sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Boletim Informativo, 01 de novembro de 2015

Vem aí nosso Mãos e Coração!

            No próximo final de semana teremos nosso 3º Mãos e Coração. Cremos que essa será mais uma grande oportunidade que Deus nos concederá de investirmos no departamento de educação cristã de nossa igreja, mas também, uma excelente oportunidade de equiparmos os pais para a tarefa de educação cristã de seus filhos. Aliás, em tempos tão conturbados como os nossos essa necessidade se impõe de forma imperiosa.
            Todos os dias somos bombardeados por uma série de informações que tem como propósito desconstruir os fundamentos da nossa família. Assim, os pilares da boa educação cristã vem sendo atacados ferozmente pelos opositores do Senhor. São sugestões malignas apresentadas através de projetos de lei, de festas culturais como o Halloween – ou o dia das Bruxas e a diluição dos valores bíblicos através de um sincretismo religioso e moral sem precedentes. Contudo, o mais impressionante é a capacidade (ou falta dela) dos cristãos de conviverem com graves discrepâncias como se elas fossem compatíveis. Isto inclusive nos leva a concluir que um dos males dos nossos dias é que as pessoas convivem com ensinos antagônicos como se eles pudessem ser admitidos na mesma fé, ou ainda como diziam alguns: Hoje, as pessoas acendem uma vela para Deus e outra para o diabo sem nenhum constrangimento.
            Então clamamos: FIAT LUX! (faça-se a luz) nos corações e nas mentes cauterizadas pelo pecado e pelo modo de pensar dos nossos tempos. Que em nossos púlpitos, com poder, brade a voz dos pregadores contra o pecado que tenazmente nos assedia e que nos corações dos cristãos volte novamente o fervor que os leva para longe do mundo rompendo com todas as coisas que o Senhor abomina. Que os cristãos recobrem a coragem de dizer não independente do preço que tenham que pagar e também tenham seus olhos abertos para perceber as artimanhas do inimigo que são colocadas diante de nós.
            Nosso treinamento Mãos e Coração é mais uma ferramenta que o Senhor coloca ao alcance de nossos mãos! Invista nele e faça isso participando! E que nossa igreja seja também um referencial missionário para a evangelização das crianças.

Avisos

Celebração da Ceia do Senhor
Por ocasião do culto noturno participaremos da celebração da Ceia do Senhor. Prepare-se em oração para esse momento tão especial da vida da igreja.

Rev. Salvador – Cirurgiado em São Paulo
Nosso querido irmão e pastor Rev. Salvador foi cirurgiado na última quinta-feira no hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo. Ele se submeteu a uma cirurgia cardíaca, mas vem se recuperando dentro do previsto. Continuemos em oração pelo seu pronto restabelecimento.

Atenção Sociedades Internas – Central e Congregações
Já é tempo de providenciarmos as eleições para as diretorias 2016. Solicitamos aos irmãos que tão logo realizem suas eleições comuniquem à secretaria da igreja os dados das novas diretorias. Lembramos que a posse das novas diretorias será no dia 31/12.

Planejamento 2016
Solicitamos as Sociedades Internas que elaborem e apresentem seu pré-planejamento ao conselho da igreja o mais rápido possível. Solicitamos as diretorias eleitas que, tão logo seja possível, reúnam-se para elaboração do planejamento para o ano seguinte.

Reunião de planejamento das sociedades internas
Todas as sociedades, central e congregações, devem agendar a data de 23 de janeiro, às 14:30 horas, como o dia da reunião do planejamento geral da igreja.

ANIVERSARIANTES
01/11
Odete
Manancial

01/11
Ludmila Borges dos Reis
Central
3517-1021
01/11
Suely de Paula
Central
3832-5382
02/11
Maria Zaina da Costa Horácio
Filadélfia
8805-0930
03/11
Moisés Lucas dos Santos
Alto da Estação
9285-8422
03/11
Sergio Fernandes de Oliveira
Filadélfia
8830-7444
04/11
Sebastião Alves da silva
Alto da Estação

04/11
Ana Maria Cortes Rodrigues
Filadélfia
8855-6779
06/11
Thiago de Souza Santos
Filadélfia
3831-3469
06/11
Hélio Ladislau David
Central

06/11
Cynthia Araujo de Souza
Filadélfia
8804-3870


Escala Devocional – Oficina de Artes
03/11 - Marlene

Conselho Missionário
1)      Novembro e dezembro – Classe Adultos – Danilo e Joelma
2)      Classe Maternal I, II e Jardim – Cofrinhos.

Mãos e Coração
Conclamamos a todos os irmãos da igreja a participarem da nosso 3º Mãos e Coração. Precisamos ampliar o número de irmãos envolvidos com a educação cristã infantil. Faça já sua inscrição!

Reunião de Oração
Terça-feira é dia de oração e comunhão na igreja. Todos os irmãos são convidados a se colocar diante do Senhor. Nossa reunião é sempre às 19:30 horas. Participe conosco!

Culto do Bebê
Teremos o Culto do bebe, netinho da Eloisa Ramos, (TÉO),dia 13/11, ás 19:30 hs , á rua Expedito Dias, 345, apto 302  (São Francisco) Todas são convidadas........Não faltem!


Kit para a Missão Vida
As SAFs da nossa Sinodal estão promovendo um desafio as Igrejas para que recolham kits para a Missão Vida. Todo material adquirido será entregue no Congresso de nossa Federação, dia 14 de novembro, na IP Bairro Constantino.
Você poderá colaborar com:Objetos de uso pessoal masculino (shampoo, condicionador, escova dental, creme dental, sabonete, cotonete, aparelho de barbear), roupas e calçados (masculinos)



Faça já a assinatura da SAF em Revista 2016
Assinaturas da SAF em Revista para 2016: até 28/10 - pela manhã com a Ana Maria. Houve reajuste de preço; assinatura anual: R$24,00





REVELAÇÃO GERAL
J. I. Packer

A Realidade De Deus É Conhecida De Todos

Os céus proclamam a glória de Deus,
e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

SALMO 19.1

O mundo de Deus não é um escudo que esconde o poder e a majestade do Criador. Pela ordem natural, é evidente que um potente e majestoso Criador lá está. Paulo escreve em Romanos 1.19-21, e em Atos 17.28 cita um poeta grego como testemunha de que os humanos são divinamente criados. Paulo afirma ainda que a bondade desse Criador é manifesta por meio de suas providências generosas (At 14.17; cf. Rm 2.4), e que ao menos algumas das exigências de sua santa lei são conhecidas de todas as consciências humanas (Rm 2.14,15), juntamente coma  desconfortável certeza do julgamento final de retribuição (Rm 1.32). Essas certezas evidentes constituem o conteúdo da revelação geral.

A revelação geral é assim chamada porque todas as pessoas a recebem pelo simples fato de estarem vivas no mundo de Deus. Isto foi assim desde o início da história humana. Deus revela ativamente esses aspectos de si mesmo a todos os seres humanos, de forma que todos os casos da falha em render graças e servir ao Criador com justiça constituem pecado contra o conhecimento, e negações de ter recebido tal conhecimento não devem ser tomadas seriamente. A revelação universal de seu poder, seu merecimento de louvor e sua exigência moral é a base da acusação de Paulo a toda raça humana como pecadora e culpada perante Deus  por falhar em servi-lo como deve (Rm 1.18-3.19).

Deus agora suplementa sua revelação geral com a revelação adicional de si mesmo como Salvador dos pecadores, por meio de Jesus Cristo. Esta revelação, ocorrida na história e incorporada à Escritura, e abrindo a porta da salvação aos perdidos, é geralmente chamada revelação especial ou específica. Ela inclui a declaração verbal explícita de tudo o que a revelação geral nos fala a respeito de Deus, e nos ensina a reconhecer essa revelação na ordem natural, nos eventos da história, e em figura de seres humanos, de sorte que aprendemos a ver o mundo inteiro, na frase de Calvino, como um teatro da glória de Deus.



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado na mensagem do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: 1ª Tm. 1.12-17

            Servir a Deus é um grande privilégio, especialmente se considerarmos sua autossuficiência – Deus não precisa de nada, nem de ninguém. Esse Deus tão grande resolveu, graciosa e livremente nos usar para a sua própria glória.
            Você tem pensando no serviço cristão como um privilégio? No estudo desta semana consideraremos a experiência de Paulo, descrita em 1ª Timóteo, como um estímulo para cada um de nós.

1) Por que Paulo era grato a Deus?

2) Ele se considerava digno do ministério?

3) Como a visão que Paulo tinha de si mesmo afeta a sua vida hoje?

4) O final dessa sessão é uma verdadeira demonstração da mais nobre intenção de um servo – render toda a glória ao seu Senhor! Como Deus pode ser glorificado através de sua vida?

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Boletim Informativo, 25 de outubro e 2015

REFORMA, UMA NECESSIDADE CONSTANTE

Rev. Hernandes Dias Lopes

A Reforma não foi um desvio do cristianismo primitivo, mas uma volta a ele. A igreja havia se desviado das veredas da verdade e a Reforma foi um movimento para colocar a igreja de volta nesses trilhos. Um dos lemas da Reforma era: “Igreja Reformada, sempre reformando”. O que isso significa? Não significa certamente que a igreja precisa ir se amoldando à cultura prevalecente de cada época e sim que a igreja precisa voltar-se continuamente às Escrituras para não se conformar com a cultura prevalecente de cada época. Não é a cultura que julga as Escrituras, mas as Escrituras que julgam a cultura. O primeiro pilar da Reforma foi “Só as Escrituras”.
Muitas igrejas herdeiras da Reforma, seduzidas pelo encanto das filosofias engendradas pelo enganoso coração humano, afastaram-se daquelas verdades essenciais da fé cristã e capitularam-se às novidades heterodoxas. Queremos, aqui, apontar alguns desses desvios:
1. A doutrina sem vida. A Reforma trouxe não apenas uma volta à Palavra, mas, também, uma volta à piedade. Uma das exigências dos puritanos era: doutrina pura e vida pura. Não podemos separar a doutrina da vida, a teologia da prática, a ortodoxia da piedade. A vida piedosa é consequência da sã doutrina. Uma igreja trôpega na Palavra jamais estará na vanguarda da luta pelo restabelecimento dos valores morais absolutos.
2. A vida sem doutrina. Se a doutrina sem vida deságua em racionalismo estéril, a vida sem doutrina desemboca em misticismo histérico. Esse foi o equívoco do Pietismo alemão do século dezoito, que cansado da doutrina sem vida, foi para o outro extremo e pleitiam vida sem doutrina e acabou caindo num experiencialismo heterodoxo. Há muitos indivíduos que, em nome da fé evangélica, deixam de lado as Escrituras e buscam uma espiritualidade edificada sobre o frágil fundamento das emoções. Buscam experiência e não a verdade. Buscam uma luz interior e não a luz que emana da verdade de Deus. Correm atrás de gurus espirituais, guias cegos, que arrastam consigo, para o abismo do engano, seus incautos seguidores.
3. O liberalismo teológico. O liberalismo teológico nasceu do ventre do racionalismo iluminista. O homem, cheio de empáfia, decidiu que só poderia aceitar como verdade o que a razão humana pudesse explicar. O resultado imediato foi a negação das grandes doutrinas do cristianismo como a criação, a redenção e a ressurreição. A Bíblia foi retalhada, mutilada e torcida. Os seminários que outrora formaram teólogos de renome e missionários comprometidos com a evangelização dos povos foram tomados de assalto por esses liberais e muitos pastores formados nesses seminários despejaram esse veneno mortífero dos púlpitos nas igrejas e o rebanho de Deus, desorientado e faminto do pão da Vida, foi disperso. Há milhares de igrejas mortas pelo mundo afora, vitimadas pelo liberalismo teológico. Precisamos entender que a verdade de Deus é inegociável. A igreja que abandona a sã doutrina morre.
4. O sincretismo religioso. O Brasil é um canteiro fértil onde floresce o sincretismo religioso. Mais e mais igrejas aderem a essa prática para atrair pessoas. Templos lotados e multidões sem conta se acotovelam em grandes concentrações públicas para buscar um milagre, uma cura ou uma experiência que lhes mitigue a angústia, que só o evangelho de Cristo pode oferecer. Precisamos de uma nova Reforma que traga de volta a igreja para a Palavra. Precisamos de seminários que não se dobrem à sedução dos liberais nem se entreguem ao pragmatismo ávido por resultados. Precisamos de pastores que amem a Cristo e sejam fiéis às Santas Escrituras para alimentar o rebanho de Deus com o trigo da verdade em vez de empanturrá-lo com a palha do sincretismo religioso. Precisamos de uma igreja bíblica, viva, santa, cheia do Espírito, alegre, vibrante e operosa. Uma igreja herdeira da Reforma e continuadora da Reforma!



Avisos

Outubro Rosa e Novembro Azul da SAF
Vem aí mais uma super programação da SAF de nossa Igreja – o Outubro Rosa e o Novembro Azul! Na próxima sexta-feira, dia 30/10, às 19:30 horas, homens e mulheres são convidados para uma noite festiva e inspiradora, com sorteios, brindes, dinâmicas, palestra e devocional. Na oportunidade os homens ouvirão o Dr. Luís Paulo  e as mulheres a Dra. Franciele Sobrinho. Agende esta data e participe!

Oferta Especial
Nossa irmã Elaine Ondina precisa de recursos para prosseguir no seu tratamento médico. Se você deseja ajudar procure a secretaria da igreja, o Pb. Marcelo Oliveira ou algum diácono. 1 Ts 4:9 “No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;

Encontro de Casais em Caldas Novas
Estamos promovendo nosso primeiro encontro de casais em Caldas Novas/GO. Nosso encontro será nos dias 20 a 22 de novembro de 2015. O investimento será de apenas R$ 700,00 por casal (despesas de viagem não inclusas). O preletor será o Rev. Lúcio, pastor da 5ª IPB de Uberlândia. Reserve já sua vaga!

Conselho Missionário
1)      Setembro e outubro – Classe Catecúmenos e Oficiais – Rev.Marco Antônio
2)      Novembro e dezembro – Classe Adultos – Danilo e Joelma
3)      Classe Maternal I, II e Jardim – Cofrinhos.

Mãos e Coração
Conclamamos a todos os irmãos da igreja a participarem da nosso 3º Mãos e Coração. Precisamos ampliar o número de irmãos envolvidos com a educação cristã infantil. Faça já sua inscrição!

Reunião de Oração
Terça-feira é dia de oração e comunhão na igreja. Todos os irmãos são convidados a se colocar diante do Senhor. Nossa reunião é sempre às 19:30 horas. Participe conosco!

AGENDA DA SAF Central e Alto da Estação
§  27-10 Plenária da SAF com Eleição- após reunião de oração- Alto da Estação 20:30hs
§  30-10 Programação Especial Outubro Rosa e Novembro Azul – Aguarde maiores detalhes!


ANIVERSARIANTES
26/10
Cleber Garcia


26/10
Enzo Parreira Borges Lima
Central
3831-2115
26/10
Linderson Barbosa
Filadélfia
8848-1156
26/10
Cleverson Gilvan de O. Moreira
Manancial
3831-2868
27/10
João Marcos Martins da Silva
Central
3831-4620
28/10
Carlo Roberto S. de Oliveira
Alto da Estação
8875-0414
28/10
Igor Sanarelli chagas
Filadélfia
8807-3912
29/10
Bruna Ferreira Silva Santos
Manancial

29/10
André Calebe
Matinha

29/10
José João de Paula
Central
3832-5382
30/10
Francisco Farias da Silva
Filadélfia
8866-8885
31/10
Cleusa Pereira da Silva
Central



Escala Devocional – Oficina de Artes
27/10 – Mizza


Kit para a Missão Vida
As SAFs da nossa Sinodal está promovendo um desafio as Igrejas para que recolham kits para a Missão Vida. Todo material adquirido será entregue no Congresso de nossa Federação, dia 14 de novembro, na IP Bairro Constantino.
Você poderá colaborar com:Objetos de uso pessoal masculino (shampoo, condicionador, escova dental, creme dental, sabonete, cotonete, aparelho de barbear), roupas e calçados (masculinos)


Faça já a assinatura da SAF em Revista 2016
Assinaturas da SAF em Revista para 2016: até 28/10 - pela manhã com a Ana Maria. Houve reajuste de preço; assinatura anual: R$24,00



INTERPRETAÇÃO
J.I. Packer

OS CRISTÃOS PODEM COMPREENDER
A PALAVRA DE DEUS

Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei;
de todo o coração a cumprirei.

SALMO 119.34

Todos os cristãos têm o direito e o dever não somente de aprender por meio da herança da fé recebida da igreja, mas também de interpretar a Escritura por si mesmos. A igreja de Roma desconfia disto, alegando que os indivíduos facilmente interpretam mal as Escrituras. Isto é verdade; porém, as regras seguintes, fielmente observadas, ajudarão a evitar que isso aconteça.

Cada livro da Bíblia é uma composição humana, e embora deva sempre ser acatado como Palavra de Deus, sua interpretação deve começar a partir do caráter humano. Portanto, a alegorização, que desrespeita o sentido expresso do escritor humano, jamais é apropriada.

Cada livro foi escrito não em linguagem cifrada, e sim, de forma que possa ser compreendido pelo leitor, a quem se destina. Isto é verdade mesmo nos livros que empregam simbolismo: Daniel, Zacarias e Apocalipse. O ponto central da mensagem é sempre claro, ainda que os detalhes sejam um tanto obscuros. Assim, quando compreendermos as palavras empregadas, o fundo histórico e a formação cultural do escritor e de seus leitores, estamos aptos a aprender as idéias transmitidas. A compreensão espiritual – isto é, o discernimento da realidade de Deus, seus caminhos para a humanidade, sua vontade presente, e nosso próprio relacionamento com Ele agora e para o futuro – não nos alcançarão, contudo, pelo texto, a te que o véu seja removido de nossos corações e sejamos capazes de compartilhar o próprio sentimento do escritor para conhecer, agradar e honrar a Deus (2Co 3.16; 1Co 2.14). Impõem-se aqui a necessidade da oração, para que o Espírito Santo possa gerar em nós esse sentimento e mostrar-nos Deus no texto ( VerSl 119.18, 19, 26, 27, 33, 34, 73, 125, 144, 169; Ef 1.17-19; 3.16-19).

Cada livro teve seu lugar na progressão da revelação da graça de Deus, iniciada no Éden e atingindo seu clímax em Jesus Cristo, no Pentecoste e no Novo Testamento apostólico. Esse lugar deve estar na mente do leitor quando estudar o texto. Os salmos, por exemplo, moldam o coração piedoso em cada época, mas expressam suas preces e louvores em termos de realidades típicas (reis terrestres, reinos, saúde, riqueza, guerra, vida longa), que circunscrevem a vida de graça na era pré-cristã.

Cada livro originou-se da mesma mente divina, por isso o ensino dos sessenta e seis livros da Bíblia é complementar e autoconsistente. Se, apesar disso, não pudermos vê-lo assim, a falta está em nós, não na Escritura. É certo que a Escritura nunca se contradiz em parte alguma; antes, uma passagem fundamenta a outra. Este sólido princípio de interpretar a Escritura pela Escritura é, ás vezes, chamado a analogia da Escritura, ou a analogia da fé.

Cada livro demonstra a imutável verdade acerca de Deus, da humanidade, da piedade e da impiedade, aplicada a situações particulares e ilustrada por elas, em que indivíduos e grupos se encontram. O estágio final na interpretação bíblica é reaplicar essas verdades as nossas situações pessoais de vida; este é o meio para discernir o que Deus na Escritura está nos dizendo neste momento. Exemplos de tal reaplicação são a descoberta feita por Josias da ira de Deus contra Judá pela falha em observar sua lei (2Rs 22.8-13), o argumento de Jesus sobre Gênesis 2.24( Mt 19.4-6), e o uso de Paulo de Gênesis 15.6 e do Salmo 32.1,2 para mostrar a realidade da presente justiça pela fé (Rm 4.1-8).

Nenhum sentido pode ser lido na Escritura, ou atribuído a ela, que não possa, com certeza, ser extraído dela – demonstrado, ou seja, indubitavelmente expresso por um ou mais de um escritor humano.

Cuidadosa e devotada observância destas regras é a marca de todo cristão “que maneja bem a palavra da verdade” (2Tm 2.15).




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Ageu 1


Após o retorno do cativeiro, Ageu foi enviado para encorajar o povo a reconstruir o templo, reprovando, deles, a negligência em fazê-lo. Para encorajá-los, animá-los quanto à responsabilidade/privilégio que tinham, foi-lhes dito que a glória do segundo templo seria, em muito, maior que a do primeiro, prefigurando, nele o aparecimento de Cristo, o Desejo de todas as nações.

            Neste capitulo, após a introdução da profecia, temos:

1) uma reprovação do povo de Judá por sua negligência e preguiça na construção do tempo, o que tinha levando Deus a contender com eles, castigando-os por meio da fome e escassez, chamando-os a retomarem à obra e nela perseverarem pra valer (Ag 1.1-11).

2)  o “sucesso” do sermão é evidenciado no retorno do povo que se aplicou à obra, na qual o profeta, em nome de Deus, os animou e encorajou, garantindo-lhes que Deus estaria com eles (Ag 1.12-15).


  1. Que obra Deus te tem chamado a realizar?

  1. Como pode o medo, o desencorajamento e o egoísmo interferirem na obra do Senhor? 

  1. “Considerai o vosso passado” [vv. 5 e 7]. Como isto nos ajuda/alerta em avaliar nossas prioridades?

  1. O que deve nos motivar de maneira que perseveremos na obra que Deus nos tem dado?   
























sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Boletim Informativo, 18 de outubro de 2015


por: Geoffrey Thomas

A verdadeira adoração é prestada a Deus somente por aqueles que nasceram do Espírito de Deus. “Aquele que é nascido da carne, é carne”, disse Jesus e portanto, toda assim chamada adoração feita por pecadores não regenerados é carnal. Somente um coração regenerado pode cantar a nova canção (Salmos 40:3).
A verdadeira adoração só pode ser realizada através do Espírito Santo. “Os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito” disse Jesus e, portanto, unicamente através da iluminação que o Espírito Santo concede a nossas mentes, e os sentimentos dela produzidos em nossos corações é que nossa adoração pode ser edificante para nós e agradável a Deus. Os dons de liderança concedidos pelo Espírito a pastores e mestres são uma parte essencial de adoração pública.
A verdadeira adoração é estruturada pelas Escrituras. “Os verdadeiros adoradores adoram… em verdade”, disse Jesus. A Bíblia nos revela a Deus a Quem devemos adorar e como devemos fazê-lo: “com reverência e santo temor”. As Escrituras porduzem a atmosfera e fornecem os temas, as orações, os louvores e a pregação. Dessa forma, possuímos um padrão para conhecer o que é certo e o que é errado em tudo o que é falado e cantado. Desfrutamos, também, uma maravilhosa liberdade de todas as tradições e artefatos que são introduzidos por homens não espirituais, na inútil tentativa de “tornar” a adoração mais “importante” e “significativa”. A verdadeira adoração é essencialmente simples.
A verdadeira adoração é centralizada em Deus. Não é centralizada na “inspiração”, tampouco nos sentimentos; nem mesmo é centralizada em Jesus (ou no Espírito Santo) – não somos adoradores só de Jesus (ou só do Espírito Santo). Ela se centraliza no Pai. Disse Jesus: “os verdadeiros adoradores adoram o Pai”. Naturalmente, o Pai só pode ser adorado através do Filho e o objeto de nossa adoração é a Divindade como um todo: Pai, Filho e Espírito Santo. Certamente nós adoramos a Jesus, mas é errado adorarmos somente a Jesus e torná-lo o centro de nossa adoração, negligenciando ao Pai.
A verdadeira adoração surge a partir de um contínuo andar com Deus. Um homem que dificilmente pensa em Deus durante seis dias da semana, não está apto a adorá-lo corretamente no sétimo dia. Se tal pessoa fala o quanto está se “regozijando” na adoração, alguma coisa está errada com ele! Ele está se entretendo ou está recebendo aquela vaga sensação de desafio que o homem natural desfruta. Por outro lado, em meio à verdadeira adoração, tal pessoa deveria sentir o quanto está afastada de Deus e sentir uma tristeza santa por sua negligência com a glória do Senhor.
A verdadeira adoração requer preparação. Um homem não pode simplesmente achegar-se à presença de Deus sem qualquer preparação de coração e alma e esperar, então , por uma “adoração instantânea”. Davi disse: “Ao meu coração me ocorre: buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor, a Tua presença” (Salmos 27:8). A verdadeira adoração, no dia do Senhor, surge de uma mente preparada para Deus, encorajada por uma oração ardorosa pela bênção do Senhor sobre a noite do Sábado e a manhã do dia do Senhor.
A verdadeira adoração deveria ser acompanhada pela meditação. Eis por que exortamos as pessoas a cuidarem da maneira pela qual empregam o seu tempo após o término do culto. Todo o proveito advindo da exposição e aplicação da Palavra de Deus pode ser destruído. A graça é uma planta delicada, pode ser facilmente danificada. Se quisermos aproveitar da adoração prestada, isso deve ser feito por meio de uma tentativa verdadeira de reter a principal lição da pregação.
A verdadeira adoração é sempre produto de uma perspectiva da grandeza de Deus e da nossa pequenez. O profeta Isaías vê a grandeza de Deus e clama: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! (Isaías 6:5). João, na ilha de Patmos, vê o Senhor e diz: “Quando O vi, caí a seus pés, como morto” (Apocalipse 1:17). Qualquer coisa de novo que introduzimos na adoração, que não tenha como objetivo exaltar a Deus, é simplesmente uma concessão ao desejo por novidade que, caracteriza todos os homens naturais.
A verdadeira adoração sempre é aceita por Deus. Devemos ser muito cuidadosos para não abrigar pensamentos que inferiorizam a nossa adoração! Expressões depreciativas, tais como aquelas que descrevem a adoração como um “sanduíche de hinos”, somente encorajam a atitude que revela que nossa adoração é formal, exterior e sem liberdade e que , se nós estivéssemos realmente adorando, então deveríamos ter barulho, liderança espontânea e excitação. Na realidade, na verdadeira adoração, as pessoas não ficam sempre sentadas na ponta dos bancos imaginando quem será o próximo a dizer ou fazer algo inesperado. Não, eles não devem concentrar-se muito nos meios de adoração; seus pensamentos devem estar centralizados em Deus. A verdadeira adoração é caracterizada pelo esquecimento de si mesmo e a ausência de qualquer concentração no homem. O publicano permaneceu em pé, distante, abaixou sua cabeça e orou: “‘O Deus, sê misericordioso comigo, pecador”. Em nossos cultos, dirigidos pelas Escrituras e dependentes de Cristo, estamos verdadeiramente adorando a Deus; não deixamos simplesmente que as coisas caminham, mas unicamente queremos adorar; nós adoramos o Deus vivo em espírito e em verdade, sabendo que o Pai está buscando ativamente tais pessoas que O adorem! Nós não cremos que todas essas novas ênfases na espontaneidade e na condução da adoração por homens, mulheres e jovens nos esteja levando a uma conscientização maior sobre Deus e à verdadeira adoração. Pelo contrário, existem abundantes evidências de que a adoração se encontra em declínio. Consideremos, por exemplo, a mudança em nosso modo de nos endereçarmos a Deus, o que tem ocorrido nos últimos vinte anos. Será que isso representa um progresso e um amadurecimento no culto e oração públicos? O que será que significa essa nova linguagem utilizada para orarmos: “Nós só queremos Te adorar, Te louvar”, “Somente a Ti, Jesus, queremos adorar”? As frases truncadas e curtas podem ser comparadas desfavoravelmente com os argumentos bem construídos e confiantes, acoplados com a reverência constante observados nas orações das gerações anteriores.
A verdadeira adoração tem o seu clímax no dia do Senhor. A liberdade que o povo de Deus desfruta sob a nova aliança não lhes dá o direito de se reunirem somente quando se sentirem conduzidos ou dirigidos a fazê-lo. Na igreja apostólica, a adoração tinha períodos pré-determinados para ocorrer. No primeiro dia da semana eles se reuniam para partir o pão, ouvir a Palavra de Deus e recolher as ofertas (Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Mesmo que eles não sentissem o mesmo ânimo para realizar essas coisas naquele dia e se sentissem mais inclinados às coisas religiosas no terceiro dia, por exemplo, era no primeiro dia que eles deviam reunir-se para adorar. O mesmo pode ser dito hoje. Nós não somos “Adventistas do quinto dia”, daqueles que se reúnem na quinta feira, à noite e nos orgulhamos das bênçãos maravilhosas e da fantástica comunhão quando o Senhor “realmente” se reúne com dez de nós. Não, nós devemos reunir-nos no Espírito no dia designado, o dia do Senhor e com todo o povo de Deus.

Avisos

Reunião de Oração
Terça-feira é dia de oração e comunhão na igreja. Todos os irmãos são convidados a se colocar diante do Senhor. Nossa reunião é sempre às 19:30 horas. Participe conosco!

AGENDA DA SAF Central e Alto da Estação
§  20-10 Executiva da SAF- 13:30hs - Secretaria
§  23-10 Departamental Vitoriosas por Cristo casa da Cleonice as 19:30hs
§  27-10 Plenária da SAF com Eleição- após reunião de oração- Alto da Estação 20:30hs
§  30-10 Programação Especial Outubro Rosa e Novembro Azul – Aguarde maiores detalhes!

Oferta Especial
Nossa irmã Elaine Ondina precisa de recursos para prosseguir no seu tratamento médico. Se você deseja ajudar procure a secretaria da igreja, o Pb. Marcelo Oliveira ou algum diácono. 1 Ts 4:9 “No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros;

Ceia nas Congregações
Hoje pela manhã o Rev. Cleverson ministra a Ceia na Congregação do Manancial e o Rev. Everton na Congregação da Matinha.


ANIVERSARIANTES
18/10
Ariovaldo Garcia Rosa
Central
8851-8474
18/10
Clara Silva de Oliveira
Filadélfia
3831-310
18/10
Maria Helena Carvalho
Alto da Estação
8822-8796
19/10
Pedro Ribeiro
Central

19/10
Abadia América dos Reis oliveira
Filadélfia
3832-7144
21/10
Célio de Sousa Santos
Manancial

21/10
Israel Machado de Oliveira
Alto da Estação
8853-6748
22/10
LiviaPatricia Barbosa
Filadélfia
8829-9528
23/10
Felipe Gabriel cabral
Central

23/10
Edma Aparecida Brito
Central
9214-7243
24/10
Liliankerley de Oliveira Mendes
Filadélfia
8828-7752
24/10
Alex do Rosário Souza
Alto da Estação
9116-7448


Escala Devocional – Oficina de Artes
20/10 – Marly Moreira
27/10 – Mizza

Kit para a Missão Vida
As SAFs da nossa Sinodal estão promovendo um desafio as Igrejas para que recolham kits para a Missão Vida. Todo material adquirido será entregue no Congresso de nossa Federação, dia 14 de novembro, na IP Bairro Constantino.
Você poderá colaborar com:Objetos de uso pessoal masculino (shampoo, condicionador, escova dental, creme dental, sabonete, cotonete, aparelho de barbear), roupas e calçados (masculinos)


Faça já a assinatura da SAF em Revista 2016
Assinaturas da SAF em Revista para 2016: até 28/10 - pela manhã com a Ana Maria. Houve reajuste de preço; assinatura anual: R$24,00

Encontro de Casais em Caldas Novas
Estamos promovendo nosso primeiro encontro de casais em Caldas Novas/GO. Nosso encontro será nos dias 20 a 22 de novembro de 2015. O investimento será de apenas R$ 700,00 por casal (despesas de viagem não inclusas). O preletor será o Rev. Lúcio, pastor da 5ª IPB de Uberlândia. Reserve já sua vaga!

Conselho Missionário
1)      Setembro e outubro – Classe Catecúmenos e Oficiais – Rev.Marco Antônio
2)      Novembro e dezembro – Classe Adultos – Danilo e Joelma
3)      Classe Maternal I, II e Jardim – Cofrinhos.

Mãos e Coração
Conclamamos a todos os irmãos da igreja a participarem da nosso 3º Mãos e Coração. Precisamos ampliar o número de irmãos envolvidos com a educação cristã infantil. Faça já sua inscrição!

REVELAÇÃO
J.I. Packer

A Escritura é a Palavra de Deus

As tábuas eram obras de Deus; também
a Escritura era a mesma Escritura
de Deus, esculpida nas tábuas.

Êxodo 32.16

O Cristianismo é a verdadeira adoração e serviço do verdadeiro Deus, Criador e Redentor da humanidade. É uma religião firmada na revelação: ninguém conheceria a verdade sobre Deus, ou seria capaz de se relacionar com Ele de um modo pessoal, se Ele não tivesse agido primeiro para se fazer conhecido. Mas Deus agiu desta maneira, e os sessenta e seis livros da Bíblia, trinta e nove escritos antes da vinda de Cristo e vinte e sete depois, compreendem o registro, interpretação, expressão, incorporação de uma auto-revelação. Deus e a religiosidade são os temas unificados da Bíblia.

De um ponto de vista, as Escrituras são um testemunho fiel dos piedosos ao Deus a quem amam e servem; de outro ponto de vista, por meio de um exercício singular da divina supremacia em sua composição, são elas o próprio testemunho e ensino de Deus em forma humana. A Igreja chama esses livros Palavra de Deus, porque sua autoria e conteúdo são ambos divinos.

A garantia decisiva de que a Escritura, ou Bíblia, deriva de Deus e consiste inteiramente de sua sabedoria e verdade vem de Jesus Cristo e seus apóstolos, que ensinaram em seu nome. Jesus, Deus encarnado, viu sua Bíblia (nosso Velho Testamento) como instrução escrita de seu Pai Celestial, à qual Ele, não menos que outrem, deve obedecer (Mt 4.4,7,10; 5.19,20; 19.4-6; 26.31,52-54; Lc 4.16-21; 16.17; 18.31-38; 22.37; 24.25-27,45-47; Jo 10.35) e a qual Ele tinha vindo cumprir (Mt 5.17,18; 26.24, Jo 5.46). Paulo se refere ao Velho Testamento como inteiramente impregnado pelo “sopro de Deus” – isto é, um produto do Espírito (“sopro”) de Deus, tanto quanto é o cosmos (Sl 33.6; Gn 1.2) – e escrito para ensinar o Cristianismo (2Tm 3.15-17; Rm 15.4; 1Co 10.11). Pedro afirma a origem divina do ensino bíblico em 2 Pedro 1.21 e 1 Pedro 1.10-12, e assim também o escritor de Hebreus por sua forma de citação (Hb 1.5-13; 3.7; 4.3; 10.5-7,15-17; cf. At 4.25; 28.25-27).

Uma vez que o ensino dos apóstolos sobre Cristo é em si a verdade revelada nas palavras transmitidas por Deus (1Co 2.12,13), a igreja corretamente considera os escritos autênticos dos apóstolos como complemento das Escrituras. Pedro se refere às cartas de Paulo como Escritura (2Pe 3.15,16), e Paulo, de forma nítida, recorre à Escritura do Evangelho de Lucas em 1 Timóteo 5.18, onde menciona as palavras de Lucas 10.7.

A idéia de escritos orientativos do próprio Deus como base para a vida piedosa remonta ao ato divino de inscrever o Decálogo sobre tábuas de pedra e, em seguida, induzir Moises escrever suas leis e a historia de suas relações com seu povo (Ex 32.15,16; 34.1,27,28; Nm 33.2; Dt 31.9). Meditar e viver com base nesse material foi sempre fundamental para a verdadeira devoção em Israel, tanto para os lideres como para a comunidade (Js 1.7,8; 2Rs 17.13; 22.8-13; 1Cr 22.12,13; Ne 8; Sl 119). O princípio, segundo o qual todos devem ser governados pelas Escrituras, isto é, pelo Velho e Novo Testamentos juntos, é igualmente básico para o Cristianismo.

O que as Escrituras dizem, Deus diz; porquanto, de modo comparável, somente comparável somente ao profundo mistério da Encarnação, a Bíblia é tanto plenamente humana como plenamente divina. Assim, todos os seus múltiplos conteúdos – histórias, profecias, poesias, canções, escritos de sabedoria, sermões, estatísticas, cartas, e o que mais houver – devem ser recebidos como vindos de Deus, e tudo o que os escritos da Bíblia ensinam devem ser reverenciado como instrução autorizada de Deus. Os cristãos devem ser gratos a Deus pelo dom de sua palavra escrita, e devem ser cuidadosos em basear sua fé e sua vida total e exclusivamente nela. Caso contrário, não poderemos jamais honrá-lo ou agradar-lhe, como Ele nos ordena a fazer.   




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS DE ESTUDO BÍBLICO

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Gn. 4.1-7

 Tema: Repensando nosso culto ao Senhor

            A história de Abel e Caim é uma das mais dramáticas das Escrituras. Isto, pelo fato de a primeira morte registrada ter sido, na realidade, um fratricídio (irmão matando irmão), o que nos comove, nos assusta e nos leva a considerar a gravidade das consequências a que ficamos sujeitos com a entrada do pecado no mundo.
            Contudo, na mensagem desta semana queremos estudar, especificamente, o momento que envolve as ofertas que ambos apresentaram ao Senhor. Abel, que ofereceu ao Senhor a primícia do seu rebanho foi prontamente aceito pelo Senhor ao passo que seu irmão, Caim, por ter apresentado apenas uma oferta (sem especificação) foi rejeitado.
            Assim, haveria alguma relação entre aquelas ofertas e o culto que temos prestado a Deus em nossos dias? Corremos o risco de sermos rejeitados no nosso culto hoje? Como devemos proceder para sermos aceitos? Meditemos sobre essa questão fundamental, mas absurdamente ignorada pelos cristãos de hoje.

1) Qual a diferença fundamental entre as duas ofertas apresentadas pelos irmãos?

2) A reação de Caim revela seu total descomprometimento com Deus. Ele estava mais preocupado consigo mesmo do que com a vontade de Deus. Então, quais os perigos de uma adoração (culto) onde as predileções humanas se sobreponham à vontade de Deus?

3) Hoje em dia é muito comum igrejas criarem cultos para públicos específicos, tais como: Culto da vitória, culto da libertação, culto da restauração e etc. Você acha esta estratégia válida ou todo culto deveria ser apenas para Deus, sem esses chamariscos?

4) Observando as reações de Caim quais seriam os principais perigos de um culto não centralizado em Deus?