segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Boletim Informativo, 30 de agosto de 2015





JESUS ENSINOU QUE TODA CRIANÇA É PURA?

Pr. Fernando Almeida

"Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus." (Mt 18.3)

            Esse é um clássico exemplo de um texto interpretado fora do seu contexto. O resultado, na maioria das vezes, não poderia ser outro, que não a interpretação de que as crianças são moralmente puras e inimputáveis quanto ao pecado.
            A Igreja Católica ajudou bastante nisso, quando popularizou a “idade da razão”, época na qual a criança passaria a ser culpável por suas obras. Segundo eles, isso se daria por volta dos sete anos e, se morresse antes disso, iria para um lugar chamado Limbo, uma espécie de jardim da infância do purgatório.
            Claramente a Bíblia não concorda com essa conclusão. Vejamos alguns argumentos:
  •    Davi disse que nasceu em iniquidade e que foi concebido em pecado (Sl 51.5), o que é o mesmo que dizer que a presença do pecado na vida do ser humano é desde sempre.
  •    Paulo afirma que a morte é a “recompensa” pelo pecado (Rm 6.23); do que se conclui que se uma criança não fosse pecadora, ela não poderia morrer, pois a morte é a consequência direta do pecado.
  •    Acrescenta-se ainda as várias referências bíblicas sobre a necessidade de intervenção no comportamento da criança através do ensino (Dt 6.6-7; Sl 78.3-4) e da disciplina (Pv 13.24; 22.5; 29.15). Ora, se o que fazem de errado não é fruto do pecado, para que então ensiná-las e discipliná-las?
  •    Considerar uma criança espiritualmente pura, significa atribuir-lhe mérito em sua própria salvação. É o mesmo que dizer que elas não precisam de Jesus pois podem salvar a si própria.
            De fato, a criança desde muito pequena, demonstra a presença do pecado em sua vida.   A despeito de tanta fofura, elas também são capazes de fazer birra, desobedecer e expressar descontentamento até com tapas. Pais e mães conhecem bem esse tipo de comportamento.
            Então o que Jesus quis dizer com “se tornar como uma criança” para entrar no Reino dos céus? A solução passa por uma boa análise do contexto: os discípulos discutiam entre si sobre qual deles seria o maior no Reino, o que faz com que Jesus dramatize uma parábola viva diante dos seus olhos. Ele chamou uma criança e a pôs na roda dos discípulos, destacando características comportamentais inatas das crianças e que deveriam acompanhar todos os que se dizem discípulos de Cristo. No verso seguinte Jesus detalhou sua intenção em fazer essa comparação: "Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus." (Mt 18.4). Humilhar-se, portanto, significa imitar uma criança no que tange a “simplicidade, franqueza, obediência, modéstia, humildade, confiança e fragilidade” (Hendriksen). Os discípulos estavam no caminho errado, pois é o mundo que procura a glória, o poder e a ostentação; exatamente o contrário daquilo que uma criança representa.
            Essa polêmica passagem de Mateus, portanto, não se propõe a ensinar a natureza imaculada da criança e sim, sobre as marcas fundamentais daqueles que Jesus chamou. Se a criança não for vista como pecadora, não haverá lugar para a Graça em sua vida, pois a redenção em Cristo só tem sentido para os mortos espiritualmente (Ef 2.1), independentemente da idade. 


Avisos

Culto Especial
Como sempre acontece quando temos o 5º domingo do mês, hoje teremos a participação especial das crianças de nossa UCP no culto noturno. Traga o seu filho e o incentive a participar das atividades de nossa igreja.

Reunião de Oração
Quanto tempo você tem investido na sua vida de oração? Seus filhos e sua família tem sido alvo de suas orações? Sua vida, sua saúde também? Não deixe de orar! Participe conosco de nossas reuniões. Toda terça-feira, sempre às 19:30 horas.

Estudo Bíblico
Durante a semana temos a quinta-feira separada para o Estudo Bíblico. Venha estudar conosco!

Encontro de Casais em Caldas Novas
Estamos promovendo nosso primeiro encontro de casais em Caldas Novas/GO. Nosso encontro será nos dias 20 a 22 de novembro de 2015. O investimento será de apenas R$ 700,00 por casal (despesas de viagem não inclusas). O preletor será o Rev. Lúcio, pastor da 5ª IPB de Uberlândia. Reserve já sua vaga!

Conselho Missionário
  1. Projeto Missionário na Escola Dominical:
a)      Maio e junho – Classe Primário – Rev.José João de Paula
b)      Julho e agosto – Classe Intermediário – Rev. Júlio Cesar de Melo
c)      Setembro e outubro – Classe Catecúmenos e Oficiais – Rev.Marco Antônio
d)     Novembro e dezembro – Classe Adultos – Danilo e Joelma
e)      Classe Maternal I, II e Jardim – Cofrinhos.



ANIVERSARIANTES

30/08
Marcia C. Alves Cabral
Central

30/08
Benedita Maria da Silva
Central

31/08
Edir Cabral
Central

31/08
Fernando Meirelles Silva
Central

31/08
Luan Caldeira de Oliveira
Filadélfia
8862-0400
02/09
Marielly Santos
Manancial

02/09
Gustavo Teixeira Silva
Central

03/09
Jean Fellipe Bouzan Gonçalves
Filadélfia
3832-0047
03/09
João Marcos P. de Oliveira
Central

03/09
Michel Luiz Silva
Central
8800-1250
04/09
Tábita dos Reis Chagas
Central

04/09
Maria Pereira Bragança (D.Vinica)
Central

05/09
Priscila Santos
Manancial

05/09
Emerson Esteves da Silva
Central
3832-5576
05/09
Marlene Andrade Coelho
Filadélfia
3832-5268
05/09
Odete Chagas
Filadélfia
3831-4834
05/09
Moacir da F.  Borges
Central




FÓRUM

O PERIGO DA IDEOLOGIA DE GÊNERO NAS ESCOLAS

Fonte: Instituto Liberal

            Nesta semana, começa a votação, nas câmaras municipais de todo o Brasil, dos Planos Municipais de Educação, desenvolvidos para o planejamento educacional das cidades durante os próximos dez anos. Porém, uma das proposições feitas para esses planos vem gerando polêmica: a ideologia de gênero.
            A ideologia de gênero não é nada mais que a negação de que existem sexos ao nascimento, com a afirmação que a sexualidade é uma construção social, onde a pessoa escolheria o que deseja ser. É também implantada na linguagem, com a negação de gênero nas palavras, com a substituição das letras e a pela letra x; para dar um exemplo, a palavra menino, ou a sua variação no feminino, que seria a palavra menina, transformam-se em meninx, visando a neutralidade.
            A ideologia de gênero, na verdade, tem suas origens nas ideias dos pais do comunismo, Karl Marx e Friedrich Engels.
Na submissão da mulher ao homem através da família, e na própria instituição familiar, Marx e Engels entenderam estar a origem de todos os sistemas de opressão que se desenvolveriam em seguida. Se essa submissão fosse consequência da biologia humana, não haveria nada que fosse possível fazer. Mas no livro “A origem da família, da propriedade privada e do Estado”, o último livro escrito por Marx e terminado por Engels, esses autores afirmam que a família não é consequência da biologia humana, mas do resultado de uma opressão social produzida pela acumulação da riqueza entre os primeiros povos agricultores. Eles não utilizaram o termo gênero, que ainda não havia sido inventado, mas chegaram bastante perto.
            Tal ideologia é um crime em vários aspectos: primeiramente, se considerarmos a ideia de a administração central decidir o que o aluno deve ou não aprender, ignorando totalmente o direito de escolha dos pais em relação à metodologia de ensino desejada por eles. Segundamente, pela atribuição dos municípios perante o Plano Nacional de Educação, que é a de fornecer a chamada educação básica, que vai do chamado maternal até o quinto ano do ensino fundamental; ou seja, esse tipo de ideologia seria ensinado para crianças de 0 a 10 anos, o que seria uma afronta dos atuais administradores governamentais, “especialistas” em educação, e de suas agendas panfletárias à educação formativa fornecida pelos pais de acordo com os seus preceitos, opiniões, crenças e tradições, numa clara forma de doutrinação ideológica. Terceiro, que o gênero é um conceito ideológico que tenta anular as diferenças e aptidões naturais de cada sexo; e há ainda o quarto aspecto, que consiste em ignorar o indivíduo em prol da formação de militância e blocos coletivos.
            Não podemos deixar que o Estado tente definir o que é melhor para os nossos filhos em matéria de educação. É tarefa e direito dos próprios pais definir como esse tema será abordado e tratado nas famílias. Se os Planos Municipais de Educação forem aprovados tal como estão sendo propostos, os pais e mães brasileiros se tornarão reféns das agendas defendidas pelo governo, que, como já vimos anteriormente e como já ocorre em diversos lugares do país, distribui materiais “didáticos” que visam corromper precocemente as crianças brasileiras. Ou que se proponham novas soluções, como o voucher educacional, onde os pais escolheriam qual tipo de educação seu filho teria, com o governo apenas pagando a escola.


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado na mensagem do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto: Lucas 5.17-26

            Durante o seu ministério Jesus realizou muitas curas e em cada uma delas aprendemos que o maior milagre realizado por ele foi o da libertação do mal, curando as pessoas do pecado que as escravizava e cegava.
            Na mensagem desta semana estudaremos a cura de um paralítico da cidade de Cafarnaum e nessa passagem aprenderemos lições sobre a fé, sobre o poder de Deus e sobre o perdão de Jesus. Assim, que Deus nos dê graça para entender a dimensão da sua obra em nosso favor.

1) O verso 17 diz que o poder do Senhor estava com Jesus para curar. De que maneira você acredita que esse poder se manifesta hoje?

2) Quando os homens que levaram o paralítico desceram-no pelo eirado, Jesus testemunho a sua fé. O que significa ter fé em Jesus?

3) Por que os escribas e fariseus discordaram de Jesus?

4) Qual foi a reação do paralítico diante da cura?

5) Você já viveu uma experiência tão impressionante como essa com Jesus? Como foi?

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Boletim Informativo, 23 de agosto de 2015

Você tem um coração missionário?
Rev. Cleverson Gilvan

            Na última quinta-feira tivemos a oportunidade de estudar um pouco sobre a vida do “Padre Protestante” – Rev. José Manoel da Conceição, o primeiro pastor brasileiro. Nascido em 11 de março de 1822, ele foi uma das principais referências missionárias da história do evangelho no Brasil.
            Seus biógrafos concordam que nele havia desprendimento, abnegação, amor ao próximo e especialmente amor ao Senhor. E por isso, viveu cada um dos dias da nova vida que recebeu de Cristo preocupado em anunciar o evangelho do Reino tal qual seu Mestre, Jesus, fazia – Lc. 8.1.
            O Rev. José Manoel da Conceição visitou várias cidades do Brasil, especialmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e até no Paraná. A maioria de suas viagens eram realizadas a pé e sempre se hospedava em lugares simples comendo simplesmente aquilo que lhe ofereciam. E tanta dedicação conferiram a ele o que podemos chamar de um verdadeiro coração missionário.
            Diante disso continuamos refletindo sobre esse tema convidando o caro leitor a considerar a sua participação pessoal nessa obra. Vivemos em casas confortáveis, gozamos de boa saúde, compartilhamos experiências agradáveis com nossos amigos e mesmo quando enfrentamos problemas, por mais graves que sejam, sempre temos uma esperança em que podemos nos firmar. Por isso, inúmeras vezes, temos negligenciado nossa responsabilidade missionária. Aí, já não falamos mais de Jesus para as pessoas que cruzam nossos caminhos e nossas vidas. E por isso, perdemos lamentavelmente o ardor missionário de nossos primeiros irmãos do presbiterianismo brasileiro.
            As Escrituras dizem que somos: “... raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” – 1ª Pe. 2.9. Isso significa que fomos constituídos por Deus como um corpo de proclamadores.  Deus nos fez para falar! Deus nos chamou para anunciar e, definitivamente, não podemos ser o que somos, se não anunciarmos ao mundo inteiro a mensagem do evangelho do Reino de Deus.
            Hoje, a igreja contemporânea, precisa urgentemente resgatar seu ímpeto evangelístico e voltar a falar de Jesus. Nos calamos, retrocedemos e paramos de anunciar o evangelho e agora corremos o sério risco de perder a nossa identidade missionária. É hora de nos levantarmos e anunciarmos a plenos pulmões que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Então, tenha um coração missionário e volte a falar de Jesus.

Avisos

Culto Especial – Dia do Soldado
Em comemoração ao dia do soldado a SAF de nossa Igreja realizará um culto especial nesta noite. Renderemos graças a Deus pela vida e pelo trabalho daqueles que se dedicam ao cuidado da segurança da nossa pátria - Salmos 80:19  Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. 

Aniversário da Igreja Central de Araguari
Nosso pastor, Rev. Cleverson, participa hoje das celebrações dos 122 anos da Igreja Central de Araguari. Ore pela sua viagem e por se regresso.

Reunião da SAF Central – Executiva e Plenária
Amanhã teremos nossa reunião executiva às 19:00 horas e a plenária às 19:30 horas. Todas as sócias estão convocadas para esta reunião.

Departamental Vitoriosas por Cristo
Será no próximo dia 28 de agosto as 19:30h na casa da nossa irmã D. Benedita Silva. O endereço é rua Quintiliano Alves, 64. Lembrem de suas tarefas e da oferta.

Estudo Bíblico Central
Temos estudados diversos assuntos relacionados a missões. Nesse mês de agosto comemoramos os 156 anos do presbiterianismo brasileiro. Venha participar conosco! Toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas. O responsável pelos estudos nesse mês é o Rev. Cleverson Gilvan.

Reunião de Oração
Toda terça-feira temos nosso tempo de oração. Venha participar conosco! 2 Crônicas 7:14  se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 

Seja Fiel ao Senhor
Quando somos fiéis a Deus com nossos dízimos e ofertas, além da obediência, revelamos todo nosso apreço pela causa do Senhor. Se você ama a Deus você é fiel! Pv. 3. 9 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Encontro de Casais em Caldas Novas
Já fez sua inscrição para o Encontro de Casais em Caldas Novas? Você não vai querer perder essa oportunidade! Procure hoje os irmãos do Ministério de Casais e reserve sua vaga. Dias 20-22 de novembro de 2015 em Caldas Novas. Investimento – R$ 700,00 casal + despesas de viagem.


Programação Especial da SAF Central Para a UPA Central
No próximo sábado (29/8)  a SAF convida todos os adolescentes para uma programação especial às 18:00 horas na Igreja Central. Participe com alegria dessa noite festiva!


Fórum

Salvo do quê?

Por R. C. Sproul

Textos bíblicos: Ez 36.26,27; Sf 1; Jo 3.16,17; Rm 1.16-17; 1 Co 1.26-31; 1 Ts 1.6-10

            Certa vez me defrontei com um jovem, na Filadélfia, que me perguntou: "Você está salvo?" Minha resposta foi: "Salvo do quê?" Mina pergunta pegou-o de  surpresa. Obviamente não tinha pensado muito profundamente sobre o significado da pergunta que estava fazendo às pessoas. Certamente eu não estava salvo das pessoas que me paravam na rua e me importunavam com a pergunta: "Você está salvo?"
            A questão sobre estar salvo é  a suprema questão da Bíblia. O tema principal das Sagradas Escrituras é a salvação. Jesus, quando foi concebido no ventre de Maria, foi anunciado como o Salvador. Salvador e salvação caminham junto. O papel do Salvador é salvar.
            Perguntamos novamente, salvos de quê? O significado bíblico de salvação é amplo e variado. Em sua forma mais simples, o verbo salvar significa "ser resgatado de uma situação perigosa ou ameaçadora". Quando Israel escapava das derrotas nas mãos de seus inimigos em batalhas, dizia-se que fora salvo. Quando as pessoas se recuperam de uma enfermidade grave, experimentam salvação. Quando a colheita é poupada das pragas e das secas, o resultados se chama salvação.
            Usamos a palavra salvação de maneira semelhante. Dizendo que um boxeador foi "salvo pelo gongo" se o assalto termina antes que o juiz possa fazer a contagem que determina o nocaute. Salvação significa ser resgatado de alguma calamidade. Entretanto, a Bíblia também usa o termo salvação num sentido específico para referir-se à nossa redenção suprema do pecado e à nossa reconciliação com Deus. Neste sentido, somos salvos da pior de todas as calamidades - o juízo de Deus. A salvação suprema é concretizada por Cristo, o qual "nos livra da ira vindoura" (1 Ts 1.10).
            A Bíblia anuncia claramente que haverá um dia de julgamento quando todos os seres humanos prestarão contas diante do tribunal de Deus. Para muitos, este "dia do Senhor" será um dia de trevas, sem luz alguma. Será o dia quando Deus derramará sua irá sobre o ímpio e impenitente. Será o holocausto supremo, a hora mais triste, a pior calamidade da história da humanidade. Salvação suprema significa ser poupado da ira divina que certamente virá sobre o mundo. Esta é a operação que Cristo realiza por seu povo como seu Salvador.
            A Bíblia usa o termo salvação não só em muitos sentidos, mas também em muitos tempos verbais. O verbo salvar aparece em praticamente todos os tempos verbais possíveis da língua grega. Existe um sentido no qual nós fomos salvos (desde a fundação do mundo); estávamos sendo salvo (pela obra de Deus na História); somos salvos (por estarmos num estado justificado); estamos sendo salvos (sendo santificados ou sendo feitos santos); e seremos salvos (experiência da consumação da nossa redenção no céu). A Bíblia fala da salvação em termos de passado, presente e futuro.
            Às vezes relacionamos a salvação presente em termos de justificação, a qual é presente. Ouras vezes vemos a justificação como um passo específico na ordem total ou plano da salvação.
            Finalmente, é importante notar outro aspecto central no conceito bíblico de salvação.A salvação procede do Senhor. Salvação não é um empreendimento humano. Os seres humanos não podem salvar a si próprios.A salvação é uma obra divina; é concretizada e aplicada por Deus. A salvação pertence ao Senhor e provém do Senhor. É o Senhor quem nos salva da ira do Senhor.



ANIVERSARIANTES

23/08
Beatriz da Silva Costa
Alto da Estação

23/08
Tarcísio José Santos
Filadélfia
8842-8486
27/08
Luiz Antônio da Silva
Central
8868-1130
27/08
Vicente P. Farias da Silva
Filadélfia
8815-6512
28/08
Luciene
Manancial

28/08
David Paulo dos Santos Netto
Central
8865-8408
28/08
Roberta Helena de Matos
Central

29/08
Josué Chagas
Central

29/08
Aline
Matinha



SAF Central
- Devocional - Oficina de Artes: 25/08 - Gerônima


ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: 1 Rs. 4.29-34

Rev. Cleverson Gilvan

Tema: A sabedoria que vem do alto – Uma Palavra sobre a necessidade de buscar sabedoria em Deus.

            Um dos episódios mais marcantes da história de Salomão é quando ele pede a Deus sabedoria. Podendo buscar riquezas, reconhecimento, fama ou qualquer outra coisa, ele não hesita em pedir a Deus sabedoria.
            Se Deus também te perguntasse o que você quer, te dando ampla liberdade de escolher qualquer coisa, o que você pediria? Considere a experiência de Salomão e procure aplicar no seu coração a mensagem que temos aqui.

1) Segundo o texto, de onde veio mesmo a sabedoria de Salomão? O que você acha que é sabedoria?

2) O que estes versículos significam para você?  Tg. 1.5-6

3) Jesus é a própria personificação da sabedoria, como podemos deduzir de Pv. 8. 22-36. Sendo assim, o que mais chama a sua atenção na pessoa de Jesus no que diz respeito a sua sabedoria?

4) Você se considera uma pessoa sábia?

5) Qual a diferença entre a sabedoria do mundo e a sabedoria que vem de Deus? 1ª Co. 3.19

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Boletim Informativo, 16 de agosto de 2015

A CRUZ DE CRISTO

            A morte de Cristo na cruz é um fato central para o cristianismo. É interessante que é da palavra latina “cruz” que vem a palavra “crucial”, isto é, central, importante. Para os budistas, não importa muito como Buda faleceu, mas faria toda a diferença do mundo para os cristãos se Jesus tivesse morrido de um ataque cardíaco nas praias do Mar da Galiléia e não crucificado no alto do Gólgota.
            A cruz é o símbolo universal do cristianismo, mesmo num mundo onde mais e mais ela tem perdido o seu significado. Numa pesquisa recente feita na Austrália, Alemanha, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, ficou claro que o símbolo da MacDonalds (o arco dourado) e o da Shell (uma concha amarela) eram muito mais conhecidos do que a cruz.
            Muitos dos que a identificam ofendem-se com ela. A cruz de Cristo é motivo de ofensa para muitos hoje, como foi na época em que os primeiros cristãos começaram a falar dela como o caminho de Deus para a salvação. O apóstolo Paulo escreveu:
            “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus . . . nós pregamos a Cristo crucifica¬do, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (1 Coríntios 1:18,23).
            A feminista Deloris Williams é um exemplo moderno de pessoas que se ofendem com a cruz. Ela declarou: “Acho que não precisamos de uma teoria em que os pecado têm que ser pagos pela morte de alguém. Acho que não precisamos de um cara pendurado numa cruz, sangrando, e outras coisas desse tipo” (1999, conferência Re-Imagining God).
            Podemos compreender a repulsa natural que as pessoas sentem pela cruz. A execução por morte de cruz era algo terrivelmente cruel. Na verdade, era sadismo legalizado. Foi provavelmente uma das formas mais depravadas de execução jamais inventada pelo homem. Nada mais era que morte lenta por tortura. E realmente funcionava. Ninguém jamais sobreviveu a uma crucificação.
            Mas para os que crêem, a cruz faz perfeito sentido. A salvação do homem só pode ocorrer através de uma satisfação dada à lei de Deus, que o homem quebrou e tem quebrado sempre. Somente Deus pode perdoar. Mas somente o homem pode pagar. Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, colocou-se no lugar do homem, como representante dos que crêem, e sofreu a penalidade merecida, satisfazendo a justiça divina.
            Até mesmo pensadores não cristãos afirmam a necessidade da punição merecida. O pesquisador C. A. Dinsmore examinou as obras de Homero, Sófocles, Dante, Shakespeare, Milton, George Elliot, Hawthorne e Tennyson, e chegou à seguinte conclusão: “É um axioma universal na vida e no pensamento religioso que não pode haver reconciliação sem que haja satisfação dada pelo pecado” (“Atonement in Literature and Life” republicado 2013),  .
            Portanto, para os que crêem, a cruz é mais que um símbolo a ser levado no pescoço ou pendurado nas paredes da igreja. É o caminho de Deus para salvar todo aquele que crê.

Rev. Augustus Nicodemus


Avisos

Seja Fiel Ao Senhor
Quando somos fiéis a Deus com nossos dízimos e ofertas, além da obediência, revelamos todo nosso apreço pela causa do Senhor. Se você ama a Deus você é fiel! Pv. 3. 9 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.


Ceia nas Congregações
Lembramos aos irmãos que nesse mês de agosto, como a celebração da Ceia foi ministrada em conjunto na Central, não haverá ministração da Ceia nas Congregações. No mês de setembro retornaremos as celebrações em cada congregação.

Reunião da Junta Diaconal
Próximo domingo, dia 23/08 teremos nossa reunião na sala da Junta Diaconal, logo após a EBD.

Participação Especial da UCP na Igreja da Morada Nova
Hoje nossas crianças, juntamente com a liderança de nossa UCP, participam de uma programação especial na Igreja da Morada Nova. Ore pelo trabalho de nossos irmãos!

Estudos Bíblicos na Central
Durante o mês de agosto os estudos estarão sob a direção do Rev. Cleverson Gilvan. Participe dos nossos momentos de estudo da Palavra.

Encontro de Casais em Caldas Novas
Já fez sua inscrição para o Encontro de Casais em Caldas Novas? Você não vai querer perder essa oportunidade! Procure hoje os irmãos do Ministério de Casais e reserve sua vaga. Dias 20-22 de novembro de 2015 em Caldas Novas. Investimento – R$ 700,00 casal + despesas de viagem.


Campo dos Pastores do Presbitério para 2016
Nosso presbitério já designou os campos dos pastores para o ano de 2016. Para nossa igreja permanecerão no campo os pastores Rev. Cleverson Gilvan e Rev. Everton César.


ANIVERSARIANTES
16/08
Joyce Martins Pereira
Filadélfia
9221-1231
17/08
Lara Marcília Ferreira
Filadélfia
8819-0340
17/08
Gideon de M. Cunha Jr.
Central

18/08
Mizza Glivania P. de Oliveira
Central

18/08
Elza Magalhães de Carvalho
Manancial

20/08
Mauricio José da Fonseca
Matinha
9130-8997
21/08
Valentina Martins V. r. de Aquino
Alto da Estação




Oficina de Artes
18/08 - Sueli
25/08 - Gerônima


Reunião Executiva da Federação de SAF’s
No próximo dia 22/08 as 13:30h, no salão térreo de nossa Igreja


Culto de Ação de Graças
No próximo domingo teremos o culto de ação de graças pelo Dia do Soldado. Você é nosso convidado especial. Na oportunidade será o pregador o nosso irmão Rev.Salvador.






POR QUE É IMPORTANTE A FREQÜÊNCIA À IGREJA?


Pergunta: "Por que é importante a freqüência à igreja?"

Resposta: A Bíblia nos diz que precisamos ir à igreja para que possamos adorar a Deus com outros crentes e ser instruídos em Sua Palavra para nosso crescimento espiritual (Atos 2:42; Hebreus 10:25). A igreja é o lugar onde os crentes podem amar uns aos outros (1 João 4:12), exortar uns aos outros (Hebreus 3:13), “estimular” uns aos outros (Hebreus 10:24), servir uns aos outros (Gálatas 5:13), instruir uns aos outros (Romanos 15:14), honrar uns aos outros (Romanos 12:10) e ser bondosos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4:32).

Quando alguém confia em Jesus Cristo para salvação, é feito membro do Corpo de Cristo (1 Coríntios 12:27). Para que o corpo da igreja funcione corretamente, todas as “partes do corpo” precisam estar presentes (1 Coríntios 12:14-20). Da mesma forma, um crente nunca alcançará completa maturidade espiritual sem a ajuda e encorajamento de outros crentes (1 Coríntios 12:21-26). Por estes motivos, a freqüência à igreja, a participação e a fraternidade devem ser aspectos regulares da vida de um crente. A freqüência semanal à igreja não é obrigação para os crentes, mas alguém que confiou em Cristo deve ter um desejo de adorar a Deus, aprender Sua Palavra e ter comunhão com outros crentes.





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado na mensagem do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

Texto. Cl. 1.13-23

            O conhecimento da pessoa de Cristo é imprescindível! Quem o ama deve conhecê-lo e esta é uma das formas mais claras de demonstrarmos nosso amor por ele.
            Contudo há em nossos dias um desconhecimento geral e profundo da Pessoa e da Obra de Cristo. E, lamentável e estranhamente, muitos cristãos não conhecem de fato o seu Cristo.
            No texto da mensagem desta semana analisamos uma das passagens mais importantes do NT sobre Cristo. Medite nela e procure conhecer cada vez mais o Senhor Jesus Cristo.

1) Segundo os dois primeiros versos o que foi que Jesus fez pela sua igreja?

2) Você acredita que essa obra era realmente necessária?

3) O que é dito sobre Jesus e sua participação na obra da criação?

4) O que ele é da igreja? O que isso significa em relação a sua vida?

5) Em sua opinião, de que modo podemos levar as pessoas a ter um interesse maior por Jesus?

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Boletim Informativo, 09 de agosto de 2015

67 anos de Bênçãos!

            Hoje é um dia de gratidão! Nos reunimos para celebrar os 67 anos de organização eclesiástica da Igreja Presbiteriana de Patrocínio, carinhosamente chamada de Igreja Central.
            Ao longo desses anos muitas foram as lutas e os desafios que ajudaram a fortalecer e a consolidar a história que marca toda a trajetória de nossa igreja. As perseguições no começo da implantação do evangelho, as dificuldades iniciais para o estabelecimento do local de culto, as dimensões do campo de trabalho evangelístico e vários outros obstáculos que foram aparecendo ao longo do caminho. Porém, mais marcantes foram as obras da providência de Deus sustentando e dirigindo todas as coisas, como continua acontecendo até o dia de hoje.
            Hoje, a Igreja Presbiteriana de Patrocínio é uma comunidade ligada a Igreja Presbiteriana do Brasil, sendo jurisdicionada pelo Presbitério Alto do Paranaíba que, por sua vez, pertence ao Sínodo do Triângulo Mineiro. Sua administração local se dá através do Conselho da Igreja formado por dois pastores e oito presbíteros e ainda conta com onze diáconos na sua Junta Diaconal. Nossa Igreja conta também com quatro evangelistas e a preciosa colaboração de uma secretária. Nossa igreja conta ainda com diversas sociedades internas, ministérios e departamentos que tem colaborado ativamente para o desenvolvimento do trabalho.
            Somos hoje, além da Igreja Central, um corpo formado pelas Congregações Filadélfia, Alto da Estação, Matinha e Manancial.
            No que diz respeito a sua orientação doutrinária ela é uma Igreja confessional de linha reformada, seguindo os padrões doutrinários da Confissão de Fé de Westminster e os seus catecismos, que nos ensinam que as Escrituras Sagradas são a nossa única regra de fé e prática.
             E seguindo conforme a direção da vontade do Senhor, hoje celebramos mais um ano de vida e por isso, com o salmista exclamamos: Salmos 65:4 “Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa—o teu santo templo.”.
 
Avisos

Parabéns, Igreja Presbiteriana de Patrocínio!
Estamos completando nossos 67 anos de organização eclesiástica. A Igreja Presbiteriana de Patrocínio foi organizada no dia 28 de julho de 1948. E desde que a semente do evangelho foi lançada em nossas terras, nos anos de 1924 aproximadamente, ela vem frutificando abundantemente. Deus abençoe nossa Igreja!

Seja Bem Vindo
Saudamos o Rev. Antônio Dias, mui digno pastor da 6ª IPB de Belo Horizonte, pregador nas celebrações dos 67 anos de nossa Igreja. Que a graça do Altíssimo seja sobre sua vida, sua família e seu ministério.

Celebração da Ceia do Senhor e Batismo
Nesse dia de celebração teremos a oportunidade de participar, em conjunto com as congregações, da mesa do Senhor. Durante o culto noturno teremos a Celebração da Ceia do Senhor e Batismo! Prepare-se em oração!

Ordenação e Investidura de Oficiais
Conforme decisão da Assembleia de nossa igreja foram eleitos recentemente os irmãos Pb. Gaspar e os Dc. Leonardo e Dc. Tiago. Nosso irmão Pb. Gaspar será investido em seu mandato de cinco anos como presbítero de nossa igreja e os nossos irmãos diáconos serão ordenados e investidos no seu ofício para o mesmo período de cinco anos. Essa cerimônia se realizará no culto noturno na central.

Congregações
Nos alegramos com a presença dos irmãos das congregações no culto em conjunto na Central. Que Deus continue sustentando cada um no ministério para o qual Ele mesmo os chamou.

Estudos Bíblicos
Durante o mês de agosto meditaremos sobre missões. Os estudos estarão sob a responsabilidade do Rev. Cleverson Gilvan.

Berçário Filadélfia
A congregação Filadélfia está montando seu berçário e gostaríamos da ajuda dos irmãos. Precisamos da doação de berços, poltrona e trocador. Agradecemos àqueles que puderem ajudar de alguma forma.

Oficina de Artes – Saf Central
Na próxima terça-feira retomaremos nossas atividades! Venha com todo ânimo participar de nossa oficina de artes.


ANIVERSARIANTES


09/08
Justino Moreira
Filadélfia
9132-5054
09/08
Edna Aparecida da S. Carvalho
Alto da Estação

10/08
Marly Aparecida da S. Moreira

3831-2868
11/08
Thaisa Fernandes de Cordeiro
Filadélfia

14/08
Flávia Beatriz Araujo Melo
Filadélfia
8874-0088
14/08
Gleiriston Luan Silva
Filadélfia
9825-9198
14/08
Ronaldo Correia de Lima
Filadélfia

15/08
Celiana Abadia
Central
9218-9805


Oficina de Artes
Retornaremos nossas atividades na próxima terça-feira (11/08) as 13:30h. Na oportunidade convidamos as mulheres da Igreja para que nos façam uma visita e venham participar desse precioso momento conosco.
11/08 - Odete
18/08 - Sueli
25/08 - Gerônima



PROEJTO ANA
Próxima terça-feira as 19:30h. A responsável será nossa irmã Neisa. Venha interceder pela vida de sua família


Fórum

Qual o propósito da Igreja?

Pergunta: "Qual o propósito da Igreja?"

Resposta: Atos 2:42 pode ser considerado como a “frase-propósito” para a igreja: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Então, de acordo com esta Escritura, os propósitos ou atividades da igreja devem ser: (1) o ensino da doutrina bíblica, (2) providenciar um espaço de adoração para os crentes, (3) observar a Ceia do Senhor, e (4) oração.
            A igreja deve ensinar a doutrina bíblica para que possamos ter os alicerces de nossa fé. Efésios 4:14 nos diz: “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” A igreja deve ser um lugar de comunhão, onde os cristãos possam se devotar uns aos outros e honrar uns aos outros (Romanos 12:10), instruir uns aos outros (Romanos 15:14), ser benignos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4:32), encorajar uns aos outros (1 Tessalonicenses 5:11), e principalmente, amar uns aos outros (1 João 3:11).
            A igreja deve ser um lugar onde os crentes possam observar a Ceia do Senhor, lembrando-se da morte de Cristo e Seu sangue derramado em nosso favor (1 Coríntios 11:23-26). O conceito de “partir o pão” (Atos 2:42) também carrega a idéia de refeições compartilhadas. Este é outro exemplo da igreja promovendo a comunhão. O propósito final da igreja, de acordo com                  Atos 2:42 é a oração. A igreja também deve ser um lugar que promova a oração, ensine a oração e pratique a oração. Filipenses 4:6-7 nos encoraja: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
            Uma outra “comissão” (tarefa) dada à igreja é proclamar o Evangelho de salvação através de Jesus Cristo (Mateus 28:18-20; Atos 1:8). A igreja é chamada a ser fiel em compartilhar o Evangelho através de palavras e ações. A igreja deve ser um “farol” na comunidade: mostrando às pessoas o caminho para nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A igreja deve tanto promover o Evangelho quanto preparar seus membros para proclamar o Evangelho (1 Pedro 3:15).

Tiago 1:27 nos dá alguns propósitos finais da igreja: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” A igreja deve ministrar àqueles que estão em necessidade. Isto inclui não somente compartilhar do Evangelho, mas também providenciar pelas necessidades físicas (comida, roupas, abrigo), quando necessário e apropriado. A igreja deve também equipar os crentes em Cristo com as ferramentas de que necessitam para vencer o pecado e permanecerem livres da contaminação do mundo. Isto é feito pelos princípios dados acima: ensino bíblico e comunhão cristã.

Então, tudo dito, qual o propósito da igreja? Gosto da ilustração em 1 Coríntios 12:12-27. A igreja é o “corpo” de Deus: somos Suas mãos, boca e pés neste mundo. Devemos fazer as coisas que Jesus Cristo faria se Ele estivesse aqui na terra, fisicamente. A igreja deve ser “cristã”: “como Cristo” e “seguidora de Cristo”.






VOCÊ SE LEMBRA?

Hoje, nesta última página do nosso boletim dedicamos um espaço à memória de nossa igreja. Publicamos aqui apenas algumas fotos para recordarmos o passado e nos alegrarmos com as bênçãos do presente na esperança de um futuro cada dia mais abençoado!


UMP 1975



Rev. Saulo e Rev. Wilson de Castro


Acampamento da UPA 2014