sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Boletim Informativo, 18 de setembro de 2016

Mais cheio do Espírito Santo de Deus

Rev. Cleverson Gilvan

            Uma das palavras mais importantes da epístola que Paulo escreveu aos Efésios é a que diz que devemos nos encher do Espírito – Ef. 5.18. Paulo reconhece naquele verso que nada deve exercer controle sobre nossa vida, a não ser o próprio Espírito de Deus. Contudo, é importante que se diga que esse controle é mais ou menos sensível na vida do crente, dependendo diretamente do quanto ele tem do Espírito em sua vida.
            Crentes que não se dedicaram à oração e à Palavra não são cheios do Espírito. São conduzidos, muitas vezes, por suas vis paixões e por desejos incompatíveis com a nova vida em Cristo. Eles não têm prazer nas coisas do Senhor e se sentem cansados da comunhão dos santos, preferindo muitas vezes o mundo aos céus. Estes vivem sua religiosidade conforme seu próprio prazer e deleite. Querem ouvir uma boa palavra, um bom estudo e procuram quase que exclusivamente exercitarem suas mentes infrutíferas com discussões inúteis.
            Mas, por outro lado, crentes que perseguem o enchimento do Espírito Santo são sempre conscientes da sua miséria e clamam ao Senhor por serem mais cheios do seu Espírito. Eles sabem que precisam sempre mais, por isso, travam uma luta espiritual em oração e meditação na lei do Senhor,  que lhes dá prazer na sua Palavra. Além disso não vivem um cristianismo meramente contemplativo e reflexivo, antes querem ser servos, cumprindo toda a vontade do Senhor e anunciando Jesus aos que ainda permanecem nas trevas.
            A questão crucial, portanto, é a seguinte: Que tipo de crente você deseja ser? E o que você vai fazer para ser o que você deseja ser? Lembre-se que Deus pode transformá-lo num crente cheio do seu Espírito e pode te levar uma experiência mais elevada com o seu Filho Jesus Cristo.

Avisos

Reunião de Oração
Nesta terça-feira a nossa reunião de oração será dirigida pela nossa UCP. É um momento especial na vida de nossas crianças e de toda igreja. Venha orar conosco!

Aniversário da Igreja Presbiteriana Filadélfia – Monte Carmelo
Nesse final de semana o Rev. Cleverson e família estão participando das celebrações alusivas ao aniversário da IPB Filadélfia em Monte Carmelo. Ore pelos trabalhos naquela igreja e pela viagem dos nossos irmãos.

Escola Dominical e Culto na Central
Hoje pela manhã o professor da classe adultos é o Rev. Salvador e o pregador do culto a noite será o Rev. Everton.

Ceia na Matinha
Pela manhã o Rev. Everton está ministrando a ceia na Congregação da Matinha.


Aniversariantes
18/09
Felix da Costa Vicente
Filadélfia
8879-1515
19/09
Vanessa Cristina A.R. Matos
Central

20/09
Davi Chagas dos Reis
Central

20/09
Marcos Antonio de F. Junior
Alto da Estação

21/09
Daniel dos Reis Neto
Central
3831-2501
21/09
Sandra O. Sanarelli Chagas
Filadélfia
9910-8242
22/09
Daniel dos Reis
Central
3831-6874
22/09
Thaís Queiroz França Santos
Filadélfia
8846-4560
24/09
Poliana
Matinha




INTERCESSAO
- Maria Conceição Fonseca (mãe Rev. Salvador,) – saúde
- Miguel vieira naves, pai Lazara naves – saúde


SAF em Revista
Agradecemos as amadas irmãs que assinaram a SAF em revista neste ano. Agora já é hora de renovar para 2017, no valor de R$ 24,00 a assinatura anual. O pagamento é até 29/10 com Ana Maria.

Palavra de gratidão
Nossa gratidão a Deus e aos irmãos que nos acompanharam em oração, no IV Encontro da Mulher Presbiteriana, Caldas Novas, de 8 a 11 de setembro. Nossa Federação foi representada pelas irmãs Soraya (Araxá), Marly Moreira, Ana Maria. No Encontro tivemos aproximadamente 2500 mulheres de todas as regiões do Brasil.






Dez Coisas Para Fazer Durante o Sofrimento
                                                                         Ed Welch

Todos nós sofreremos, disto não há dúvida. O mais estranho, então, é que estamos sempre despreparados para enfrentá-lo. Com isto em mente, um exercício útil é rememorar as Escrituras e identificar o que a Palavra de Deus pode nos dizer e orientar quando as coisas seguem difíceis.

Vai, aqui, minha atual lista de dez coisas que fazer enquanto sofro (lista sempre sujeita a aperfeiçoamentos)

1. Não se surpreenda com o sofrimento (1Pe 4.12). O Filho de Deus sofreu, então sofrerão, assim, todos os que O seguirem. Você não será poupado de sofrimentos que o mundo experimenta, mas você participará neles, tanto para beneficio do mundo, como para o seu próprio;

2. Viva pela fé veja o invisível (Hb 2.2). Olhos naturais não são suficientes. Seus olhos dirão a você que Deus está longe e em silêncio. A verdade é que Ele esta perto – invisível – mas perto. Ele se compadece daqueles que como Ele sofreu. Então suplique por ajuda quanto ao modo espiritual de ver as coisas. Sonde as Escrituras. Conte com outros irmãos para ajudá-lo a orar e a lembrar você da Verdade, em Cristo. Peça ao Deus do Conforto para confortá-lo;

3. O sofrimento revelará o que está realmente no seu coração. Ele provará você (Tg 1.12). Para onde você se volta quando sob provas? Você se volta pra Jesus ou pra si mesmo?;

4. Deus é Deus, você não é (Jó 38-42). Isto é o que importa. Humildade e submissão diante do Rei poderão acalmá-lo em algumas de suas mais inquietantes questões;

5. Confesse seus pecados. Não há nada novo aqui; é uma característica normal da vida diária. Contudo, confessar sempre nos ajuda a ver a Cruz de Jesus de um modo muito mais claro. É a maneira mais rápida de ver o amor sempiterno e generoso de Deus (Hb 12); 

6. Mantenha seus olhos nas Escrituras quanto ao Servo Sofredor. Ele compartilhou de seu sofrimento, assim, também, você poderá participar dos Dele. (Is 39-53, Jo 10-21);

7. Fale honesta e frequentemente com o Senhor. Isto é muito importante. Apenas fale, exprima sua dor, tenha alguém a ler contigo um Salmo e diga, ainda que fraco, “Amém”;

8. Espere conhecer Deus de um modo muito melhor, enquanto neste deserto. Pois este é o modo habitual com que Ele trabalha com seu povo (Fp 3.10-11);

9. Converse com aqueles que tiveram algum tipo de sofrimento, leia seus livros, pare para ouvi-los. Você não está sozinho. Insista em se comover, com compaixão, enquanto ouve outras histórias de sofrimento;

10. Olhe pra frente. Precisamos de uma visão espiritual para o que está acontecendo agora e para onde o universo está se dirigindo. Estamos em uma peregrinação que terminará no templo de Deus (Sl 84)
Eu tenho notado que, durante tempos difíceis, conseguimos mais ouvir nossas próprias palavras se repetindo do que conseguimos ouvir as palavras ditas por outras pessoas. Sendo assim, passei a autorizar, permitir que minha esposa, filhos e quaisquer outras pessoas, falem essas coisas comigo, quando meus sofrimentos estiverem me oprimindo.

* Edward T. Welch, é conselheiro e membro do corpo docente no CCEF (Christian Counseling and Educational Foundation). Obteve seu Pós-Doutorado em Aconselhamento (Neuropsicologia) na Universidade de Utah e seu Mestrado no Biblical Theological Seminary. Ed tem aconselhado por mais de 30 anos e escrito, extensivamente, sobre depressão, medos e vícios.

Tradução: Everton C. A. Oliveira
03 de Abril de 2014.






ESTUDO DIRIGIDO PARA CULTO DOMÉSTICO

Baseado na Mensagem do Rev. Everton César na Igreja Central

Texto: Hebreus 12.3-11


O autor da Carta aos Hebreus, no capitulo 13, verso 22, sinaliza seu propósito na escrita da carta como uma “palavra de exortação”, ou seja, o que ele disse, até então, tinham implicações práticas na vida cristã pela fé. A finalidade, portanto, foi e é mostrar que é imperativo o cristão encontrar todas as suas necessidades e recursos em Jesus Cristo, o único capaz de prover tudo o que é para esta vida e para a do porvir. Como, então, estamos na realidade da promessa de Deus, Jesus Cristo, devemos tomar nosso lugar como um filho maduro e perseverar em meio aos sofrimentos e provações, dia-a-dia, olhando tão somente para Aquele que sustenta todas as coisas pela palavra do Seu Poder: JESUS!

Nesta semana, especialmente trataremos do sofrimento / castigo / dificuldade / necessidade na vida do filho de Deus. O melhor dos filhos de Deus pode precisar de disciplina. Sofrimento é uma marca da filiação. É uma disciplina para a maturidade. Deus permite a todo cristão experimentar sofrimento de forma que possam desenvolver sua santidade. Muito embora a disciplina de Deus pareça difícil por um tempo, ela, “ao depois”, produzirá santidade (aperfeiçoamento) naqueles que perseverarem em segui-LO.

Perguntas relacionadas diretamente ao texto e contexto:

  1. Como você tem enfrentado as “questões” de sua vida? Você tão somente tem sido refém das circunstâncias ou nestas vê Propósitos Divinos? (v. 5, 6, 9, 10 e 11)

  1. Em nossas igrejas, geralmente, o termo disciplina, chega muitas vezes, provocar ojeriza, claro, por equivoco ou mesmo desconhecimento. O que é a Disciplina do SENHOR? Qual seu principal propósito? (vv. 4-10 x Romanos 8.28-29)

Questão extra:

  1. Lembremos um pouco de nossa infância(...) Traga seus casos e traquinagens. Qual o valor das repreensões, correções e castigos dados por seus pais na formação do seu caráter? Analise com que seriedade nossa geração tem considerado: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Ef 6.4)?   



Nenhum comentário:

Postar um comentário