sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Boletim Informativo, 30 de outubro de 2016

AINDA HÁ MOTIVOS PARA COMEMORAR A REFORMA?

Alderi Souza de Matos

            Por várias razões, é bastante reduzido, em termos proporcionais, o número de protestantes que valorizam e celebram a Reforma do século 16. Os pentecostais e neopentecostais, tendo surgido tardiamente e rompido com as Igrejas Históricas em diversos aspectos importantes, sentem pouca ou nenhuma afinidade com a obra dos reformadores. Muitos batistas, quer por se considerarem diferentes das demais igrejas evangélicas, quer por verem as raízes do seu movimento em épocas anteriores ao século 16, também não se identificam com a Reforma Protestante. Os metodistas mantiveram certos aspectos da herança protestante original, mas também produziram alterações significativas na mesma, como argumenta corretamente o historiador Mark Noll em sua obra Momentos Decisivos na História do Cristianismo (Cultura Cristã, 2000).
            Restam os quatro grupos iniciais da Reforma do século 16: luteranos, calvinistas, anabatistas e anglicanos. Os anabatistas, representados mormente pelos menonitas, pretenderam ser os “Reformadores da Reforma”, visto entenderem que os primeiros líderes não foram longe o bastante na sua ruptura com o catolicismo medieval. A comunidade anglicana, em virtude do seu caráter misto protestante-católico, também hesita em assumir entusiasticamente os seus laços com a Reforma. Desse modo, são especialmente os luteranos e os calvinistas que continuam a celebrar com maior ênfase o evento de 31 de outubro de 1517 e suas vastas conseqüências. Aliás, historicamente os presbiterianos têm uma razão adicional para comemorar a Reforma, uma vez que os protestantes suíços ligados a Zuínglio e Calvino receberam desde o início a designação específica de “reformados”.
            Infelizmente, nestes tempos pós-modernos, muitos presbiterianos têm nutrido dúvidas e ambigüidades quanto à identidade reformada. Há alguns anos, surgiu entre nós o slogan historicamente insustentável e teologicamente contraditório Fides reformata et semper reformanda est, ou seja, “a fé é reformada e está sempre se reformando”. Os reformadores jamais concordariam com isso. A Igreja é que é passível de reforma (“Ecclesia reformata sed semper reformanda”), mas não a fé, as convicções básicas cristãs e reformadas, as verdades inegociáveis de “sola Scriptura”, “sola gratia”, “solo Christo”, “sola fides” e muitas outras, com suas profundas implicações. Comemorar a Reforma não é uma questão de saudosismo ou apego à tradição, mas significa reafirmar os fundamentos bíblicos redescobertos e confessados pelos reformadores, sem os quais ficaremos à deriva no mar de incertezas que caracteriza a presente era.

Avisos

Programação Especial na Escola Dominical – 499 Anos da Reforma Protestante
Amanhã celebramos os 499 anos da Reforma Protestante do Século XVI. No dia 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero fixou suas 95 teses na Catedral de Wittenberg – Alemanha, contra os desvios doutrinários da igreja Romana. Louvamos a Deus por este grande despertamento espiritual e conclamamos a igreja a oração para que ela nunca se afaste das Escrituras Sagradas. O mensageiro nesta manhã será o Rev. José João.

Falecimento da irmã Dalcy Araújo
Registramos com pesar, mas com toda esperança dos que crêem em Cristo, o falecimento da nossa irmã Dalcy Araújo. Nossa irmã congregava atualmente na nossa Congregação Filadélfia e agora congrega na igreja dos justos aperfeiçoados, na presença do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A todos os familiares nossas orações para que o Senhor os conforte.

Atenção Sociedades Internas
Lembramos as diretorias eleitas que no dia 12 de novembro teremos nossa reunião de planejamento para 2017. Reservem suas principais datas de programações e gastos estimados para elaboração de orçamento. Lembramos as sociedades que as programações acertadas no dia 12 terão prioridade no calendário da igreja.

MÃOS E CORAÇÃO
No próximo final de semana teremos nosso mãos e coração. Um evento de nível nacional acontecendo bem pertinho de você.
Mãos e coração é um treinamento para irmãos que amam falar de Jesus para as crianças. Por isso convidamos a todos os irmãos para participarem. Faça sua inscrição na secretaria da igreja. O investimento é de R$ 40,00.

Estudo Bíblico em Novembro
Durante o mês de novembro os estudos bíblicos na Central serão de responsabilidade do Rev. Everton. Participe com alegria!

Reunião de Oração
Venha participar nesta terça-feira de nossa reunião de oração especial. Contamos com a presença de todos os irmãos.

Aniversariantes
30/10
Francisco Farias da Silva
Filadélfia
8866-8885
31/10
Nely Raquel


31/10
Aparecida Morais


31/10
Cleusa Pereira da Silva
Central

01/11
Odete
Manancial

01/11
Ludmila Borges dos Reis
Central
3517-1021
01/11
Suely de Paula

3832-5382
02/11
Maria Zaina da Costa Horácio
Filadélfia
8805-0930
03/11
Moisés Lucas dos Santos
Alto da Estação
9285-8422
03/11
Sergio Fernandes de Oliveira
Filadélfia
8830-7444
04/11
Sebastião Alves da silva
Alto da Estação

04/11
Ana Maria Cortes Rodrigues
Filadélfia
8855-6779


SAF em Revista
Agradecemos as amadas irmãs que assinaram a saf em revista neste ano. Agora já é hora de renovar para 2017, no valor de R$ 24,00 a assinatura anual. com Ana Maria.



MARIDOS SOLITÁRIOS, ESPOSAS SOLITÁRIAS
Augustus Nicodemus


O isolamento de outras pessoas nem sempre é ruim. O próprio Jesus tinha o hábito de isolar-se regularmente das multidões e ficar a sós com Deus, depois de um dia de trabalho em meio às multidões. Nessas ocasiões, ele orava e renovava suas forças.

Mas, existe uma solidão maléfica, característica da sociedade em que vivemos. As pessoas podem viver numa mesma casa com muitas outras e ainda assim viver isoladas delas. Já que fomos criados como seres sociais, viver em isolamento geralmente provoca tristeza, depressão, angústia e, em casos extremos, o suicídio.

O isolamento acontece mesmo entre pessoas tão íntimas como marido e mulher. Diversas forças ativas na sociedade moderna estão separando marido e mulher cada vez mais para longe um do outro, em vez de produzir intimidade e mutualidade:

1) Numa sociedade tão complexa como a em que vivemos, experiências diferentes e sistemas de valores diferentes separam os casais. Antigamente, as pessoas nasciam e cresciam juntas num mesmo lugar. Hoje, elas vêm de passados completamente diferentes.

2) A sociedade moderna tem passado a idéia de que o casamento é um relacionamento na base de 50/50. Isso é, cada um dá um pouco de si. Mas isso não funciona, na verdade. O padrão cristão é 100/100. No casamento, temos de nos dar inteiramente.

3) O egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora. Uma ilusão bastante comum é que marido e mulher podem obter sucesso independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom. Na prática, quase nunca isso dá certo.

4) Outro fator de isolacionismo são problemas não superados. Os pesquisadores mostram que cerca de 70% dos casais que passam por experiências traumáticas - como perder um filho num acidente, ou ter um filho gravemente deficiente - se separam ou se divorciam.

5) A mídia tem popularizado a idéia de que aventuras extra-maritais é algo normal. O fato é que, não somente o adultério consumado, mas o adultério emocional - uma amizade muito íntima com alguém do sexo oposto - provoca o isolamento dos cônjuges.

6) A pressão contínua do estilo de vida acelerado em que vivemos contribui para que cada vez mais vivamos estilos de vida separados uns dos outros.

7) Outro fator é a dependência cada vez maior das mídias sociais. Marido e mulher podem estar sentados na mesma mesa, sentados no mesmo sofá ou deitados na mesma cama, mas cada um está checando seus e-mails, Facebook, Twitter, Google+ ou outros aplicativos sociais. Estão juntos apenas fisicamente. Membros de uma família podem estar juntos na mesma sala e estar perfeitamente isolados uns dos outros. À medida em que nos enfiamos em nossos casulos virtuais, mais e mais nos desconectamos uns dos outros.

O isolamento é uma ameaça séria mesmo para casais cristãos. Estes cristãos precisam perceber que se não tomarem as providências necessárias e se não tratarem dessa ameaça juntos, acabarão por viver isolados uns dos outros, mesmo debaixo do mesmo teto. Muitos casais casados têm sexo, mas não amor. O erro típico que muitos casais cometem é não antecipar que problemas desse tipo podem ocorrer com eles. E quando os problemas surgem, são apanhados desprevenidos.

Vivemos num mundo cheio de problemas. A tentação de muitos, debaixo de pressão, é isolar-se, hibernar como um urso em sua caverna no inverno. Embora essa pareça uma alternativa atraente, é somente com o apoio de amigos que poderemos suportar as misérias desta vida.

O que podemos fazer, como cristãos, para vencer o isolamento? Aqui vão algumas dicas:

1) Busque maior intimidade com Deus, pela leitura da Bíblia e pela oração diária. Quando nos aproximamos de Deus, podemos melhor nos aproximar dos outros.

2) Planeje gastar tempo com seu cônjuge fazendo coisas que ambos apreciam.

3) As vezes o isolamento foi causado por uma atitude errada sua, com a qual o seu cônjuge ofendeu-se ou magoou-se. É preciso pedir perdão e buscar a reconciliação.

4) Às vezes quando a situação já se tornou muito complicada e difícil, é preciso vencer o orgulho e procurar ajuda.

Não permita que o isolamento acabe a alegria do seu casamento. Casados também podem ser felizes juntos!



ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Baseado na mensagem do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto – 1 Tm. 1.18-20 – O Bom combate

            Paulo disse que Jesus veio ao mundo para salvar pecadores e esta é a mensagem que devemos proclamar a todo o mundo.
            Certamente, uma das razões pelas quais devemos proclamar esta mensagem é o perigo que a negligência da mesma pode promover no seio da igreja. Vivemos num tempo difícil onde muitos têm se apostatado da fé.
            Por isso medite nesse texto e pensa na graça do Senhor que veio sobre nós e que devemos levar sobre outros.

1) Paulo havia lembrado a Timóteo a excelência da mensagem do evangelho que havia alcançado e transformado sua vida. Agora ele lembra que essa comissão, de pregar a Palavra, era também de Timóteo. Assim, que exortação ele dá a Timóteo?

2) O bom combate do crente é a pregação do evangelho. Você está envolvido nessa luta? Como?

3) O que aconteceu com os que rejeitaram essa mensagem?

4) O que Paulo fez com eles?

5) Existe algum perigo disto acontecer em nossos dias? O que podemos fazer para evitar?

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Boletim Informativo, 16 de outubro de 2016

Afinal, o Que é Orar?

Augustus Nicodemus Lopes

            Orar a Deus deveria ser uma coisa simples. Todavia, poucos assuntos precisam de mais esclarecimentos do que a oração. Há muitos conceitos errados sobre a oração por causa do misticismo e da superstição que acometem o ser humano (não somente os brasileiros), por falta de mais conhecimento bíblico sobre o assunto e por causa de ideias equivocadas que as pessoas têm sobre Deus. Seguem alguns pontos sobre oração que penso que são fundamentais e também relevantes para nós hoje. Estou pressupondo o básico: quem vai orar acredita que Deus existe e que Ele recompensa os que o buscam (Hb 11.1-2 e 6).


1 – Orar é basicamente apresentar a Deus, mediante Jesus Cristo e com a ajuda do Espírito Santo, nossos desejos, necessidades, confissão de pecados, intercessões, agradecimentos. A razão é que somente o Deus Triúno conhece nossos corações, é capaz de atender os pedidos e o único que pode perdoar pecados. Portanto, não há qualquer fundamento bíblico para dirigirmos nossas orações a quaisquer criaturas, vivas ou mortas, mas somente ao Deus Triúno (2 Sm 22:32; 1Rs 8:39; Is 42:8; Sl 65:1-4;145:16,19; Mq 7:18-20; Mt 4:10; Lc 4:8; Jo 14:1; At 1:24; Rm 8:26-27; Jo 14:14 e dezenas de outros textos que falam de nos dirigirmos a Deus).

2 – O Novo Testamento nos ensina que devemos orar a Deus em nome de Jesus Cristo. A razão é que o pecado nos afastou de Deus e não podemos nos aproximar dele por nossos próprios méritos. Jesus Cristo é o único, na terra e no céu, que foi constituído pelo próprio Deus como mediador entre ele e os homens. Não há qualquer base bíblica para se chegar a Deus em oração pela mediação de qualquer outro nome. A Bíblia nos ensina que “não há outro nome dado aos homens” (At 4:12) e que “há somente um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo” (1Tim 2:5). (Ver ainda Jo 14:6; Ef 3:12; Cl 3:17;Hb 7:25-27;13:15).

3 – Orar em nome de Jesus é nos achegarmos a Deus confiados nos méritos de Jesus Cristo e no perdão de pecados que ele nos conseguiu por meio de sua morte na cruz. É pedir a Deus com base nos merecimentos de Cristo e não nos nossos. É renunciar a toda justiça própria e chegarmos esvaziados de nós mesmos diante de Deus, nada tendo para oferecer em nosso favor a não ser a obra daquele que morreu e ressuscitou por nós. Onde não houver esta disposição e atitude, invocar o nome de Jesus é vão. O nome de Jesus não é um talismã ou uma palavra mágica, ou a senha para desbloquear as bênçãos de Deus. Não funciona nos lábios daqueles que ainda confiam em si mesmos e na sua própria justiça, ainda que repitam este Nome dezenas de vezes em oração (Mt 6:7-8; 7:21; Lc 6:46-49; Jo 14:13,14; At 19:13-16; 1Jo 5:13-15; Hb 4:14-16).

4 – Embora possamos pedir a Deus qualquer coisa que desejarmos, todavia, só deveríamos orar por aquelas que trazem a maior glória de Deus, que promovem o crescimento do Reino de Deus neste mundo e que são para nosso bem, sustento, proteção, alegria, bem como de nosso próximo. Foi isto que Jesus nos ensinou a pedir na oração do “Pai Nosso” (Mt 6:9-13), além de outras coisas afins (Lc 9:11-13). Assim, é tentar a Deus orarmos por coisas ilícitas e pedir coisas que Ele declara, na Bíblia, serem contra a sua vontade (Tg 4:1-3; Mt 20:20-28).


5 – Em nossas orações, deveríamos nos lembrar de orar por outras pessoas. A Bíblia nos ensina a pedir a Deus pelos irmãos em Cristo, pela Igreja de Cristo em todo o mundo, pelos governantes, por nossos familiares e pessoas de todas as classes, inclusive pelos nossos inimigos. Todavia, não há qualquer base bíblica para orarmos pelos que já morreram ou oferecer petições em favor dos mortos (Gn 32:11; 2Sm 7:29; Sl 28:9; Mt 5:44; Jo 17:9 e 20; Ef 6:18; 1Tm 2:1-2; 2Ts 1:11; 3:1; Cl 4:3).

6 – Deus nos encoraja a trazer diante dele as nossas petições. Todavia, ainda que a eficácia de nossas orações dependa exclusivamente dos méritos de Cristo, Deus nos ensina em sua Palavra que há determinadas atitudes nos que oram que fazem com que ele não atenda estas orações, como brigas entre irmãos, mundanismo e egoísmo, tratar mal a esposa, pecados ocultos, incredulidade e dúvidas, falta de perdão a quem nos ofende, hipocrisia, vãs repetições, entre outras coisas (Mt 5:23-24; Tg 4:1-3; 1Pe 3:7; Sl 66:18; Pv 28:13; Is 59:1-2; Tg 1:6-7; Mt 6:14-15; Mt 6:5; Mt 6:7-8). Por outro lado, se nossas orações são respondidas, isto não se deve à nossa santidade, mas à graça de Deus mediante Jesus Cristo, que nos habilita a viver de forma agradável a ele (1Jo 3:21-22), e ao fato de que as orações, por esta mesma graça, foram feitas de acordo com a vontade de Deus (1Jo 5:14).

7 – Deus requer fé da parte dos que oram (Hb 3:12; 11:6; Jer 29:12-14; Tg 1:5-8; 5:15). Esta fé é uma simples confiança de que Deus existe, que ele nos aceitou plenamente em Cristo e que é poderoso para nos dar aquilo que pedimos, ou então, nos dar muito mais do que imaginamos (Hb 4:14-16). Orar com fé é trazer diante de Deus nossas necessidades e descansar nele, confiantes que ele responderá de acordo com o que for melhor para nós (1Jo 5:14-15). Orar com fé não significa determinar a Deus que cumpra nossos pedidos, ou decretar, como se a oração tivesse um poder próprio, que estes pedidos aconteçam. Orações não geram realidades espirituais e nem engravidam a história. É Deus quem ouve as orações e é Ele quem decide se vai respondê-las ou não, e isto de acordo com sua vontade e propósito de sempre nos fazer bem.

Se houvesse mais oração verdadeira a Deus por parte dos que professam conhecê-lo mediante Jesus Cristo, quem sabe veríamos aquele avivamento e reforma espirituais que tanto desejamos para nossa pátria?
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cron 7:14).


Avisos

Reunião de Oração
Na próxima terça-feira nossa reunião de oração será dirigida pelas crianças da nossa UCP. Apóie o trabalho de nossas crianças e participe de nossa reunião de oração.

Estudos Bíblicos
Será que precisamos de uma nova Reforma, como a de Martinho Lutero em 1517? Temos estudo sob o cap. 1 do livro de Isaías durante o mês de outubro. Todos os nossos irmãos são convidados a participarem. Os estudos bíblicos nesse mês estão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson Moreira.


Resoluções do Conselho – Evangelista Congregação da Matinha
Nosso irmão Pedro Chaves, ibelino que se forma esse ano em nosso Instituto Bíblico, será nosso evangelista na Congregação da Matinha no ano de 2017. Desde já oramos pelo nosso irmão e agradecemos a Deus por sua vida e ministério entre nós.

Reformas da Igreja Central
Esse ano boa parte dos recursos disponíveis da igreja foram dirigidos às reformas da Congregação da Matinha, contudo, ainda temos outras reformas, em outros lugares que precisam ser feitas. Alguns irmãos já tem ofertado para a conclusão das reformas da Igreja Central, mas ainda não temos todos os recursos. Ore a Deus e considere a possibilidade de ofertar para a conclusão de nossas reformas (banheiros adaptados, biblioteca, videoteca, dispensa e salas de educação cristã).

Agenda da SAF


08-10 Sábado as 19:00hs Culto bebe Victor Emanuel Maribel (Levar um prato de Salgado)
14-10 Sexta-feira as 19:30hs Culto na casa do Mauri Rates
16-10 Domingo as 19:30hs Comemorar Aniversario do Pastor Cleverson Moreira
17-10 Segunda-feira as 19:30hs. Eleição da SAF
19-10 quarta-feira as 15:00hs Visita a Helena Carvalho
21-10 Sexta-feira as 19:30hs Culto bebe Rodrigo Janaína Reis
22 e 23-10 Aniversario Congregação Filadélfia as 19:30hs
24-10 Segunda-feira Departamental Aparecida Morais as 19:30hs
26-10 quarta-feira visita ao Pastor Cleverson Moreira as 15:00hs
28-10 Sexta-feira Visita a Jose João de Paula e Suely de Paula as 19:30hs
29-10 Sábado Culto em Ações de Graça pela vida do Pastor Luiz Viana as 19:30hs
31-10 Visita a Cleusa Pereira as 19:30hs
OBS: 17-10 Segunda-feira as 19:30hs Eleição da SAF

Aniversariantes
16/10
Adelia Gomes Caixeta
Filadélfia
9123-4343
17/10
Manuel Marques Palmeira
Alto da Estação

17/10
Jesulina Moreira Rebordões
Matinha
8818-8185
18/10
Ariovaldo Garcia Rosa
Central
8851-8474
18/10
Clara Silva de Oliveira
Filadélfia
3831-310
18/10
Maria Helena Carvalho (Leninha)
Alto da Estação
8822-8796
19/10
Pedro Ribeiro
Central

19/10
Abadia América dos Reis oliveira
Filadélfia
3832-7144
21/10
Célio de Sousa Santos
Manancial

21/10
Israel Machado de Oliveira
Alto da Estação
8853-6748
22/10
Livia Patricia Barbosa
Filadélfia
8829-9528
22/10
Valdirene França




SAF em Revista
Agradecemos as amadas irmãs que assinaram a saf em revista neste ano. Agora já é hora de renovar para 2017, no valor de R$ 24,00 a assinatura anual. o pagamento é até 29/10 com Ana Maria.

Culto do bebê
- Dia 21/10 as 19:00h, culto do bebê RODRIGO, FILHO DOS NOSSOS IRMÃOS Daniel E Janaina. O ENDEREÇO É RUA DR. VICENTE SOARES, 432 – SÃO CRISTÓVÃO.

Intercessão:
- Unias, tio do Fernando Meirelles (já está em casa)

Mãos e Coração
Você já fez sua inscrição para o nosso IV Mãos e Coração? Procure o mais rápido possível nossa secretaria e garanta a sua vaga.
Investimento R$ 40,00.




FÓRUM

POR QUE PRECISAMOS DA BÍBLIA?
Hermisten Maia

A necessidade primária para o registro da Bíblia, foi o pecado do homem. No Éden só havia um livro: o livro da natureza; todavia, com o pecado humano, a natureza também sofreu as consequências, ficando obscurecida, perdendo parte da sua eloquência primeva em apontar para o seu Criador (Gn 3.17-19)1 e, como parte do castigo pelo pecado, o homem perdeu o discernimento espiritual para poder ver a glória de Deus manifesta na criação (Sl 19.1; Rm 1.18-23). A Revelação Geral que fora adequada para as necessidades do homem no Éden – embora saibamos que ali também se deu a Revelação Especial (Gn 2.15-17,19,22; 3.8ss) –, tornou-se, agora, incompleta e ineficiente2 para conduzir o homem a um relacionamento pessoal e consciente com Deus.3 A observação de Calvino, parece-nos importante aqui: “Lembremo-nos de que nossa ruína se deve imputar à depravação de nossa natureza, não à natureza em si, em sua condição original, para que não lhe lancemos a acusação contra o próprio Deus, autor dessa natureza.”4

Através da História Deus separou e preparou homens para que registrassem de forma exata e infalível os seus desígnios, sendo a Palavra de Deus escrita, dentre outras coisas, “o corretivo às idéias disformes que pode dar-nos a natureza em seu estado caído.”5

Desta forma, a Bíblia tem um caráter instrumental e temporário, embora que os seus efeitos e as suas verdades sejam eternos. O que estamos querendo dizer, é que na eternidade não haverá mais a Bíblia; apenas teremos a visão ampla e experimental daquilo para o qual ela apontava: A vitória do Cordeiro!

Necessidade Consequente:

Como consequência lógica do argumento anterior, podemos observar que a Bíblia foi escrita para registrar de forma cabal e inerrante a vontade de Deus referente ao aqui e agora e ao lá e depois, evitando assim, os desvios naturais, fruto do pecado humano. Por isso, só se considera adequada a revelação de Deus contida na Bíblia; somente através das Escrituras, o homem pode ter um conhecimento de Deus livre de superstições.

Calvino compreendendo bem este fato, escreveu:

Com efeito, se refletimos quão acentuada é a tendência da mente humana para com o esquecimento de Deus, quão grande a proclividade para com toda sorte de erro, quão pronunciado o gosto de a cada instante forjar novas e fantasiosas religiões, poder-se-á perceber quão necessária haja sido tal autenticação escrita da celeste doutrina, para que não deperecesse pelo olvido, ou se dissipasse pelo erro, ou fosse da petulância dos homens corrompida.6

