Em que eu vou votar!
Rev. Cleverson Gilvan
Esse é um
dos momentos mais importantes para o município. Já estamos em pleno processo de
votação e até o final do dia já saberemos quem serão nossos representantes.
Teremos um novo prefeito e uma nova câmara de vereadores. Mas enquanto o
processo não termina, ainda é possível mais uma reflexão sobre em quem devemos
votar.
Como
cristãos devemos nos preocupar com pelo menos quatro questões:
1) A ideologia do
partido do meu candidato
Devemos
lembrar que há inúmeros partidos que na sua base ideológica sustentam ideias
que são contrárias aos preceitos cristãos. Há quem defenda o aborto, a
legalização das drogas, a descaracterização da família, o aparelhamento do
estado entre outros. Veja, eu não posso mais simplesmente votar no candidato,
eu preciso conhecer quais são as bandeiras empunhadas por seu partido, até
mesmo porque de alguma forma ele, o candidato, as representa. Mesmo numa
eleição municipal, a vitória de candidatos de partidos que tenham ideologia contrária
ao nosso posicionamento, contribuirá para o fortalecimento das suas teses no
âmbito nacional.
2) Os compromissos do
meu candidato
A segunda
coisa que devemos considerar é: Quais são os compromissos do meu candidato?
O que ele
diz que vai fazer? De que maneira ele prioriza as necessidades fundamentais de
uma sociedade como educação, saúde, segurança e emprego? Ele tem propostas
concretas? Ou ele apenas sabe falar de modo depreciativo dos seus oponentes?
Perguntas como essas podem eliminar uma série de candidatos oportunistas.
3) A história
política do meu candidato
Em terceiro
lugar considere: Qual a história política do meu candidato? É claro que todo
mundo tem o direito de começar um dia, mas, não devemos eleger pessoas
despreparadas. É verdade que queremos pessoas sensíveis e com experiência, mas
também que tenham formação capaz de garantir sua atuação na gestão
pública. Não vote no amigo, no simpático
ou no líder das pesquisas de opinião. Vote naquele que você julga mais
habilitado para exercer o mandato.
4) O meu compromisso
com quem for eleito
Passadas as
eleições e, seja quem for o eleito, nosso compromisso passa a ser o da oração
em seu favor. Mesmo porque não há autoridade que não proceda de Deus e o
mandamento divino é que intercedamos por elas. Essa intercessão traz consigo a
necessidade do respeito, do reconhecimento e do comprometimento na oração.
Diante
disso, oramos para que Deus abençoe nossa cidade durante todo esse momento.
Avisos
Eleições Municipais
Hoje é dia de escolhermos nosso prefeito e nossos
vereadores. Temos orado por nossos irmãos que se candidataram e também para que
Deus nos dê sabedoria no momento do voto. Assim, conclamamos aos irmãos para
que durante o dia não deixem de interceder mais por esse momento.
Visita do Rev. Heber
Bertucci e sua esposa Natália
Neste final de semana estamos recebendo a visita do Rev.
Heber e sua esposa Natália. Os irmãos são da cidade de Resende – RJ. Damos boas
vindas aos irmãos e os saudamos na graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
Reunião de Oração
Na próxima terça-feira teremos nossa reunião de oração aqui
no templo. Todos os irmãos têm a oportunidade de um tempo de comunhão e oração.
Nos reunimos sempre às 19:30 horas.
Aniversariantes
02/10
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Ilda Maria Oliveira Silva
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Manancial
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3831-7402
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02/10
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Maria Aparecida Oliveira Pereira
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Matinha
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8879-9784
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03/10
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Adelina
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03/10
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Zoraide Virginea Ribeiro
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Alto da Estação
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3831-3897
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04/10
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Nadir Carvalho Ribeiro
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Alto da Estação
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3831-3897
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04/10
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Sebastião Alves da Silva
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Alto da Estação
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9116-7448
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04/10
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Adelina Maria do Amaral
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Central
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04/10
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Valdirene Chagas Ferreira
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Filadélfia
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8875-6117
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05/10
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Kamila Araujo Faria
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Filadélfia
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05/10
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Raquel Alves
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05/10
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Jailson Araujo de Menezes
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Alto da Estação
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05/10
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Laura Samuel Borges
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06/10
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Miriam Mendes dos Reis
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Manancial
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07/10
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Hester Ferreira Silva
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Central
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07/10
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Angélica Mirelis Barbosa
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Filadélfia
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07/10
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Michelly Maria de Oliveira Barbosa
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Filadélfia
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8816-8070
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08/10
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Natallia Bouzan Gonçalves
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Filadélfia
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3832-0047
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08/10
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Vanessa Aparecida
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Alto da Estação
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Atenção professores –
central e congregações
Solicitamos aos irmãos que deram aulas no 3º trimestre para
as classes do maternal ao intermediário, a gentileza de devolver para
secretaria da igreja os kits que foram usados. esse material é arquivado para
ser novamente utilizado em outras ocasiões.
INTERCESSAO
- Maria Conceição fonseca (mãe rev.salvador,) – saúde
- miguel vieira naves, pai Lazara naves – saúde
ATENÇÃO SOCIEDADES INTERNAS
O mês de outubro é o mês das eleições das diretorias das
sociedades Internas. Lembramos que no dia 12 de novembro teremos a reunião de
planejamento para o ano de 2017. Até lá as diretorias eleitas para 2017 já
devem ter prontas as linhas mestras dos planejamentos de suas sociedades.
Culto do bebê
- Dia 08/10
as 19:00h , culto do Victor Manuel P. Ortiz, filho dos nossos irmãos
Victor e Maribel. Rua Major Tobias Machado, 226 – centro
- Dia 21/10 as 19:00h, culto do bebê Rodrigo, filho dos
nossos irmãos Daniel e Janaina. O endereço é rua dr. Vicente Soares, 432 – São Cristóvão.
A CEIA DO SENHOR
Bíblia de Estudo de Genebra
1 Coríntios 11:23: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos
entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão”.
A Ceia do Senhor é um ato de culto que tem a forma de uma
refeição cerimonial, na qual os servos de Cristo participam do pão e do vinho,
para comemorar a morte de Cristo e celebrar o novo relacionamento segundo a
aliança que eles desfrutam com Deus.
“Na noite em que foi
traído, nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o sacramento de seu corpo e sangue,
chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua igreja até o fim do mundo,
para ser uma lembrança perpétua do sacrifício que em sua morte ele fez de si
mesmo; para selar, aos verdadeiros crentes, todos os benefícios provenientes
desse sacrifício para o seu nutrimento espiritual e crescimento nele, e seu
compromisso de cumprir todos os seus deveres para com ele; e ser um vínculo e
penhor de sua comunhão com ele e uns com os outros, como membros do seu corpo
místico” (Confissão de Fé de Westminster, XXIX.1).
Os textos bíblicos que tratam da Ceia e nos quais se baseia
a declaração acima são: Mt 26.26-29; Mc
14.22-25; Lc 22.17-20; 1Co 10.16-21; 11.17-34. O sermão de Jesus (Jo 6.35-38) a respeito de si mesmo como
o pão da vida e da necessidade de alimentar-se dele, comendo a sua carne e
bebendo o seu sangue, foi pregado antes da instituição da Ceia e é melhor
entendido como tratando daquilo que a Ceia significa, ou seja, a comunhão com
Cristo pela fé, ao invés da Ceia em si.
Nos tempos da Reforma, questões a respeito da natureza da
presença de Cristo na Ceia e da relação da Ceia com sua morte vicária foram
assunto de intensa controvérsia. A Igreja Católica Romana ensina que Cristo
está presente na Ceia pela transubstanciação, como definida pelo Quarto
Concílio Lateranense em 1215. “Transubstanciação” significa que a substância do
pão e do vinho é miraculosamente transformada em corpo e sangue de Cristo. O
pão e o vinho não são mais pão e vinho, embora pareçam ser. A doutrina de
Lutero, depois chamada de “consusbtanciação”, ensina que o corpo e o sangue de
Cristo estão presentes “em, com e sob” a forma de pão e vinho, que, em si
mesmos, permanecem sendo pão e vinho. As Igrejas Ortodoxas Orientais e algumas
Igrejas Anglicanas têm uma crença semelhante. Zuínglio negou que o Cristo
glorificado, agora no céu, esteja presente de qualquer modo que palavras tais
como “corporalmente”, “fisicamente” ou “localmente” possam sugerir. Calvino
ensinou que, enquanto o pão e o vinho permanecem imutáveis, o Espírito eleva o
crente através da fé, para gozar da presença de Cristo de um modo que é
glorioso e real, ainda que indescritível.
Todos os Reformadores insistiram no fato de, na Mesa de
Comunhão, darmos graças a Cristo pela obra da expiação acabada e aceita.
Denunciaram a doutrina Católica Romana da Missa, porquanto nela se dizia que o
sacrifício da cruz é repetido, renovado, ou reapresentado de um modo que
obscurecia a sua suficiência.
A Ceia do Senhor tem uma referência passada à morte de Jesus
e tem uma referência presente à nossa participação corporativa em Cristo,
mediante a fé. E tem uma referência futura pelo fato de ser uma garantia da sua
segunda vinda. Encoraja o fiel em sua caminhada diária e em sua expectação.
Esse serviço de culto, no qual os cristãos recordam o sofrimento que Cristo
suportou por eles, é uma marca distintiva da religião cristã por todo o mundo.
Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página
1360.
ESTUDO PARA CULTO
DOMÉSTICO
Nessa edição trazemos um esboço do Salmo 23 produzido pelo
Dr. David Jussely. Nosso propósito é que você estude esse esboço e medite junto
com sua família
Salmo 23
O salmista está dizendo que esse Deus é o Deus dele por toda
a eternidade.
Já que Deus é o seu pastor ele não precisará de mais nada.
Então, ele nos conduz a três tempos
1) Deus é o nosso
pastor em nossos dias normais 1-3
Ele usa as seguintes figuras:
Pastos verdejantes – necessidades físicas
águas tranqüilas – necessidades de descanso
refrigério da alma – necessidades espirituais
Deus faz isso por amor do seu nome
2) Deus é nosso
pastor em dias difíceis – vs. 4
O vale da sombra da morte (morte, depressão, luto)
Nesses dias ele está contigo. A sua vara e o seu cajado o
consolam. Isto significa que ele possui duas armas (vara e o cajado).
E ainda é favorável a você preparando uma mesa na presença
dos seus adversários
3) Deus é nosso
pastor todos os dias de nossa vida – vs. 6
Há duas coisas mencionadas aqui: Bondade e Misericórdia. A
bondade e a misericórdia nos perseguem todos os dias
Anote e compartilhe suas conclusões pessoais: