sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Boletim Informativo, 07 de agosto de 2016

68 ANOS DE ORGANIZAÇÃO E UMA HISTÓRIA CENTENÁRIA

Rev. Cleverson Gilvan

            A Igreja Presbiteriana de Patrocínio foi organizada em 28 de julho de 1948, contudo, a história do presbiterianismo patrocinense é bem mais antiga e, desse modo, reconhecemos que a mais de um século Deus vem derramando suas bênçãos nesta terra através do ministério da igreja Presbiteriana.
            O primeiro pastor designado para o campo de Patrocínio foi o Rev. Alberto Zanon no ano de 1909. O campo era incipiente e não havia ali convertidos. Não se pode precisar o tempo exato da visita do pastor ao campo. Contudo, os primeiros convertidos registrados nos relatório da missão, surgiram em 1919,  data que pode ser oficialmente considerada como o marco inicial dos trabalhos da Igreja Presbiteriana em Patrocínio. A primeira convertida em Patrocínio foi a senhora Maria Amélia da Silva, evangelizada pelo casal recém chegado em Patrocínio Miguel Guimarães (Fabião) e D. Roberta.
            No entanto, apenas quatro anos depois da primeira conversão foi realizado o primeiro culto público, em 1923, dirigido pelos missionários Revs. Alva Hardie, Roberto Davin e Eduardo Lane. O culto foi realizado no antigo cinema popular de Patrocínio, que ficou repleto. Os missionários ficaram entusiasmados com a receptividade e a hospitalidade do povo patrocinense.
            No ano seguinte (1924) o Dr. Alva Hardie escolhe Patrocínio como o centro do campo missionário e se mudou para a cidade juntamente com sua esposa D. Kate e os filhos Helena e Carlos, residindo na antiga praça do Rosário.
            De lá pra cá o trabalho presbiteriano se solidificou. Organizou-se a Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana de Patrocínio (1926), fundou-se o Instituto Bíblico Eduardo Lane (1933), organizou-se a Igreja Presbiteriana de Patrocínio (1948). E além disso outras igrejas foram organizadas: Igreja Presbiteriana Gestsemani (Esmeril), Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino, Igreja Presbiteriana Sertãozinho, Igreja Presbiteriana Morada Nova e, mais recentemente, nossa neta, a Igreja Presbiteriana Serra Negra. A Igreja Central ainda conta com os campos das Congregações Filadélfia, Matinha, Alto da Estação e Manancial.
            Por tudo isso rendemos graças ao Senhor pela vida de nossa igreja.

Avisos

Coral do IBEL
Agradecemos ao coral do IBEL pela participação nas celebrações dos 68 anos de organização de nossa Igreja. Deus abençoe a vida de cada irmão.

Rev. Roberto Brasileiro
Louvamos a Deus pela vida do Rev. Roberto Brasileiro, mensageiro destes 68 anos e filho querido de nossa igreja.

Celebração da Ceia do Senhor
Durante o culto noturno participaremos da celebração da Ceia do Senhor com a presença de todas as congregações.

Reunião de Oração
Esta semana a reunião de oração será dirigida pela SAF. Lembramos que toda segunda terça-feira do mês temos o nosso projeto ANA, um tempo de oração pelos filhos e pela família.

Oficina de Artes
Na próxima terça-feira retomaremos nossas atividades da Oficina de Artes. Nossas aulas são sempre às terças-feiras, a partir das 13:30h.

Nasceu o Gabriel!
Louvamos a Deus pela vida do Gabriel, filhos dos nossos irmãos Carlos e Débora. Que Deus abençoe a vida deste pequenino! “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.” (Slm 127:3 NVI)

Intercessão
Continuamos suplicando as bênçãos de Deus sem cessar!

Milca – filha da Valda
Oficiais da Igreja – pastores, presbíteros e diáconos.

Aniversariantes da Semana
07/08
Milca Betania Silva Araujo
Central
3831-8679
09/08
Justino Moreira
Filadélfia
9132-5054
09/08
Edna Aparecida da S. Carvalho
Alto da Estação

10/08
Marly Aparecida da S. Moreira

3831-2868
11/08
Thaisa Fernandes de Cordeiro
Filadélfia







Fórum

A Verdadeira Igreja
J. C. Ryle

Desejo que você pertença à verdadeira igreja, fora da qual não existe salvação. Não estou perguntando: “Aonde você vai aos domingos?” Simplesmente quero saber: “Você pertence à verdadeira igreja?” Onde se encontra esta igreja? Quais suas características? Que marcas podem identificá-la? Talvez você faça estas perguntas. Preste atenção, lhe apresentarei algumas respostas.

1. A verdadeira igreja é constituída de todos os crentes no Senhor Jesus. É formada por todos os eleitos — homens e mulheres convertidos, verdadeiros cristãos. Em todo aquele que é capaz de reconhecer a eleição de Deus, o Pai, a aspersão do sangue de Deus, o Filho e a obra santificadora de Deus, o Espírito Santo — neste podemos ver um membro da verdadeira igreja de Cristo.

2. A verdadeira igreja possui membros que manifestam as mesmas características. Todos foram nascidos de novo por intermédio do Espírito Santo; possuem “o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor, Jesus Cristo”, bem como santidade em sua vida e conversa. Todos odeiam o pecado e amam a Cristo. (Adoram-No de maneiras e formas diferentes: alguns utilizam orações escritas, outros, as suas próprias palavras; alguns adoram ajoelhados, outros, em pé; mas todos adoram com todo o seu coração.) São guiados pelo Espírito Santo, edificam sua vida espiritual sobre o mesmo fundamento e aprendem sua religião de um único Livro — a Bíblia. Todos centralizam-se na mesma pessoa — Jesus Cristo; podem agora cantar unânimes, com inteireza de coração: “Aleluia!”, e responder a uma voz: “Amém, Amém”.

3. É uma igreja que não depende de qualquer ministro do evangelho, ainda que ela valoriza muito aqueles que o pregam a seus membros. A vida espiritual deles não está atrelada à sua membresia na igreja local, ou ao seu batismo, ou à sua participação na Ceia do Senhor, embora valorizem grandemente estas coisas, quando elas são realizadas. A verdadeira igreja possui apenas um Cabeça, Pastor e Bispo — Jesus Cristo. Somente Ele, por intermédio de seu Espírito, recebe os membros desta igreja, embora os ministros do evangelho mostrem-lhes a porta. Enquanto Ele não abrir a porta, nenhum homem poderá fazê-lo — nem bispos, nem presbíteros, nem concílios ou sínodos. Quando o homem se arrepende e crê no evangelho, neste momento ele se torna membro desta igreja. Assim como o ladrão arrependido, o homem que se arrepende e crê talvez não tenha ocasião para ser batizado. Mas ele tem algo que é superior a qualquer batismo: o batismo do Espírito. Talvez ele não possa receber o pão e o vinho na Ceia do Senhor, mas se alimenta do corpo e do sangue de Cristo por meio da fé que a cada dia ele manifesta; e nenhum pastor ou sacerdote é capaz de impedi-lo. Homens consagrados ao ministério podem excomungá-lo e privá-lo da participação nas ordenanças exteriores da igreja professa; no entanto, todos os homens do mundo não são capazes de expulsá-lo da verdadeira igreja. A existência da verdadeira igreja não depende de formas, cerimônias, grandes edifícios, púlpitos, vestes, instrumentos musicais, talentos, dinheiro, reis, governos, magistrados ou qualquer atos de favor da parte dos homens. Ela tem sobrevivido e permanecido mesmo quando todas essas coisas lhe foram retiradas. A verdadeira igreja tem sido expulsa para os desertos ou para as cavernas e antros da terra, por aqueles que deveriam ter sido seus amigos. Sua existência não depende de nada, exceto da presença de Cristo e do Espírito Santo. E, se Eles estão sempre ao lado da igreja, esta não poderá desaparecer.

4. A verdadeira igreja tem o direito bíblico de honra e privilégios no presente e as promessas da glória eterna, no futuro. Ela é o corpo e o rebanho de Cristo, a família e a casa de Deus; é o edifício construído por Deus e o templo do Espírito Santo. Ela é a igreja dos primogênitos, cujos nomes estão arrolados nos céus. A verdadeira igreja é o sacerdócio real, a nação eleita, o povo que pertence exclusivamente a Deus, a herança adquirida, a habitação de Deus, a luz do mundo, o sal e o trigo da terra. É a “santa igreja católica”, do credo apostólico, a “igreja católica e apostólica”, do credo niceno. A verdadeira igreja é aquela para a qual o Senhor Jesus prometeu: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”; e: “Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 16.18; 28.20).

5. É a única que possui verdadeira unidade. Seus membros concordam unanimemente em todas as grandes verdades do cristianismo, pois o Espírito Santo os instrui. No que diz respeito à pessoa de Deus, de Cristo e do Espírito Santo e no que se refere ao pecado, a seus próprios corações, à fé, ao arrependimento, à necessidade de santidade, ao valor da Bíblia, à importância da oração, à ressurreição e ao julgamento vindouro — em todos estes assuntos, eles possuem o mesmo pensamento. Converse com três ou quatros dentre eles, que não conhecem um ao outro, dos mais remotos lugares da terra; verifique separadamente suas opiniões sobre estes assuntos: descobrirá que todos demonstram o mesmo entendimento.

6. É a única igreja que possui a verdadeira santificação. Seus membros são santos, não apenas porque professam e têm esse nome ou porque, devido à sua caridade, os outros o reputam como santos. Eles realmente são santos em atitudes, vida e verdade. Todos eles se conformam à imagem de Jesus Cristo. Nenhum homem ímpio pertence a esta igreja. (continua...)






Nenhum comentário:

Postar um comentário