A Bíblia como Palavra inspirada e inerrante de Deus, dá ao homem a resposta adequada às necessidades espirituais de que tanto carece, apontando para Jesus Cristo (Jo 5.39) e para o poder de Deus. Nas Escrituras encontramos a esperança da vida preparada, realizada e consumada pelo Deus Triúno (Rm 15.4; 1Jo 5.13). A Bíblia não foi registrada apenas para o nosso deleite espiritual; mas para que cumpramos os seus preceitos, dados pelo próprio Deus (Dt 29.29; Js 1.8; 2Tm 3.15,16; Tg 1.22); a Bíblia também não nos foi dada para satisfazer a nossa curiosidade pecaminosa (Dt 29.29), que em geral ocasiona especulações esdrúxulas e facções;7 Ela foi-nos concedida para que conheçamos o seu Autor e, o conhecendo o adoremos e, o adorando, mais o conheçamos (Os 6.3; 2Pe 3.18).8 A Bíblia foi-nos confiada a fim de que, mediante a iluminação do Espírito Santo,9 sejamos conduzidos a Jesus Cristo (Jo 5.39; Lc 24.27,44), sendo Ele mesmo Quem nos leva ao Pai (Jo 14.6-15; 1Tm 2.5; 1Pe 3.18) e nos dá vida abundante (Jo 10.10; Cl 3.4). Por isso, “ao estudarmos Deus, devemos procurar ser conduzidos a Ele. A revelação nos foi dada com esse propósito e devemos usá-la com essa finalidade”.10



ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Abaixo listamos um pequeno artigo com diretrizes para o culto doméstico. Avalie e ore ao Senhor pela vida devocional de sua casa.

Pastor Dener Maia

Você faz culto doméstico na sua casa? Não? Então está na hora. Comece hoje mesmo, principalmente se você tem filhos. Você não pode delegar ao professor da Escola Bíblica Dominical a responsabilidade de passar para os seus filhos os valores e fundamentos da fé cristã. Não dependa de outros... você é o professor. Se você não sabe por onde começar, segue uma sugestão de temas que lhe darão uma ajuda. Toda criança a partir da idade pré-escolar precisa aprender com seus pais essas idéias a respeito de Deus e da sua palavra. Então, mãos à obra.

12 Idéias de Deus


1 - Deus fez todas as coisas 
(Gn. 1.1,21,27; 2.4; 5.1; Ml. 2.10a)

2 - Obedeça a voz de Deus
(Dt. 15.5; 1Rs 19.13; Sl. 46.10; Is. 28.23; Jo. 10.3)

3 - Escolha o caminho de Deus
(2 Sm. 22.31; Jó 23.11, Sl. 37.23, Pv. 10.29a)

4 - Ame a Deus de todo o coração
(Dt. 6.5; Mt. 22.37; Lc. 10.27, Rm. 10.9, 1Jo. 4.7-21)

5 - Ame aos outros e a si mesmo
(Mc. 12.31; Jo. 13.34; 15.12,17; Rm. 13.8; 1Jo. 3.23; 4.7-12)

6 - O presente de amor de Deus para mim é Jesus
(Jo. 3.16; At. 11.17; Rm. 5.17; 6.23)

7 - Confiando totalmente em Jesus
(Jo. 14.1-2; Rm. 10.9; At. 8.37; 16.31; 1Jo. 3.23)

8 - Peça perdão a Deus e perdoe os outros
(Mat. 6.14; Mc. 11.25-26; Lc. 17.1-4; 1Jo.1.9)

9 - O Espírito de Deus habita em mim
(1Co.3.16; Lc. 11.13; 1Co. 6.19; 2Tm. 1.14)

10 - Eu pertenço a Jesus
( Mc. 9.41; 1Co. 3.23; 2Co. 10.7, Gl. 3.29; 5.24)

11 - Fazendo o que Jesus diz para fazer
(Jo. 15.14; 13.34; 15.9-17; 21.15-17, 1Jo. 4.7-11)

12 - Jesus está sempre comigo
(Mat. 28.20; Dt. 31.6; Hb.13.5)


sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Boletim Informativo, 9 de outubro de 2016


Rev. Elben César

            Esta semana o presbiterianismo brasileiro sentiu a morte do Rev. Elben César, diretor e fundador da Revista Ultimato. Homem simples e inspirador, servo temente a Deus e muito atencioso. Agradecemos a Deus por sua vida e ministério e oramos por seus familiares. Na primeira página do nosso boletim dominical registramos um de seus poemas.

A MORTE DA MORTE

Na calada da noite
Enquanto todos dormem
A morte chega bem perto
Põe uma escada e
Sobe pelas janelas do palácio

Lá dentro, de capa preta
A morte entra no quarto das meninas
E mata Débora, Maria e Joana
Entra no quarto dos meninos
E enfia a espada no peito de Carlos e João

Com as mãos ensopadas de sangue
A morte entra no quarto do casal
E corta a cabeça de Ana e Mário
O sangue escorre da cama
Então a morte vai embora

Mais na frente
Há um bando de crianças pobres
Dormindo debaixo da ponte
E a morte com a foice na mão
Mata todas as vinte

Alguns passos mais adiante
A morte vê um grupo alegre
São rapazes e moças que voltam
Depois de uma festa muito animada
E mata todos os trinta

Enquanto todos choram
A morte vai para casa
Desce até o abismo dos mortos
Onde todos estão pegados no sono
A morte estende o lençol e dorme

A morte sonha os sonhos de toda noite
Sangue por toda parte
Corpos de crianças e jovens
Corpos de adultos e velhos
Em toda a extensão da terra

Na manhã seguinte bem cedo
A morte pega a foice
E sai outra vez
Para o mundo dos vivos
Ela caminha e canta:

“Eu sou o rei dos terrores
Com o lábio inferior eu toco a terra
Com o lábio superior eu toco o céu
Minha boca está sempre escancarada
Para engolir todos os vivos”

A morte finge não saber
Que ela não reina sozinha
Se há um rei dos terrores
Há também um Rei da glória
Se há uma foice, há também um cetro

A morte não quer ouvir
Mas chega até ela a voz do Rei da glória
“Eu sou o criador da vida
Eu sou a vida
E também a ressurreição”

“Eu trago de volta da terra o corpo
Eu trago de volta do céu o espírito
Eu coloco um ao lado do outro
Eu sopro sobre eles o meu ânimo
E eles voltam a viver!”

“Tudo está espatifado
Mas eu reacendo a lamparina apagada
Mas eu concerto a corrente quebrada
Mas eu renovo o vaso de barro partido
Mas eu emendo a corda do poço rompida”

“Eu não sou Deus de mortos,
Eu sou Deus de vivos!
O Deus de Débora, Maria e Joana
O Deus de Carlos e João
O Deus de Ana e Mário!”

A morte vai ser vencida
A morte vai morrer
A morte vai acabar
A morte será lançada no lago de fogo
Para sempre, sim, para sempre!

O abismo dos mortos dará os seus mortos
A terra dará os seus mortos
O mar dará os seus mortos
Os necrotérios darão os seus mortos
As necrópoles darão os seus mortos

Todos os exércitos dos céus
Todos os mortos ressuscitados
Todos os vivos glorificados
Todos os salvos e não salvos
Darão sepultura à morte

O cortejo fúnebre da morte será...
O mais comprido
O mais musical
O mais alegre
O mais demorado

Então um homem simples
À vista de todo o mundo
Pergunta à morte:
“Onde está, ó morte, a sua vitória?
Onde está, ó morte, o seu aguilhão?”

Avisos

Projeto Ana
Na próxima terça-feira teremos nossa reunião de oração do projeto Ana – Mães de joelho, filhos de pé. Esta tem sido uma ótima oportunidade de intercessão por nossas famílias. Nossa reunião começa às 19:30 horas para toda a igreja.

Eleições Municipais
A partir de agora conclamamos todos os irmãos a oração pelas autoridades eleitas para governarem nosso município. Que Deus ilumine o novo prefeito Deiró, seu vice Prefeito Gustavo Brasileiro e, especialmente nosso irmão Dr. Ari, membro de nossa igreja em mais um mandato na câmara. Oramos igualmente por todos os demais!

Estudos Bíblicos
Este ano comemoramos os 499 anos da Reforma Protestante. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou suas 95 teses na Catedral de Wittenberg, na Alemanha, propondo uma séria discussão de vários postulados católicos. Estaríamos precisando de uma nova reforma? Venha estudar esse tema a partir do livro de Isaías. Nesse mês de outubro os estudos estão sob a direção do Rev. Cleverson Gilvan.

Celebração da Ceia na Matinha
Hoje pela manhã haverá celebração da Ceia do Senhor na Congregação do Manancial ministrada pelo Rev. Cleverson.

Sociedades Internas
Algumas sociedades internas já realizaram suas eleições. Lembramos que o mês de outubro deve ser usado pelas novas diretorias para a elaboração do planejamento 2017. Lembramos que as programações pré-agendadas terão prioridade no calendário de atividades da igreja.

Agenda de Outubro da SAF Central
08-10 Sábado as 19:00hs Culto bebe Victor Emanuel Maribel (Levar um prato de Salgado)
14-10 Sexta-feira as 19:30hs Culto na casa do Mauri Rates
16-10 Domingo as 19:30hs Comemorar Aniversario do Pastor Cleverson Moreira
17-10 Segunda-feira as 19:30hs. Eleição da SAF
19-10 quarta-feira as 15:00hs Visita a Helena Carvalho
21-10 Sexta-feira as 19:30hs Culto bebe Rodrigo Janaína Reis
22 e 23-10 Aniversario Congregação Filadélfia as 19:30hs
24-10 Segunda-feira Departamental Aparecida Morais as 19:30hs
26-10 quarta-feira visita ao Pastor Cleverson Moreira as 15:00hs
28-10 Sexta-feira Visita a Jose João de Paula e Suely de Paula as 19:30hs
29-10 Sábado Culto em Ações de Graça pela vida do Pastor Luiz Viana as 19:30hs
31-10 Visita a Cleusa Pereira as 19:30hs
OBS: 17-10 Segunda-feira as 19:30hs Eleição da SAF

  
Aniversariantes
09/10
Cristiano Machado de Oliveira
Alto da Estação
8853-6748
10/10
Mardoqueu  Pereira Araújo
Filadélfia
3832-4354
11/10
Maria da Gloria Machado
Central

11/10
Simão Martins Chagas
Filadélfia
8811-5237
12/10
Mariana de Jesus
Matinha

13/10
Eleni Pereira


14/10
Eli Antônio da Silva
Matinha
3832-0692


SAF em Revista
Agradecemos as amadas irmãs que assinaram a saf em revista neste ano. Agora já é hora de renovar para 2017, no valor de R$ 24,00 a assinatura anual. o pagamento é até 29/10 com Ana Maria.

atenção professores – central e congregações
Solicitamos aos irmãos que deram aulas no 3º trimestre para as classes do maternal ao intermediário, a gentileza de devolver para secretaria da igreja os kits que foram usados. esse material é arquivado para ser novamente utilizado em outras ocasiões.

Culto do bebê
- Dia 21/10 as 19:00h, culto do bebê RODRIGO, FILHO DOS NOSSOS IRMÃOS dANIEL E jANAINA. O ENDEREÇO É RUA DR. VICENTE SOARES, 432 – SÃO CRISTÓVÃO.




Estudo Dirigido para Grupos Familiares

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

1 Timóteo 1.12-17 – A graça e sua eficácia na experiência do apóstolo Paulo

            A maneira como o evangelho impactou a vida do apóstolo Paulo nos motiva tremendamente. Afinal de contas, o mesmo Deus continua operando em nossas vidas até o dia de hoje.
            Buscamos uma experiência de vida com Cristo tão profunda como aquela que marcou a vida de homens como Paulo. De tal modo que possamos viver para ele integralmente durante todos os momentos da nossa existência.
            Que essa mensagem seja um referencial para a sua vida com Jesus.

1) Por que Paulo se considerava tão grato a Deus por seu ministério?

2) Traçando um paralelo entre a vida de Paulo e a sua, a que conclusões você pode chegar?

3) Segundo Paulo por que devemos aceitar a Palavra toda?

4) Paulo ensina que a sua vida ilustra a graça do evangelho. Você já pode perceber essa mesma graça na sua vida? Como? O seu testemunho pode fazer diferença na vida de alguém, lembre-se disso!


FORUM
Nós esperamos, Ele trabalha
John Piper

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu,
nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. (Isaias 64:4)

                Uma das poucas coisas que mais me trazem alegria é conhecer a verdade de que Deus ama revelar sua divindade ao trabalhar por mim, e que este trabalhar por mim é sempre antes, durante e em qualquer obra que eu faça por Ele.

                Em princípio, isto pode parecer meio arrogante, e um menosprezo a Deus, dizer que Ele trabalha por nós. Mas, isto seria por conta da conotação sendo eu um empregador e Deus precisando de um emprego. No entanto, este não é o sentido, quando a Bíblia fala sobre Deus trabalhando por nós, como neste texto do profeta Isaias. 

                O sentido mais correto seria dizer que eu, um completo arruinado, sendo e estando carente, totalmente, de ajuda. Eu sendo fraco e precisando de alguém com grande força. Eu estando em grande perigo e precisando de um protetor. Eu sendo um tolo e precisando de alguém sábio. Eu perdido, desprovido de um Salvador.

                Deus trabalha por mim significa que eu não posso fazer o trabalho.

                E, além do mais, isto O glorifica, não a mim. O doador recebe a glória. O Poderoso recebe o louvor.

                Leia e seja liberto do peso de suportar tão grande fardo. Permita que Ele faça tal obra.
               
                               "... nem  com  os  olhos  se  viu  Deus  além  de ti, que trabalha para aquele que nEle                                espera". (Isaias 64:4)

                               "Nem  é  servido  por  mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois Ele                               mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais" (Atos 17.25)
           
                        "Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua                             vida em resgate por    muitos." (Marcos 1.0.45)

                        "Porque,  quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se                                forte para com aqueles cujo coração é totalmente dEle". (2 Crônicas 16.9)

                        "Se  eu  tivesse  fome,  não  to  diria,  pois o mundo é meu e quanto nEle se contém.                               invoca-me no dia da   angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Salmo 50.12,15)

                        "Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho                            feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei." (Isaias 46:4)

                        "Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se                              tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos Eles; todavia, não eu, mas a graça                             de Deus comigo." (1 Coríntios 15.10)

                        "Se  o  SENHOR  não  edificar  a  casa,  em  vão  trabalham os que a edificam; se o                                SENHOR não guardar a        cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmo 127.1)

                        "... se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja                            Deus glorificado..." (1 Pedro 4.11)

                        "... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós                                   tanto o querer como o realizar..." (Filipenses 2.12-13)

                        "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus."  (1 Coríntios 3.6)