito de que há coisas que estão muito além do âmbito humano, considerando que o Senhor deve ser a bênção mais extraordinária para o ser humano: “Ó Deus Eterno, eu já não sou orgulhoso; deixei de olhar os outros com arrogância. Não vou atrás das coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance. Assim, como a criança desmamada fica quieta nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranquilo, e o meu coração está calmo dentro de mim.” (Salmo 131. 1,2) 
            Ao mesmo tempo em que parece ser pessoal, oferece admoestação para que toda nação, coletivamente, confie no Senhor. Esse descanso nos braços de Deus ganha força em direção à coletividade, pois o salmista não pensa em sua única segurança, mas avança tendo em vista toda a nação de Israel. Assim, humildade e confiança em Deus são pontos fundamentais para toda a nação israelita.
            Não é nada diferente o ensinamento do tempo do autor para o da nossa própria vida.
            Observe que a vida do povo de Deus atualmente, carece cultivar, com urgência, uma verdadeira prática de humilhação sob a mão de Deus. Ao invés de ordenar, declarar ou amarrar, a vida pessoal de dependência a Deus deve oferecer respostas saudáveis aos sonhos contemporâneos.
            O Salmo 131 fala de atributos muito relevantes aos leitores atuais. Aqui é possível aprendermos sobre humildade, simplicidade e quietude. Na verdade, estas estratégias são de fato conceitos que não podem ficar em um só “degrau” da vida cristã, ou seja, ficar estagnado a meras funções litúrgicas e ritualísticas. Ao contrário de tudo isso, elas são estratégias para a condução plena da vida, em todos os níveis de relacionamento e em todos os “degraus” de nossa peregrinação na terra, e como cidadãos do Reino de Deus.
            Quando falamos de humildade, falamos de um atributo que denota modéstia e dependência despretensiosa. Simplicidade tem a ver com uma atitude de singeleza de coração que demonstra confiança de que o futuro da vida do cristão está sob a responsabilidade exclusiva de Deus (v. 1b). Esta dinâmica produz a quietude e a tranquilidade nos braços seguros e soberanos de Deus.
            Que Deus nos dê, como uma dádiva do Espírito Santo, uma tranquila e suave dependência dele, agora mesmo, hoje o dia todo, amanhã logo cedo e pelo resto de nossas vidas!


ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central


Texto: II Tm. 4.9-22

            Chegamos ao fim de nossa série de mensagens em II Timóteo. Nosso propósito foi o de encontrar nesta epístola Pastoral, princípios de revitalização espiritual.
            Nesta passagem, em especial, encontramos Paulo lembrando as dificuldades do ministério e a fidelidade de Deus em acompanha-lo e sustenta-lo. A história nos lembra que mesmo que todos nos abandonem, Deus sempre estará conosco. Por isso, devemos viver sempre em fidelidade ao nosso Deus.

1) Por que Demas abandonou Paulo? Que tipo de pecado seria aquele?

2) No passado Marcos foi a causa da separação entre Paulo e Barnabé. Como o apóstolo via Marcos agora? Que lição isso traz para os nossos relacionamentos?

3) Paulo foi abandonado por todos, menos pelo Senhor (vs. 16-17). De que maneira isso nos consola hoje?

4) Em relação a eternidade, qual era a grande esperança de Paulo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário