quarta-feira, 25 de maio de 2016

Boletim Informativo, 22 de maio de 2016

NÃO OS EMBARACEIS!
Rev. Cleverson Gilvan

            Estamos encerrando o mês do lar com uma programação muito especial. Hoje, por ocasião do culto noturno, nossas crianças dirigirão a liturgia e participarão ativamente do culto. Elas são parte integrante da igreja e, desse modo, devem participar de todas as atividades da igreja.
            Além disso, é dever dos pais e da igreja criar todas as condições para a plena e perfeita integração da criança na igreja e essa responsabilidade decorre das palavras de Jesus que disse: Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. (Luc 18:16).
            Contudo, há que se observar que nem sempre os pais, especialmente, tem considerado a gravidade e a urgência dessa palavra de Jesus. E, com muito temor, temos reconhecido que alguns têm causado embaraços aos seus filhos no Reino de Deus. Essa situação vem sendo causada basicamente pela não observação de duas responsabilidades: as espirituais e as morais.
            Quanto aos deveres espirituais é fácil observar que na maioria dos lares cristãos não existe mais qualquer tipo de educação cristã. Há pouca ou nenhuma leitura bíblica, não há vida de oração e a participação na igreja é considerada apenas um compromisso social, sem maior importância, então, os pais levam os filhos a igreja para assistirem a uma programação. O resultado desse tipo de comportamento é a apatia das crianças, especialmente na adolescência, diante das suas próprias necessidades espirituais. É claro que existem outros fatores que se somam a esses, tais como a relativização de absolutos bíblicos especialmente ligados a sexualidade e ao materialismo de nossos dias.
Já quanto aos deveres morais o problema é o do exemplo. Nossos filhos aprendem mais pela observação do que pelas palavras, e isto não é novidade para ninguém. Talvez os pais não tenham percebido o que os filhos já viram a ambigüidade ou duplicidade da vida de seus genitores: Eles fazem coisas que condenam e querem que sejamos santos!
            Assim, o artigo dessa semana é mais um apelo para que invistamos nossos maiores e melhores esforços na educação espiritual do nosso lar. É também um apelo para que toda igreja se envolva em oração pela transformação e pela edificação espiritual de nossas famílias. Então, joelhos ao chão!


Avisos

Agradecimento – Conferência Missionária
O Conselho Missionário, na pessoa do seu presidente Pb. Natanael Rodrigues, agradece a todos os irmãos que cooperaram para o bom andamento da nossa XI Conferência. Realmente foi uma benção! Que Deus abençoe a todos os irmãos!

Agradecimento EBF – IBEL
Louvamos a Deus pela equipe do IBEL que, durante este feriado, realizou em nossa igreja a EBF. Que a semente do Evangelho lançada no coração de cada criança germine para a glória do nosso Deus.

Culto Especial da UCP
Hoje, 5º domingo de maio, teremos o culto especial dirigido por nossas crianças. É tempo de toda família se reunir em adoração ao Senhor.

Gratidão pelo IBEL
Louvamos a Deus também pelo aniversário do nosso querido Instituto Bíblico Eduardo Lane, que na próxima quarta-feira celebrará seus 83 anos com culto de gratidão na IPB Constantino, tendo como pregador o Rev. Hernandes Dias Lopes.

Rev. Cleverson em São Paulo
Esta semana o Rev. Cleverson seguirá para São Paulo para dar prosseguimento ao seu curso. Ore por sua viagem, por sua estadia em São Paulo, por sua família em Patrocínio e pelo seu regresso.

Jantar dos Namorados – 11/06
Nosso tradicional jantar dos namorados está chegando. Garanta já sua vaga adquirindo seu ingresso com nossos irmãos do ministério de casais. O valor é R$ 60,00 por casal. A equipe: Kátia e Tadeu, Ana e Marcus Vinicius, Neile e Ney, Carmi e Josué, Marly e Rev. Cleverson.

Intercessão
O SENHOR o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama.
(Slm 41:3)

§  D. Eclair – saúde
§  Milca – Filha da Valda – saúde
§  Isabel Chagas – saúde
§  Tia Lola – Aguardando cirurgia

Aniversariantes da Semana – “Uma Ano mais de vida, guardou-vos o Senhor”

29/05
Vera Lúcia Borges dos Reis
Central
3517-1021
30/05
Ariane Chagas Rodrigues Garcia
Central
3831-8681
30/05
Dimas Rodrigues de Araújo
Manancial

31/05
Vitória Manoela de Paula
Filadélfia

01/06
Marco Aurélio
Manancial

01/06
Tércio Elias Faustino Alves
Central
8809-6805
03/06
Bruna Graciella Catarino
Central
9275-2771
04/06
Vitor Augusto Reis
Central
3832-4515




 ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Efésios 6.10-17

Satanás é um forte inimigo. Por isso, Paulo, nos exorta a sermos fortes. Paulo sabe que a carne é fraca (Mc 14.38) e que podemos vencer somente no poder de Cristo. Note que antes de Paulo nos exortar a permanecermos firmes, no v. 11, ele nos manda, no v. 10, a sermos fortes. Como, então, recebemos esta força, este poder? De compreender que estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais muito acima de todo principado e poderes de Satanás (1.19-23), e este mesmo poder de Deus esta disponível a nós por meio do Espírito que em nós habita (3.14-21). Devemos nos assentar antes que possamos caminhar, e devemos caminhar antes de que possamos permanecer (‘ficar firmes’). Devemos entender nossa posição espiritual antes que tenhamos poder espiritual.


  1. Qual a primeira necessidade, segundo verso 10, que temos, se quisermos vencer as armadilhas e ciladas do Diabo?

  1. Pensem e digam o que isto significa na prática: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”  

  1. Paulo escreve sobre toda a armadura de DEUS. Era todo o equipamento de um soldado pronto para batalha. Nossa armadura toda vem de Deus. É importante entender isso. O que é esta armadura? Quais são as peças que a compõe (vv. 14-17)

  1. Falem e apliquem cada uma delas:
Cingi-vos com a Verdade
Couraça da Justiça
Calçai o Evangelho
Escudo da Fé
Capacete da Salvação
Espada do Espírito 






ALEGRIA NO SOFRIMENTO

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. (Tiago 1.2-4)

Os seguidores de Jesus Cristo enfrentam muitas dificuldades neste mundo. Algumas delas são experiência comum de todos os homens; os cristãos, contudo, são um povo escolhido, salvo e iluminado por Deus, e por isso devemos interpretar nossas vidas à luz do evangelho. Os não cristãos sustentam uma filosofia que se opõe à justiça de Deus e ao caminho de Cristo. Negam as verdadeiras causas e soluções para os problemas da humanidade. Assim, independentemente das variações e revisões, todas as teorias não cristãs falham em chegar à verdade sobre a nossa situação. Em vez de tomar conselhos a partir das dificuldades e dores de cabeça, eles se tornam amargos e endurecem seus corações contra a mensagem da salvação. E, em vez de capitular sob o calor da ira de Deus, juntam-se para lhe resistir. Mas a rebelião aumenta seus problemas e causa estragos em suas almas. Jesus Cristo nos salva da amargura e da rebelião, e transforma nossas perspectivas e atitudes. De fato, ele nos apresenta a única perspectiva verdadeira e as únicas atitudes adequadas. Ele nos faz homens e mulheres superiores. Aqueles que ainda estão obstruídos pela incredulidade e por más tradições hesitam dizer isso acerca dos seguidores de Cristo, mas se você se recusa a dizer que agora é superior ao seu antigo eu, significa que também alega que o evangelho é impotente e que as reivindicações que ele faz sobre o poder de Cristo são fraudulentas. Mas se você admite que agora é superior, isto também deve significar que você se tornou superior aos não cristãos, já que eles não se beneficiaram da sabedoria e do poder de Deus. A lógica é inescapável, mas de praxe os teólogos não falam dessa maneira, pois a maioria continua escrava da falsa humildade e dos clichês religiosos. Somos superiores porque Jesus Cristo é superior, e ele nos fez superiores nele por sua graça. É um dom de Deus ao seu povo.

Os não cristãos estão fora de contato com a realidade. Sua visão do mundo é pura fantasia, segundo a qual são pessoas boas e úteis, homens e mulheres podem livrar a si mesmos da perversidade e da destruição e Deus não os punirá com fogo do inferno. Jesus Cristo nos mostra a verdade e a realidade. Revela-nos que Deus é justo e soberano, que a humanidade transgrediu o padrão divino e caiu em pecado, e que Cristo veio para nos salvar da ira que está para vir e que já agora está operando no mundo. Jesus nos mostra que, embora tenhamos um futuro glorioso nele, que embora o caminho dos justos brilhe cada vez mais, este mundo segue caído e corrompido, que ainda não somos aperfeiçoados e que o crescimento nas virtudes de Cristo envolve dificuldades duradouras nesta vida.

Em si mesmas, as dificuldades não são agradáveis nem encorajadoras, mas Jesus Cristo nos capacita a enfrentá-las com alegria porque compreendemos que, quando as abordamos à luz do evangelho, elas exercitam nossa paciência e aumentam nossa resistência. Para isso significar alguma coisa, devemos entesourar as virtudes de Cristo mais que os confortos deste mundo. Devemos ter em mente as coisas de Deus mais que as coisas dos homens, e devemos ter um apetite semelhante ao dos anjos em vez do das feras.

Aqueles que foram regenerados pelo Espírito de Deus receberam a sabedoria para enfrentar a vida com essa perspectiva. Queremos ser como Jesus Cristo, que persistiu não apenas em meio às dificuldades gerais de viver neste mundo, como também à incredulidade, calúnia, toda sorte de abuso e mesmo à morte, podendo assim honrar seu Pai e salvar seu povo, isto é, os crentes de todas as gerações. Se seguirmos seu exemplo, nosso sofrimento no Senhor não será em vão.

Contudo, isso não significa que não fazemos nada para resistir. Algumas tradições religiosas querem nos fazer crer que a paciência e a resistência se traduzem em capitulação, que deveríamos permitir que os problemas nos atropelassem, como se isso por si só glorificasse a Deus e como se fosse a maneira adequada de se render à soberania de Deus. Isso é uma mentira de Satanás para nos convencer a abraçar a derrota, e fazê-lo sem luta. Deus nos deu recursos para superar muitos dos nossos problemas; de fato, é frequente a sua ordem de resistirmos com os métodos que ele ensina e fornece.

Visto que chegamos ao conhecimento da fé cristã, não importa o que enfrentamos na vida, devemos sempre lembrar que em Jesus Cristo já escapamos do pior tipo de problema — isto é, da ira de Deus em ação na alma, da escuridão intelectual de uma mente incrédula e da depravação moral de um pecador que vive sem o poder do evangelho. Ao contrário dos não cristãos, que estão sendo devorados pela morte a partir de seu interior, temos uma liberdade definitiva e crescente da morte. Estamos sendo educados na verdade pela palavra de Deus, e crescendo em coragem e autocontrole pelo poder do Espírito Santo.


Tradução: Marcelo Herberts

Fonte: http://www.vincentcheung.com/

Vincent Cheung é autor de trinta livros e centenas de palestras sobre uma gama de assuntos em teologia, filosofia, apologética e espiritualidade. Através dos seus livros e palestras, ele está treinando cristãos para entender, proclamar, defender e praticar a cosmivisão bíblica como um sistema de pensamento abrangente e coerente, revelado por Deus na Escritura. Vincent Cheung reside em Boston com sua esposa Denise.






sexta-feira, 20 de maio de 2016

Boletim Informativo, 22 de maio de 2016


Pregando o Evangelho a toda criatura, inclusive aos ciganos!

Rev. Cleverson Gilvan

            A ordem do nosso Senhor Jesus, quando comissionou sua igreja, é clara: Devemos pregar o evangelho a toda criatura e desse modo, entender que a nossa visão do campo missionária não pode ser menor que o mundo. Deus nos tem enviado a todos os povos do mundo e isto inclui os ciganos.
            É verdade que não estamos acostumados a ver um povo nômade como uma nação, contudo, devemos considerar que o início do povo de Deus no Antigo Testamento também se deu num contexto onde o povo vivia sem uma terra ainda. Abraão habitava em tendas e toda a sua história de peregrinação se deu por uma determinação divina que lhe determinou que ele saísse da sua terra e fosse para uma terra que ainda lhe seria revelada.
            No deserto, após a libertação do Egito, antes que Israel pudesse finalmente entrar na terra prometida, ele habitou em tendas no deserto e por lá viveu durante quarenta anos.
            Na palestina do primeiro século, por causa das perseguições o povo também foi obrigado a viver como peregrino e o fez inspirado pelo exemplo do Mestre que não tinha sequer onde reclinar a cabeça.
            Assim, por estas similaridades nos sentimos agora desafiados a pregar o evangelho a um povo que também habita em tendas, vive de modo nômade conforme suas tradições e precisa tanto do evangelho como qualquer outro povo sobre a face da terra.
            Longe de preconceitos e perto da misericórdia do Senhor temos um campo vasto para semear a santa semente do Evangelho, pois, espalhados por todo o Brasil existe um povo que precisa conhecer a graça do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
            Não seria esta conferência missionária um desafio específico para que você olhe para este povo? Não seria este o momento para que você abrace esta causa missionária? Estamos aqui, em oração, por um maior envolvimento missionário da igreja com os povos ciganos.
            Ore, pense e se envolva nesta causa!


Avisos

Conferência Missionária
Louvamos a Deus pela oportunidade de realizarmos nossa 11ª Conferência Missionária. Louvamos ao Senhor também pela vida do Rev. Reginaldo, missionário da APMT entre os ciganos e sua equipe. Rogamos a Deus que assista o nosso irmão em todos os desafios do seu ministério e junto de sua querida família.

Celebração da Ceia do Senhor
Durante o culto noturno, com a participação de todas as nossas congregações, teremos o encerramento da Conferência Missionária com a celebração da ceia do Senhor. Participe!

Agradecimento
Agradecemos a todos os irmãos que se envolveram com a realização de nossa XI Conferência Missionária.

OFERTA MISSIONÁRIA
Durante o culto da noite teremos um momento especial de levantamento de ofertas para a obra missionária. Consagre ao Senhor sua oferta missionária.


Intercessão – “Muito pode por sua eficácia a súplica do justo”
 Há vários irmãos passando por lutas e tribulações. Então, esse é tempo de nos unirmos em oração, suplicando a Deus por sua misericórdia em favor dos nossos irmãos.
 ·         Milca – filha da Valda – hospitalizada na Santa Casa
·         Tia Lola – Aguardando cirurgia
·         Angelina – Saúde

Estudos Bíblicos
Toda quinta-feira temos um tempo precioso de estudo da Palavra de Deus em nossa Igreja. Nos reunimos sempre às 19:30 horas.

Jantar dos Namorados
Você já reservou seu ingresso para o jantar dos namorados desse ano? Nosso jantar será no dia 11 de junho, às 19:30 horas, no salão social de nossa igreja. O valor é de R$ 60,00 por casal.

Reunião do Conselho
Amanhã, às 19:30 horas teremos nossa reunião do Conselho. Todos os presbíteros estão convocados.




FORUM

M I S S Õ E S ...

Mateus 28:19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Salmo 22:27 Lembrar-se-ão do SENHOR e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações.

Salmo 98:2 O SENHOR fez notória a sua salvação; manifestou a sua justiça perante os olhos das nações. Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.

Isaías 49:6 (...) também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

Lucas 24:47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas.

Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Atos 13:47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra.

Atos 28:28 Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão.

Romanos 10:18 Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.




ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO E GRUPOS FAMILIARES

Atos 1.8 – Poder Para Testemunhar

Rev. Cleverson Gilvan

            A conferência missionária é sempre uma oportunidade para sermos desafiados a um envolvimento cada vez maior com a seara do Mestre. E desta vez não tem sido diferente!
            Por isso medite no texto de Atos 1.8 e considere as seguintes questões:

1) Ao ler todo o cap. 1, porque Jesus disse que eles não deveriam se ausentar de Jerusalém?

2) Que pode especial eles receberiam?

3) Qual o objetivo desse poder?

4) Você crê que fomos igualmente revestidos desse mesmo poder?

5) Como podemos nos envolver mais com a obra missionária?






sábado, 14 de maio de 2016

Boletim Informativo, 15 de maio de 2016

O MÊS DO LAR
Rev. Cleverson Gilvan

           
            O mês de maio é tradicionalmente conhecido como o mês do lar. E, por esta razão, separamos nesse tempo um momento especial para pensarmos sobre a benção de viver em família.
            Podemos começar lembrando que a vida em família é o resultado da própria sensibilidade Divina que percebeu a solidão de Adão vivendo sozinho no paraíso. Por isso, conforme o registro de Gênesis, Deus lhe deu Eva – uma auxiliadora idônea. Desse modo cremos que não fomos criados por Deus para vivermos sozinhos, mas em família e na comunhão de cada membro, encontramos o complemento da nossa existência que não carregamos sozinhos.
            Além disso podemos dizer que viver em família é também o primeiro grande projeto de Deus para as nossas vidas. Se por um lado somos, lamentavelmente, confrontados com a morte todos os dias, por outro somos alegradas com a vida que se renova no seio familiar. Por isso Deus disse aos nossos primeiros pais que estes deveriam crescer e se multiplicar, sugerindo que a vida se renova nas futuras gerações. E ao ser renovada proclama a esperança suprema de uma vida eterna outorgada por Jesus.
            Podemos também pensar que a vida numa família temente é Deus é um ensaio para o céu. Ainda que lá nossos laços sejam ampliados grandemente, nessa pequena célula, a família, Deus nos deixa antever o céu. Afinal de contas, família é lugar de segurança, de respeito, de alegria e de contentamento, expressões naturais da vida eterna em Cristo Jesus.
            Desse modo, ao celebramos o mês da família, nós o fazemos com imensa alegria diante daquele que a planejou. Sabendo que no Senhor nossos lares são fundados e fundamentados como instrumentos de benção para a nossas vidas e de glória para o nome do Senhor.
            Assim, renda graças a Deus por sua casa e ore a Deus para que ela seja cada vez mais inundada pelo poder e pela graça do Espírito Santo do nosso Deus.




CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA
No próximo final de semana teremos nossa Conferência Missionária. Este ano vamos tratar sobre o trabalho missionário entre os ciganos. Nosso conferencista será o Rev. Reginaldo, missionário da nossa APMT, designado para o trabalho com os ciganos. Ele virá acompanhado de um casal de ciganos que é fruto desta obra missionária. Participe!

AGENDA CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA
Nossa Conferência começará no sábado, às 19:00 horas com reunião de oração, sob a coordenação do Departamento Espiritual do IBEL e, às 19:30 horas, com a primeira palestra do Rev. Reginaldo. No sábado teremos nossa escola dominical missionária às 09:00 horas e o culto às 19:30 horas com a celebração da Ceia do Senhor.

ATENÇÃO CONGREGAÇÕES
No próximo final de semana todos os trabalhos das congregações acontecerão em conjunto na sede (sábado e domingo – escola e culto). Além da oportunidade de comunhão teremos também um tempo precioso refletindo sobre a obra missionária. Lembramos aos irmãos que essa programação segue o calendário geral aprovado no início do ano.

Reunião de Oração
Na próxima terça-feira a reunião de oração será dirigida pelas crianças de nossa igreja. Todos os irmãos são convidados a orarem juntamente com as crianças de nossa igreja.

Estudo Bíblico
Este mês nossos estudos acontecem sob a direção do Rev. Everton César.

JANTAR DOS NAMORADOS 2016
Vem aí nosso Jantar dos namorados 2016. Nosso evento acontecerá no dia 11 de junho e o ingressos poderão ser adquiridos junto ao ministério de família. O valor será de R$ 60,00 por casal. Procure os irmãos – (Marcus Vinícius e Ana, Nei e Neile, Josué e Carmi, Tadeu e Kátia, Pr. Cleverson e Marly).



Intercessão
- Mariana, mãe da Lucilene
- Marisa, sobrinha da Eclair
- Isabel – irmã do Dc. Josué
- Tia Lola – saúde
- Milca – filha da Valda – hospitalizada na Santa Casa.

Aniversariantes
15/05
Vânia Aparecida Luciano de Oliveira
Alto da Estação
8853-6748
15/05
Lethicia Bouzan Rodrigues
Central

17/05
Ester Costa Silva
Alto da Estação
3832-1524
17/05
Maria dos Reis
Alto da Estação

18/05
Priscila Araújo Faria
Filadélfia
9110-9664
18/05
Sisimo Moreira rebordões
Matinha
8818-8185
18/05
Marcos Antônio de Freitas
Filadélfia
8899-1771
19/05
Nádia Carvalho Ribeiro
Alto da Estação
3831-3897
19/05
José Humberto Rodrigues
Matinha
9906-3328
20/05
David Chagas de Paula
Filadélfia
3831-4161
21/05
Altair Ramos de Oliveira


21/05
Amália de Castro Carneiro
Central



FORUM

DEZ RAZÕES PARA ESPERAR EM DEUS

Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Salmos 55:22)

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” (Isaías 41:10)

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1:9)

“Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam.” (Salmos 9:10)

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.” (Salmos 46:1-3)

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)

“Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3)

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. " (João 16:33)

10ª “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)




ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO E GRUPOS FAMILIARES

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Ex. 20.17 – Acerca do Contentamento

            Hoje encerramos nossa série de mensagens nos dez mandamentos, tratando do último mandamento que versa sobre o contentamento do servo de Deus e ao mesmo tempo do respeito pelo próximo.
            Esse mandamento é uma contraposição ao espírito consumista, egoísta e ganancioso dos nossos dias, onde os homens se revelam cada vez mais interessados em coisas, até mesmo do que em pessoas.
            Por isso, use esta palavra como um mecanismo para confrontar o seu próprio coração, lembrando a ele que todo nosso contentamento deve estar unicamente na pessoa de Cristo.

1) O que significa cobiçar? Qual o maior problema desse pecado?

2) Você acredita que a cobiça é um tipo de descontentamento? Por que?

3) Por que as pessoas nunca estão satisfeitas?
4) Lendo o texto de Fp. 4.8-20 de que maneira você vê Paulo tratando da sua vida e como você relaciona esse texto com o mandamento?