quinta-feira, 13 de abril de 2017

Boletim Informativo, 16 de abril de 2017

ELE REALMENTE ESTÁ VIVO!
Rev. Cleverson Gilvan


            Embora a discussão da ressurreição como um fato histórico tenha também sua importância bíblica, especialmente tendo em vista a preocupação de Paulo ao escrever aos coríntios, é, igualmente importante, a discussão da fé e da experiência pessoal de cada crente com a realidade da ressurreição.
            Isto é assim em função da inexpressão da fé de alguns, que a despeito de falaram sobre a realidade da ressurreição, vivem como se Cristo ainda estivesse morto. Para esses não há nenhuma expressão da vida de Cristo na sua conduta, nos seus pensamentos, nas suas expressões e o pior, na sua fé pessoal. Mas por que isso é assim?
            Fundamentalmente devemos lembrar que o pecado cauteriza nossa vida espiritual e compromete, portanto, nossa sensibilidade em relação as coisas do espírito. Assim, sem uma vida santa, vivemos à mercê de sentimentos e experiências frustrantes, que por sua frieza e escuridão, acabam nos distanciando ainda mais de Deus. E para estes só resta o coelhinho e os ovos de chocolate e mais nada.
            Então, páscoa é reunir a família, comer, ouvir esporadicamente alguns discursos sobre Jesus e só. E assim a mensagem do Cristo vivo vai se perdendo cada vez mais.
            Contudo, cremos e confessamos que toda a alegria, não só da pascoa, mas da celebração do nosso coração, está no fato de servirmos a um Cristo que vive e com o qual podemos ter uma experiência diária e pessoal. Alguém com quem conversamos em oração, celebrando nossa comunhão e nossa salvação. Alguém que é, de fato, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E que, embora tenha sido morto, sim, numa cruz, vive para Deus e para interceder pelos seus.
            Isto é pascoa! Não apenas uma menção da história da ressurreição, mas uma expressão viva do nosso relacionamento com aquele que realmente está vivo.
            FELIZ PÁSCOA!


Avisos

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O conselho da igreja convoca a Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana de Patrocínio para se reunir, extraordinariamente, para eleição ou reeleição de dois presbíteros e dois diáconos. Vencem os mandatos dos nossos irmãos Pb. Clésio Guimarães e Pb. Carlos Brasileiro e dos Dc. Jonathas Chagas e Dc. José Humberto. A reunião será no dia 28 de maio, às 19:30 horas, no templo da Igreja Central. Todas as congregações deverão se reunir na igreja Central.

Páscoa Cristã!
A nossa páscoa é celebrada não apenas uma vez por ano, mas todas as vezes que nos reunimos em volta da mesa do Senhor para termos comunhão com Ele.

Culto Especial
Hoje, damos graças a Deus por toda igreja reunida para celebrar a vitória do Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a morte. Ele venceu! Aleluia! Que a graça do Senhor Jesus seja sobre cada irmão, tanto da central como de nossas queridas congregações.

Culto da Noite
A noite teremos o culto normalmente nas congregações da Matinha, Manancial, Alto da Estação e Filadélfia.

Vem aí nossa Conferência Missionária
A Conferência Missionária deste ano será nos dias 20 e 21 de maio. Reserve esta data e participe com alegria!

Convite de Casamento
Registramos o recebimento do convite de casamentos dos irmãos Sérgio e Sabrina. A cerimônia será realizada no próximo sábado, dia 22 de abril, em nossa igreja. Que Deus abençoe os noivos.

Profissão de Fé e Batismo
Com alegria recebemos hoje novos irmãos em Profissão de Fé. São eles Eduarda, Maira, Pablo, Gabriel e Davis. Que Deus abençoe a vida de nossos irmãos e sua caminhada com Cristo.

Catecúmenos
Se você deseja fazer sua pública profissão de fé e batismo fale com o pastor ainda hoje.

Secretaria de Espiritualidade - SAF
Se alguém desejar culto, visita ou uma reunião de oração no seu lar, procure Ana Maria.

Ceia do Senhor
A partir do próximo mês as congregações não virão mais participar da celebração em conjunto da igreja Central. Voltaremos a celebração das ceias nas Congregações.


Aniversariantes
16/04
Mateus Henrique Barbosa Lima
Filadélfia
16/04
José Pedro silva Araújo
Central
17/04
Jadaías Sousa Santos
Manancial
17/04
Lídia Gonçalves de Menezes
Alto da Estação
18/04
Elis Regina Batista Pereira
Filadélfia
19/04
Eloina Mendes Pereira
Central
19/04
Zelia borges de Souza Silva
Filadélfia
19/04
Moisés José de Oliveira
Central
19/04
José de Arimateia Neves
Central
20/04
Fabiana de Souza Silva
Filadélfia
21/04
Clennier Faiety Ribeiro
Alto da Estação

Aniversário Cong. Alto da Estação
Convidamos toda Igreja para as programações alusivas ao aniversário da Congregação Alto da Estação no dia 30 de abril as 19:30h. Toda igreja está convidada a participar.



Fórum

Eleição de oficiais – Extraído e Adaptado

1Pedro 5:1-4

Dentro de pouco Domingos teremos que indicar irmãos idôneos. Devemos buscar a direção do Senhor, para que Ele nos mostre quem está escolhendo para o Presbiterato da nossa igreja. Por isso, considere as lições do texto de 1ªPedro. Este texto nos revela que o Presbítero deve ser um homem Consciente.

1- CONSCIENTE DA SUA IDENTIDADE

Primeiramente ao dar este mandato, Pedro o faz de maneira amorosa quando usa o termo “rogo”. Poderia haver dito “mando”, mas foi consciente que deveria ser amoroso ainda no momento de exercer a autoridade que o Senhor lhe confiou. O Presbítero deve ser amoroso.
Em segundo lugar, ele se humilha ao identificar-se com todos os presbíteros, dizendo que é um deles. Ainda que fosse apóstolo, Pedro é humilde ao tratar a todos os presbíteros como pessoas iguais a ele. O Presbítero deve ser humilde.
Em terceiro lugar, Pedro revela que ele foi testemunha ocular dos sofrimentos do Senhor. Ele presenciou o ministério e a morte do Senhor. Ainda que não sejamos testemunhas oculares, todos nós presbíteros devemos ser testemunhas do poder, do efeito e da salvação que vem pela obra de Cristo Jesus na cruz do Calvário.
Em quarto lugar, Pedro nos mostra que é consciente de que participará da glória que há de ser revelada. Desta maneira, aprendemos que o Presbítero deve ser um homem que anela a vinda do Senhor e entende que a sua glória não está nessa vida, mas no porvir.

2- CONSCIENTE DA SUA MISSÃO

No versículo 2 o texto nos diz que a missão do presbítero é pastorear. Essa palavra traz consigo três responsabilidades: A primeira delas é a preocupação de alimentar individualmente o rebanho com a Palavra. A segunda é que o presbítero deve cuidar das ovelhas e para isso tem que ser próximo delas e conhecê-las. Em terceiro, é que o presbítero tem que supervisionar o rebanho, significa que deve corrigir erros e dirigir o rebanho por caminhos retos.
Por isso um homem que tenha confusões doutrinárias não pode ser presbítero, pois não vai dar pasto e conselho sadio. Ele também deve ser um homem que é próximo e presente no meio do rebanho e se preocupar com o povo. Se você não enxerga essas características em um candidato, não vote nele.
É importante ressaltar que o apóstolo repete no versículo 2 que a responsabilidade do presbítero é pastorear o rebanho que há entre vós. O presbítero tem responsabilidade na igreja local, não precisa se preocupar do rebanho de outros, mas sim do rebanho local.

3- CONSCIENTE DE COMO NÃO PASTOREAR

Nos versos 2 e 3 o apóstolo ensina como não se deve pastorear.
Primeiramente, não se deve pastorear por constrangimento. A ideia do texto é que não deve ser um trabalho realizado à força, ou por mera obrigação, sem amor e espontaneidade.
Em segundo lugar, não se deve pastorear por sórdida ganância. Um homem que tem como prioridade se beneficiar financeiramente do cargo não deveria ser presbítero. Essa palavra no grego significa avidez por lucros ilegítimos. O presbiterato não tem o objetivo de trazer benefícios e riqueza pessoais, angariar fundos ou posição de destaque para o indivíduo.
Em terceiro lugar, o texto ensina que não se deve pastorear como dominador do rebanho. Essa palavra significa submeter o outro ao seu próprio senhorio. O Presbítero não é dono da igreja, ele não morreu na cruz para pagar os pecados dela.

4- CONSCIENTE DE COMO DEVE PASTOREAR

Depois de mostrar como não pastorear, o apóstolo Pedro ensina como os presbíteros devem pastorear.
Em primeiro lugar, ele deve pastorear espontaneamente. Isso significa de maneira voluntária, com boa disposição, com alegria, com doação de si mesmo para o ministério e para o rebanho.
Em segundo lugar, o texto diz que ele deve pastorear de boa vontade. Essa expressão no grego significa de prontidão, disposto, animado. Para ser presbítero de uma igreja cheia de vida, deve ser um presbítero cheio de vida.
Em terceiro lugar ele deve ser um modelo do rebanho. É um homem cuja vida, cujas palavras e cujo testemunho devem ser dignos de imitação. Deve ser um homem piedoso, fiel às Escrituras. Não pode ser birrento, nem encrenqueiro; tem que zelar pela doutrina da igreja, ser frequente nas atividades; deve ser bom marido, bom pai, bom filho, irmão abençoado; tem que ser um homem que ama a Jesus Cristo mais do que a si mesmo.

5- CONSCIENTE DE QUE EXISTE RECOMPENSA

A maior recompensa do presbítero fiel virá no dia em que o Rei dos pastores se manifestar em glória. O texto revela que cada presbítero receberá uma coroa de glória que jamais murchará. Pela graça de Jesus, além de receber a salvação eterna, o Senhor por sua bondade ainda nos recompensará por nosso trabalho.
Por isso o presbítero, sobretudo deve buscar agradar a Deus, pois a Cristo, o Senhor, é a quem estamos servindo.
Meus irmãos, que elejamos presbíteros que queiram servir ao Senhor e ao rebanho e não somente homens que pensam em si mesmos.
Se alguém nunca olhou para você e por ser candidato, agora está te cumprimentando, isso não é de Deus. Se alguém quiser fazer campanha, por favor, informe ao conselho, não aceitamos política mundana em nosso meio.
Acima de tudo, oremos para que Deus nos permita ter presbíteros escolhidos pelo Senhor, como os pastores que Deus nos promete dar na sua Palavra.

Receba o meu abraço,
Em Cristo,
Rev. Rosther Guimarães Lopes.
Igreja Presbiteriana Guará 2


ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Malaquias 2.1-9

O JUÍZO DE DEUS SOBRE A RELIGIOSIDADE VAZIA

            Deus está atento ao coração daqueles que o adoram. Por isso devemos teme-lo reconhecendo sua autoridade e seu direto sobre nós e também sobre o culto que devemos prestar ao seu Santo Nome.
            Diante dessa realidade, considere os ensinos do texto de Malaquias 2 como desafios para a sua vida espiritual.
            Então aplique este texto à sua vida espiritual.


1) O que Deus diz que fará se os sacerdotes não mudarem a sua atitude?

2) Como Deus trataria as ofertas deles?

3) O que o pecado dos sacerdotes promovia na vida espiritual do povo? vs. 8

4) Deus também promoveu o descrédito do ministério dos sacerdotes, conforme o verso 9. Como você vê isso hoje, diante do surgimento de tantos falsos profetas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário