quinta-feira, 24 de março de 2016

Boletim Informativo, 27 de março de 2016

O PODER DA RESSURREIÇÃO

A doutrina da ressurreição do Salvador é extremamente preciosa. A ressurreição é a pedra angular do edifício do cristianismo. É o pilar do arco da nossa salvação. Seria necessário um livro inteiro para mostrar todas as correntes de água viva que fluem desta fonte sagrada, a ressurreição de nosso querido Senhor e Salvador Jesus Cristo; mas saber que Ele ressuscitou, e ter comunhão com Ele como tal - relacionar-se com o Salvador ressurreto em consequência de uma vida restaurada; vê-lo deixar o túmulo como resultado de nós mesmos termos deixado o túmulo do mundanismo - é ainda mais precioso. A doutrina é o fundamento da prática, mas, tal como a flor é mais encantadora do que a raiz, assim também a prática da comunhão com o Salvador ressuscitado é muito mais encantadora do que a própria doutrina. Gostaria de fazê-lo crer que Cristo ressuscitou dos mortos para que cantasse isto, e de dar-lhe todo o consolo possível para que entendesse este fato com certeza e testemunho; mas, até lá, eu lhe imploro, não se dê por satisfeito. Embora você não possa, como os discípulos, vê-Lo visivelmente, mesmo assim eu lhe digo para desejar ver Jesus Cristo com os olhos da fé; e, embora não possa, como Maria Madalena, "tocá- lo, mesmo assim você pode ter o privilégio de conversar com Ele, e saber que Ele ressuscitou, e que você mesmo foi ressuscitado Nele em novidade de vida. Conhecer o Salvador crucificado porque Ele crucificou todos os meus pecados, é muito bom; mas, conhecer o Salvador ressuscitado porque Ele me justificou, e entender que Ele me deu nova vida, tornando-me uma nova criatura por meio de Sua própria novidade de vida, é uma experiência ainda mais sublime: sem isto, ninguém ouse ficar satisfeito. Que você possa "conhecê-Lo e o poder da Sua ressurreição." Por que razão as almas ressuscitadas com Jesus vestiriam mortalhas mundanas e incrédulas? Ressuscita, pois o Senhor ressuscitou.



Confraternização
 Hoje é um dia especial para nossa Igreja. Estamos reunidos em um só corpo para celebrar a Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que Deus abençoe os irmãos da Central, do Alto da Estação, do Manancial, da Matinha e da Filadélfia.

Café da Páscoa
Agradecemos a todos os irmãos que cooperaram para a realização do nosso tradicional café da páscoa. Que Deus abençoe abundantemente a cada irmão.

 Estudo Bíblico na Central Na próxima quinta-feira continuaremos nossos estudos bíblicos. Este mês de março sob a direção do Rev. Everton César. Participe conosco!

 Reunião de Oração Venha orar conosco na próxima terça-feira! Temos sempre nos encontrado para momentos preciosos de comunhão.

Palavra de Gratidão Nosso irmão Diac. Josué e família, agradecem a Igreja pela presença e apoio no culto de adoração ao Senhor realizado na IP Esmeril no sábado passado.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
 27/03 Wanderley Rodrigo dos Santos Alto da Estação
27/03 Kátia Beatriz Caldeira Silva Filadélfia
27/03 Maria Madalena das Dores Silva Alto da Estação
28/03 Thalys dos Reis Guimarães Central
28/03 Elizangela Matinha
28/03 Alberico Eustáquio Caixeta Filadélfia
28/03 Wenderson Gonçalves de Araujo Filadélfia
29/03 Eloide dos Reis Central
31/03 João Lucas dos Reis Central
01/04 Moisés José de Oliveira Central
01/04 Neymari Neves Lisboa Alto da Estação

AGENDA UPA CENTRAL - ABRIL 09/04 - UPA Volante (Casa do Gustavo) 23/04 - Caça ao Tesouro na Igreja 30/04 - Programação em Conjunto (UPA e UMP)


                     
                  O FLUIR DA PÁSCOA: UMA TEOLOGIA INTEIRA
                        DA RESSURREIÇÃO EM UM CAPÍTULO

Ele ressuscitou! E como é grande o transbordar daquele único evento. Foi cósmico. Sim! Da parte de Deus Pai, a morte teve todo efeito que era para ter. E foi o início da existência eterna do Deus-Homem em um corpo novo e glorioso em que Ele finalmente iria reinar sobre a terra para sempre. E muito, muito mais.
Há toda uma teologia da ressurreição e seus resultados em 1 Coríntios 15. Aqui vai um resumo. Que cada um destes penetre. Saboreie cada um. Em seguida, inicie a sua nova semana (o resto da sua vida) abundantes na obra de Deus lhe chama, ” sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.
1. Cristo morreu por nós e ressuscitou. Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (1 Coríntios 15:3-4)
2. Ele confirmou a sua ressurreição por grandes aparições públicas. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. (1 Coríntios 15:6)
3. Porque Cristo ressuscitou, nós não ainda permanecemos em nossos pecados. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. (1 Coríntios 15:17)
4. Porque Cristo ressuscitou, nossas vidas cheias de aflições não são lamentáveis. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. (1 Coríntios 15:19)
5. Nós que confiamos em Cristo seremos ressuscitados dentre os mortos na segunda vinda de Cristo. Porque, assim como todos [sua posteridade] morrem em Adão, assim também todos [sua posteridade] serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. (1 Coríntios 15:22- 23)
6. Cristo reina agora invencivelmente sobre o universo. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. (1 Coríntios 15:25-
7. O nosso corpo ressurreto será incorruptível, glorioso, poderoso e espiritual. Semeia-se o corpo [o nosso corpo da ressurreição] em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. (1 Coríntios 15:42-44)
8. Vivos ou mortos, nos serão dados novos corpos em um instante na vinda de Cristo. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1 Coríntios 15:51-52)
 9. A morte não tem mais seu aguilhão e será tragada na vitória. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? (1 Coríntios 15:54-55)
10. Cristo sofreu pelo pecado e satisfez a lei por nós. Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 15:56-57)
11. Portanto, faça uma grande quantidade de obras que exalte a Cristo, porque nenhuma é em vão. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58)


                 
                       Estudo Dirigido Para Grupos Familiares
                                   RESSURREIÇÃO

1. Você acredita mesmo que será ressuscitado? (JOÃO 11.25; 2CORÍNTIOS 4.14)
2. Leia ROMANOS 8.34. Por causa da ressurreição, Jesus ............ por nós, nós céus, diante de Deus. Que alento te traz disto saber?
3. Você, vez ou outra, se sente só ou pensa estar só. Como a ressurreição de Jesus fortalece você neste sentido? (MATEUS 28.20)
4. De onde vem o convencimento e, consequentemente, arrependimento de pecados, produzindo em nós nova vida? (ATOS 2:33, 5.31 )
5. É necessário que o Cristão dê bons frutos? (ROMANOS 7.4)
 6. Qual o nosso destino final, por causa da ressurreição de Cristo?  (1PEDRO 1.21, JOÃO 17.5,24)



sexta-feira, 18 de março de 2016

Boletim Informativo, 20 de março de 2016

O Juízo de Deus sobre o Brasil

            Como um pastor que crê na soberania de Deus sobre a história e também na sua direção providencial sobre cada evento e circunstância, eu não posso simplesmente declarar que vivemos um período de crise política, econômica, moral e agora judiciária. Eu reconheço que mais fundamentalmente vivemos um período de grave crise espiritual.
            Somos uma nação secularizada, distante de Deus, que se movimenta de modo hedonista e egoísta na busca dos seus próprios interesses. No cenário evangélico, de modo vergonhoso, vemos os teólogos da prosperidade com seus templos cheios, enquanto os pregadores do evangelho veem diminuir cada vez mais a assistência em seus templos. No sagrado ofício da política vemos mentiras, corrupções, roubos, ameaças e todo tipo de falcatrua que se possa imaginar. Nos lares temos assistido, estarrecidos, a quebra de valores fundamentais da constituição da família que, por sua vez, se revela na condição degradante da própria sociedade brasileira e por tudo isso cansamos, só não observamos que cansamos de nós mesmos e das nossas próprias mazelas, ou melhor, do nosso próprio pecado. Mas como sempre na história humana, é melhor gritar o erro do outro antes que vejam o nosso próprio.
            Veja, não sou contra as manifestações, pelo contrário, sou totalmente a favor e contra todo tipo de corrupção. Sou daqueles que dizem: Vá para as ruas já! Mas não adianta nada andarmos contra o governo se não cairmos, arrependidos, de joelhos, diante de Deus, em favor da nossa própria vida. João Calvino dizia: “Quando Deus quer julgar uma nação, ele lhes dá governantes ímpios”. Além disso, as Escrituras também dizem: (Prv 28:2 NVI) “Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato.”.
            O que temos visto é um juízo de Deus sobre nossa terra, por isso é tempo de clamarmos por justiça e é também tempo de nos arrependermos dos nossos pecados.


Avisos

Programação da Páscoa – Atenção
No próximo final de semana teremos nossa programação especial de páscoa. Na oportunidade, central e congregações se reunirão juntas para louvar ao Senhor Jesus pela sua vitória sobre a morte. Confira nossa Agenda:

25/3 - Sexta-feira        Culto Especial na Congregação Manancial às 19:30 horas
27/3 - Domingo          Culto da Ressurreição e celebração da Ceia do Senhor – 07:00h
                                    Café – 08:00
                                    Escola Dominical – 09:00

Culto noturno nas Congregações
Durante a noite as congregações realizarão seus cultos normalmente.                               

Estudo Bíblico de 5ª Feira
Esta semana, excepcionalmente, não termos o estudo bíblico na quinta-feira. A razão é porque na sexta-feira faremos nosso culto em conjunto na Congregação Manancial.
           
Reunião de Oração – Convocação
A IPB está convocando todos os irmãos para um dia de jejum e oração pela nossa pátria. Em nossa igreja separaremos o dia 22 de março, próxima terça-feira, para um dia de jejum e oração. Todos os irmãos são convocados a separarem esse dia para nos colocarmos diante do Senhor em oração. A noite, reunidos como igreja, encerraremos nosso período de jejum, na reunião de oração.

Departamental da SAF
Nossa reunião será amanhã, dia 21, na casa da nossa irmão D. Helena. O endereço é Rua Flocelo Alves, 100 – São Judas. Todas as sócias estão convocadas.

Falecimento
Registramos o falecimento, na cidade de Barroso, da jovem Luciana, irmã do Evang. Wanderlei. Ore pela vida dos irmãos enlutados.

Luau Caipira
No dia 09 de abril teremos nosso Luau Caipira para casais na chácara Vale do Sol. A programação será às 19:00h e o valor do ingresso é de R$ 20,00 por casal. Participe! Uma reunião alegre com dinâmicas, devocional e muita festa!


 Aniversariantes
24/03   Maria Dulce Sousa Santos     Manancial
24/03   Jander Reis Batista Fernandes           Alto da Estação




FÓRUM

P R O V I D Ê N C I A
(J. I. PAcker)

DEUS GOVERNA ESTE MUNDO

A sorte se lança no regaço,
mas do SENHOR procede toda decisão.

PROVÉRBIOS 16.33

 “As obras da providência de Deus são a mais santa, sábia e poderosa preservação e direção de todas as criaturas e de todas as ações” (Breve Catecismo de Westminster, P. 11). Se a criação foi um exercício único de energia divina ao fazer que o mundo existisse, a providência é um exercício contínuo da mesma energia, pela qual o Criador, de acordo com sua própria vontade, (a) mantém todas as criaturas como seres, (b) envolve-se em todos os eventos, e (c) dirige todas as coisas a seu fim determinado. O modelo é de orientação pessoal intencional com total e efetivo controle: Deus tem o comando completo deste mundo. Sua mão pode estar escondida, mas seu governo é absoluto.

Alguns têm restringido a providência de Deus à presciência sem controle, ou sustentação sem intervenção, ou supervisão geral sem preocupação com detalhes, porém o testemunho da providência, conforme formulado acima, é extraordinariamente preponderante.

A Bíblia ensina claramente o controle providencial de Deus (1) sobre o universo como um todo, Sl 103.19; Dn 4.35; Ef 1.11; (2) sobre o mundo físico, Jó 37; Sl 104.14; 135.6; Mt 5.45;  (3) sobre a criação irracional, Sl 104.21,28; Mt 6.26; 10.29; (4) sobre os negócios das nações, Jó 12.23; Sl 22.28; 66.7; At 17.26; (5) sobre o nascimento e o destino na vida humana, 1 Sm 16.1; Sl 139.16; Is 45.5; Gl 1.15,16; (6) sobre os sucessos e fracassos aparentes na vida dos homens, Sl 75.6,7; Lc 1.52; (7) sobre coisas aparentemente acidentais ou insignificantes, Pv 16.33; Mt 10.30; (8) na proteção ao justo, Sl 4.8; 5.12; 121.3; Rm 8.28; (9) suprindo as necessidades do povo de Deus, Gn 22.8,14; Dt 8.3; Fp 4.19; (10) dando respostas a orações,              1Sm 1.19; Is 20.5,6; 2Cr 33.13; Sl 65.2; Mt 7.7; Lc 18.7,8; e (11) na execração e punição do iníquo, Sl 7.12,12; 11.6. (L. Berkof, Teologia Sistemática, 3ͣ Ed., Luz Para o Caminho)

Uma clara noção sobre o envolvimento de Deus no processo universal e nos atos das criaturas racionais requer um conjunto complementar de afirmações, como: uma pessoa pratica uma ação, ou um evento é desencadeado por causas naturais, ou Satanás se manifesta – contudo, Deus prevalece. Esta é a mensagem do livro de Ester, em que o nome de Deus não aparece em parte alguma. Outra: fazem-se coisas que se opõem ao conselho da vontade de Deus – não obstante, elas cumprem seu propósito por meio dos acontecimentos (Ef 1.11). Outra: os humanos intentam fazer o mal – porém Deus, que superintende, usa suas ações para o bem (Gn 50.20; At 2.23). Outras: os humanos, só o domínio de Deus, pecam – entretanto Deus não é o autor do pecado (Tg 1.13-17); antes – Ele é seu juiz.

A natureza do envolvimento “simultâneo” ou ”confluente” de Deus em tudo o que acontece em seu mundo – sem violar a natureza das coisas, o avanço dos processos causativos, ou a livre intervenção humana – que faz com que sua vontade resultante ocorra, é um mistério para nós, mas o consistente ensino bíblico sobre o envolvimento de Deus é como afirmamos acima.

Dos males que infestam o mundo de Deus (perversidade moral e espiritual, desperdício de bens, desordens físicas e rupturas de um cosmos arruinado), podemos dizer em resumo que: Deus permite o mal (At 14.16); pune o mal com o mal (Sl 81.11,12; Rm 1.26-32); transforma em bem o mal (Gn 50.20; At 2.23; 4.27,28; 13.27;1 Co 2.7,8); usa o mal para testar e disciplinar aqueles a quem ama (Mt 4.1-11; Hb 12.4-14); e um dia Ele restaurará completamente o seu povo do poder e presença do mal (Ap 21.27; 22.14,15).

A doutrina da providência ensina aos cristãos que eles nunca estão sob o domínio de forças cegas (ventura, oportunidade ou sorte); tudo quanto acontece a eles é divinamente planejado, e cada evento é acompanhado de um novo chamamento à crença, obediência e regozijo, sabendo que tudo é para o bem espiritual e eterno de cada um (Rm 8.28).






ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES E CULTO DOMÉSTICO

Baseado na mensagem do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Ex. 20.13
“Não matarás”

            Esta semana retomamos nossa série de mensagens nos dez mandamentos tratando sobre a ordem para não matar.
            Inicialmente devemos nos lembrar que todos fomos criados à imagem e semelhança do nosso Deus. Isso significa que cada membro da raça, mesmo caído por causa do pecado, traz em si o reflexo da imagem de Deus, ainda que deformado.
            O assassinato é um pecado porque atenta contra a imagem de Deus refletida no próximo e toda forma de desvalorização da vida deve ser também vista como um atentado a esta imagem. Assim, pense:

1) Você já havia considerado que o assassinato é uma ofensa a imagem de Deus refletida no próximo? Como isso interfere na sua interpretação do mandamento?

2) Você acredita que exista alguma situação que justifique o aborto? Construa os seus argumentos pensando biblicamente.

3) Seria pecado, um policial cristão, no uso de suas atribuições, matar alguém? Por que?

4) Por que no Antigo Testamento havia pena de morte? Seria pecado defender a pena de morte hoje?

sexta-feira, 11 de março de 2016

Boletim Informativo, 13 de março de 2016

O CRISTÃO E A CRISE POLÍTICA BRASILEIRA
Rev. Cleverson Gilvan

            Sem sombra de dúvidas a crise política brasileira se tornou o assunto mais fomentado em todos os meios de comunicação disponíveis. Todos estão interessados nos passos da operação Lava Jato e, mais recentemente, nas proposições do Ministério Público do Estado de São Paulo. Enquanto tudo isso acontece, aqui e ali, nas redes sociais, cristãos se manifestam a favor ou contra o governo, e, por enquanto, sem considerar a natureza dessa manifestação, e tendo em vista a inviolável liberdade de consciência política, que não obstante não pode ser desprovida de inteligência e perspicácia, perguntamos: Qual deve ser a postura do cristão diante desse quadro?
            Partimos de uma proposição bíblica e confessional que declara que devemos interceder por todos os que se acham investidos de autoridade (1ª Tm. 2.1-2). O cristão deve piedosamente colocar-se diante do Senhor como quem reconhece que Ele, fundamentalmente, é quem governa sobre todas as coisas, inclusive sobre os políticos. Por mais caótico que pareça o momento, Deus está governando cada circunstância.
            Em segundo lugar devemos lembrar que nosso compromisso maior não é com nenhum partido político, somos cidadãos do Reino de Deus e é pelos seus valores e princípios que devemos pautar nossas vidas. Lembre-se de Pedro e João no Sinédrio ensinando que antes importa obedecer a Deus do que aos homens. Por mais apaixonado que você seja por este ou aquele político, você deve ser fiel ao Senhor a ponto de se afastar de todo aquele que não se coaduna com a justiça do Reino de Deus. E, desta ideia, desdobra-se um terceiro elemento, como veremos.
            Assim, em terceiro lugar, lute pelo que é justo e verdadeiro. Atenha-se aos fatos documentados e não a fofocas ou ilações. Então, ore pelos juízes, pelos promotores, pelos advogados e rogue ao Senhor para que apenas a verdade prevaleça.
            E por último, não permita que as paixões políticas roubem a graça que o evangelho traz a expressão do cristão. Então, ao falar sobre esses assuntos, fale com temor, serenidade, seriedade e respeito. E não se esqueça: quem clama por justiça também deve clamar por misericórdia.

Avisos

Estudo Bíblico
No mês de março os estudos bíblicos estão sob a responsabilidade do Rev. Everton César. Participe conosco destes momentos de crescimento no estudo da Palavra de Deus.

Reunião de Oração
Na próxima terça-feira a reunião de oração será de responsabilidade da nossa UCP. Convidamos todas as crianças a participarem conosco deste momento de oração. Sempre às 19:30 horas.

Agradecimento – Rev. Cleverson Gilvan
Por meio desta nota agradeço ao Senhor e a Igreja Presbiteriana de Patrocínio pela oração e pelo apoio devotado a mim no início desta caminhada. Graças a Deus concluímos o primeiro, dos doze módulos do nosso doutorado no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. É uma longa caminhada, mas na companhia de irmãos queridos, será uma abençoada caminhada. Nosso primeiro módulo versou sobre o uso do Antigo Testamento no Novo Testamento.


Reunião do Conselho
Na próxima quarta-feira teremos nossa reunião do conselho da igreja. Todos os presbíteros estão convocados para os reunirmos às 19:30 horas, na sala de reuniões.

Aniversariantes da Semana
“Graças dou por esta vida!”

15/03
Davi Borges Mescua
Central
3517-0406
15/03
Artur Silva Araujo
Filadélfia
9940-2449
16/03
Natanael Rodrigues
Central
9109-2225
17/03
Decarla Gonçalves de Menezes
Alto da Estação

18/03
Fabrício Rodrigues Lima
Central
9902-7858
18/03
Betania Martins  Chagas de Paula
Filadélfia

18/03
Cristina Abadia cortes Rodrigues
Filadélfia
8829-2012
19/03
Elba Silva Alves
Central
8855-3973
19/03
José Humberto Coelho
Filadélfia
3832-5268
19/03
Wellington Humberto Coelho
Filadélfia
3832-5268
19/03
Carollina Bouzan Gonçalves
Filadélfia
3832-0047

Intercessão – Orai sem cessar!

Ajude-nos a manter esta lista de oração atualizada. Se involuntariamente omitimos algum nome informe a secretaria da igreja

·         Unias – Tio do Fernando Meireles – sofreu um AVC
·         Isabel – irmã do Dc. Josué – Tratamento de saúde
·         Eclair – Tratamento de saúde
·         Leivi – saúde

UPA
Atenção adolescentes!!! Nossos trabalhos já recomeçaram e queremos ver você conosco... Você que tem entre 12 e 17 anos, seu lugar é aqui!!! Ontem tivemos uma excelente programação na casa dos Conselheiros Rev. Cleverson e Marly, com louvor, estudo, dinâmicas, comunhão e lanche... Lá, foi apresentado o nosso Tema anual: "Meu jeito de olhar" e os subtemas para o decorrer do ano: Meu jeito de olhar DEUSMeu jeito de olhar a CRIAÇÃOMeu jeito de olhar os VÍCIOSMeu jeito de olhar o PRÓXIMO... No próximo sábado, teremos uma programação evangelística em conjunto com a federação (FAAP). No decorrer da semana divulgaremos maiores informações nas redes sociais! Fique ligado #VemPraUPA


Ceia do Senhor
Lembramos aos irmãos que a ceia do Senhor no mês de março será ministrada no culto da páscoa. Nosso culto será no dia 27 de março às 07:00 da manhã. Logo após teremos nosso café comunitário e a Escola Dominical com a participação de todas as Congregações.


sexta-feira, 4 de março de 2016

Boletim Informativo, 06 de março de 2016

A Glória do Inferno
por
Edward Donnelly



Devemos lembrar também que o inferno existe para a glória de Deus. Propriamente entendido, ele não deveria ser um embaraço para nós. Não precisamos falar sobre ele em murmúrios ou desejando que ele não existisse. No inferno, e nós podemos dizer isso somente com temor e reverência, a glória de Deus será desvelada em novas e espantosas formas. Sua autoridade imperial será vista mais claramente do que jamais tem sido possível antes. Novos aspectos da Sua santidade e justiça serão revelados para o Seu maravilhado povo.
Nós podemos ousar crer nisso, pois a Escritura assim ensina. O último livro da Bíblia nos mostra os habitantes sem pecado do céu louvando e dando graças a Deus pelo inferno...
...Todavia, Deus está perto daqueles no inferno, pois Ele está presente lá, em Sua ira. O inferno é onde Deus derrama Sua ira sobre os condenados, não apenas no julgamento inicial, mas para sempre, pessoal e ativamente. Aqueles que estão no inferno verão Deus em Sua santa fúria. Eles serão compelidos a encarar o Juiz deles, incapazes de fechar os seus próprios olhos. A visão dEle, intoleravelmente dolorosa, será a condenação e a punição deles.
...A essência do fogo do inferno é a ira de um santo Deus, o justo furor em chamas do Senhor. A Sua “fúria é derramada como fogo” (Naum 1:6), uma poderosa liberação de ira, irrefreável e indescritível. Os incrédulos ridicularizam a ideia de um inferno de fogo. Parece-lhes absurdamente melodramática e “ultrapassada”. Mas eles mudarão as suas opiniões. No inferno eles não mais rirão das chamas literais. Eles sentirão saudades delas. “Se ao menos a punição fosse com óleo em ebulição ou com bronze em chamas”, eles clamarão. “Se ao menos fosse tão suportável quanto isso!”.

Edward Donnelly, Heaven and Hell,
(The Banner of Truth Trust, 2001), p. 24, 41-42.
Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto




Estudo Bíblico
Durante o mês de março os estudos bíblicos estarão sob a responsabilidade do Rev. Everton. Participe dos nossos momentos de estudos da Palavra de Deus.

Curso Rev. Cleverson em São Paulo
Esta semana o Rev. Cleverson estará em São Paulo para o primeiro módulo do seu curso no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. Ore por ele, por sua viagem e por sua família!

Conselho Missionário
O Conselho Missionário está incentivando as classes da Escola Dominical a participarem desse ministério. Cada classe terá uma tarefa a cumprir:
- Maternal I, II e Jardim - Cofrinhos Missionários.
- Primário: Patsy Oxner Brasileiro
- Intermediário: Rev.Beijamim B. Bernardes
- Adolescentes: Rev. Marco Antonio
- Jovens: Rev. José Martins
- Adultos: Jhon Boyle
Equipe Cons. Missionário: Marcos Lacerda, Fani, André, Neuza e Rev.Salvador.

Aniversariantes
06/03
Daniele Wenceslau da Silva
Alto da Estação

07/03
Julio Cesar Dornelas
Filadélfia

08/03
Maria Aparecida Cordeiro
Filadélfia
8719-2810
09/03
Daiane Abadia de Andrade Queiroz
Central
8834-9097
12/03
Luci Vieira Amaral dos Santos
Filadélfia
8864-9522
12/03
Otoniel Antonio da Silva
Filadélfia
3832-4375
12/03
Rosaria do Rosário
Filadélfia


Projeto Ana
A reunião de oração da próxima terça-feira está sob a responsabilidade da SAF – Projeto Ana. Venha interceder pelas famílias de nossa igreja.

CATECÚMENOS 2016
Nossa classe de catecúmenos vai retomar suas atividades. Se você deseja fazer sua pública profissão de fé e ser recebido pelo batismo, procure o Pb. Natanael Rodrigues e matricule-se já na nossa nova classe 2016.

Grupo de Discipulado
Alguns irmãos têm desejado participar de um novo grupo de discipulado que será dirigido pelo Rev. Cleverson. Se você tem o desejo de participar desse grupo de discipulado, procure o Rev. Cleverson

Material Escolar – caixa da alegria!
Colabore com a campanha de arrecadação de material escolar promovida pelas SAFs da nossa igreja. Doe lápis, borracha, caderno, caneta e outros materiais de uso comum. Encaminhe suas doações para a secretaria da igreja.

Intercessão – Orai sem Cessar!

Ajude-nos a manter esta lista de oração atualizada. Se involuntariamente omitimos algum nome informe a secretaria da igreja

·         Unias – Tio do Fernando Meireles – sofreu um AVC
·         Isabel – irmã do Dc. Josué – Tratamento de saúde
·         Eclair – Tratamento de saúde
·         Leivi - saúde



Fórum

O Cedro e o Cardo
Rev. Ricardo Mota

“Então, Amazias enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vem, meçamos armas. Porém Jeoás, rei de Israel, respondeu a Amazias, rei de Judá: O cardo que está no Líbano mandou dizer ao cedro que lá está: Dá tua filha por mulher a meu filho; mas os animais do campo, que estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo. Na verdade, feriste os edomitas, e o teu coração se ensoberbeceu; gloria-te disso e fica em casa; por que provocarias o mal para caíres tu, e Judá, contigo? Mas Amazias não quis atendê-lo. Subiu, então, Jeoás, rei de Israel, e Amazias, rei de Judá, e mediram armas em Bete-Semes, que está em Judá. Judá foi derrotado diante de Israel, e fugiu cada um para sua casa. Jeoás, rei de Israel, prendeu Amazias, rei de Judá, filho de Joás, filho de Acazias, em Bete-Semes; e veio a Jerusalém, cujo muro ele rompeu desde a Porta de Efraim até à Porta da Esquina, quatrocentos côvados. Tomou todo o ouro, e a prata, e todos os utensílios que se acharam na Casa do SENHOR e nos tesouros da casa do rei, como também reféns; e voltou para Samaria." 2 Reis 14.8-14  

Amazias estava se achando... Começou a reinar em Jerusalém com 25 anos. Logo deu ordens para que matassem os assassinos do seu pai Joás. Ele feriu dez mil edomitas no vale do Sal, mudou nome de cidades e tudo mais. Então voltou os olhos para seus irmãos israelitas, quando Jeoás era rei e o desafiou. “Vamos medir as nossas armas” disse ele. Apesar de Jeoás, rei de Israel, não ter feito o que era reto perante os olhos do Senhor e, espiritualmente, não ser como Amazias, rei de Judá, Jeoás se mostrou mais sábio. Ao receber o recado desafiador e ameaçador de Amazias, Jeoás mandou um recado em forma de parábola. Comparou o Cardo e o Cedro do Líbano. Jeoás comparou Amazias ao Cardo, uma planta comum naquela região, que cresce nos locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos. O cardo é uma planta pequena e frágil com uma flor delicada apoiada no caule oscilante. Segundo a parábola de Jeoás, o cardo queria casar-se com a filha do cedro do Líbano. Veja que disparidade! Um cardo casar-se com a filha do Cedro? O cedro do Líbano é uma árvore majestosa, cuja madeira homogênea e aromática é utilizada em grandes construções, naquela época sua casca tinha uso e fins medicinais. Os animais então passaram e pisaram o cardo, destruindo-o com extrema facilidade. Com tal parábola, Jeoás deixou claro para Amazias que o seu coração estava envaidecido por ter derrotado os dez mil edomitas. O conselho irônico de Jeoás a Amazias foi: curta sua vitória em casa. Mas, não adiantou. Amazias não atendeu às palavras de Jeoás. Mediram, pois, as armas em Betes-Semes. O resultado foi ruim para Judá. Amazias foi derrotado, o “cardo” foi pisado. Amazias foi preso e seu tesouro foi levado como despojo para Samaria. Um coração soberbo sempre traz resultados terríveis. O ensoberbecimento surge devido à má interpretação dos fatos. As conquistas alcançadas, a beleza exibida, o perfume exalado, o elogio recebido podem ser armadilhas se não forem interpretados corretamente. Amazias era jovem, forte e poderoso. Vingou o sangue de seu pai, derrotou dez mil edomitas e, então, pensou: eu sou o cara. O Senhor Jesus falou sobre a virtude de depender totalmente de Deus, de não se pensar de si mesmo, mais do que convém. Ele disse: “Bem-aventurado o pobre de espírito, porque dele é o reino de Deus” (Mateus 5). Ser pobre de espírito não é ser ignorante ou andar maltrapilho. Ser pobre de espírito é ser totalmente dependente de Deus. O coração constrangido e contrito, Deus não despreza, mas, o soberbo se mantém longe de Deus. Somos cardos, necessitados da proteção de Deus.


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES E CULTO DOMÉSTICO

Baseado no Estudo Bíblico de 5ª Feira na Central – Rev. Cleverson

Texto: Mateus 25.34, 41
Tema: Os Destinos Eternos

            Só existem dois lugares onde o homem pode passar a eternidade: Ou no Novo Céu e na Nova Terra, ou no lugar reservado por Deus para a condenação do diabo e dos seus anjos – o lago de fogo.
            Você já parou para pensar na seriedade desta mensagem? E no quanto ela é oportuna? Enquanto muitas pessoas vivem como se nenhum tipo de juízo fosse recair sobre suas vidas, Deus no ensina que, em breve, o Seu Filho Jesus Cristo voltará para julgar o mundo e proclamar os destinos eternos de todos os seres humanos de todos os tempos da história. Você está preparado?

1) O que Mt. 25.34 diz acerca dos que serão salvos?

2) O que Mt. 25.41 diz acerca dos que forem condenados?

3) Como você acredita que essa sentença será sentida pelas pessoas?

4) De que maneira a igreja deve se portar diante dessa mensagem?

5) Leia o texto da capa do boletim e comente suas impressões sobre o mesmo.