DEUS TEM UM PLANO?
Rev. Cleverson Gilvan
Algumas
expressões caem no nosso gosto e viram respostas para uma gama enorme de
situações. Quem nunca disse, por exemplo, numa situação de extrema dificuldade
que Deus tem um plano? Ou diante de uma enfermidade horrenda que Deus tem um
plano ou ainda, no meio de uma vitória maravilhosa que isto é plano de Deus?
Acredito que a maioria de nós já disse isso uma centena de vezes, mas, como
assim: Deus tem um plano mesmo?
Antes de
prosseguir devemos pensar o que isso significa. Talvez algumas pessoas queiram
dizer que ele tem sempre uma saída, ou seja, não importa o que aconteça há algo
que Deus pode fazer. Se é isso, temos que lidar então com o equívoco de que
Deus está ausente da maioria das situações, intervindo apenas quando não
podemos fazer mais nada. Por outro lado, podemos entender que plano é mais do
que uma simples intervenção. Então, quando dizemos que Deus tem um plano,
estamos nos referindo ao seu propósito eterno que governa todas as coisas e todas
as ações dos homens, desde as maiores até as menores, inclusive administrando
as causas secundárias ou circunstâncias. Ai sim faria toda diferença dizer que
Deus tem um plano, embora eu me sinta mais a vontade para dizer que Ele tem
propósitos.
Diante
disso, somos convidados a descansar em Deus. As Escrituras dizem que devemos
entregar nosso caminho ao Senhor (Sl. 37.5) crendo que o mais ele fará. Diz
ainda que devemos buscar, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça (Mt.
6.3) e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. Paulo também diz que se
Deus nos entregou o Filho nos dará, então, graciosamente, com ele todas as
coisas (Rm. 8.32) e Pedro diz que devemos lançar toda a nossa ansiedade em Deus
porque Ele tem cuidado de nós (1ª Pe. 5.7). Tudo isso mostra que temos um Deus
que está trabalhando e no seu trabalho ele revela o seu cuidado providencial e
no desenvolvimento desse cuidado conhecemos os seus propósitos.
Por isso
cremos que cada circunstância da vida acontece debaixo desse “plano”, o que me
leva a dizer confiantemente – Seja feita a tua vontade!
Lembre-se:
Deus tem cuidado de você!
Avisos
Escala dos
Presbíteros nas Congregações mês de Fevereiro
1º Domingo – Central – Ceia do Senhor
2º Domingo – Filadélfia (Pb. Ernani) – Manancial (Pb.
Marcelo) – Alto da Estação (Pb. André)
3° Domingo - Filadélfia (Pb. Tadeu) – Manancial (Pb. Natanael)
– Alto da Estação (Pb. Clésio)
4º Domingo - Filadélfia (Pb. Ernani) – Manancial (Pb.
Emerson) – Alto da Estação (Pb. Tadeu)
Relatório da Escola Dominical
– Janeiro
Mês jan/14
Domingo
do mês 5 12 19 26 Total Total Prevista Total
Alunos matriculados 145 139 171 171 626 626 100,00%
Alunos Presentes 59 49 99 102 309 626 49,36%
Visitas 4 5 22 19 50 - 7,99%
TOTAL 63 54 121 121 359 626 57,35%
Alunos ausentes 86 90 72 69 317 - 50,64%
Bíblias 15 12 43 51 121 626 19,33%
Coral
Prezados irmãos. Depois de um período de
recesso, retomaremos as nossas atividades na próxima quarta, dia 5. Iniciaremos
a leitura de repertório novo. Excepcionalmente neste domingo, dia 2, não
cantaremos.
Cong. Alto da Estação
- DE 03.02 a 07.02, semana de oração na congregação do Alto
da Estação, às 19:30.
Culto de Formatura
Próxima terça-feira as 19:30h teremos o culto de Formatura
da UNICERP (Sistema de formação e nutrição) em nossa Igreja.
Chá de
Fralda
O pequeno grupo familiar Vida Nova possui uma
integrante grávida que ainda não faz parte de nossa Igreja.
O grupo pretende fazer um chá de fraldas para
ajudá-la quando o bebê (Miguel) nascer.
Aqueles que quiserem contribuir com um pacote de
fraldas para recém nascido, podem procurar o Pb. Emerson ou Diácono Daniel Jr,
ou ainda deixar na secretaria da Igreja.
Sua ajuda será muito bem vinda.
Aniversariantes
02/02
|
Dirceu Lázaro Rodrigues
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Central
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3831-4538
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03/02
|
Francisco Teixeira Filho
|
Central
|
3832-1384
|
04/02
|
Aparecido
|
Manancial
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8882-7223
|
05/02
|
Jandira Wenceslau da Silva
|
Alto da Estação
|
3832-1739
|
07/02
|
Edna Maria de Jesus
|
Central
|
3832-4575
|
07/02
|
Janaina dos Santos Reis
|
Central
|
3831-2501
|
08/02
|
Daniel dos Reis Junior
|
Central
|
3831-2501
|
08/02
|
Eleuza Ramos Duarte
|
Filadélfia
|
8832-8915
|
ESCALA
JUNTA DIACONAL – CENTRAL E CONGREGAÇÕES – Fevereiro/2014
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Alto
da Estação
|
Manancial
|
Filadélfia
|
Central
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02/02/2014
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José Rodrigues
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Carlos
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Jonathas, José Humberto
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* Ney, Luiz
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09/02/2014
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Ney
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Francisco
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José Humberto, Mardoqueu
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* Daniel, José Rodrigues
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16/02/2014
|
Luiz
|
Daniel
|
Mardoqueu, Jonathas
|
* Carlos, Ney
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23/02/2014
|
Josué
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José Humberto
|
Jonathas, Mardoqueu
|
* Luiz, Carlos
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ESTUDO DIRIGIDO PARA
GRUPOS FAMILIARES
Texto: Efésios 2.1-10
Tema: A dimensão da graça
Baseado no sermão do
Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central.
Uma das
verdades mais doces das Escrituras Sagradas é a que ensina que Deus nos salvou
pela sua graça. Estávamos perdidos, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas Deus
não deixou as coisas ficarem desse jeito. Ele interveio enviando o seu filho
Jesus Cristo e nos revelando a grandeza da sua graça.
No estudo
desta semana meditaremos sobre a graça de Deus. Sua grandeza e o seu alcance
são impressionantes e devem nos conduzir ao louvor constante ao Deus que nos
resgatou e nos deu vida juntamente com Cristo.
Pense em
cada momento deste texto como algo maravilhoso que Deus fez na sua vida.
1) Quando foi que Deus nos deu vida? Como você acha que é a
vida de uma pessoa sem Jesus (veja o verso 3)?
2) Segundo o verso 4 quais os atributos de Deus que se
manifestaram em favor da nossa salvação? O que estes atributos inspiram em
você?
3) Por que Jesus nos deu esta benção? Veja o verso 7
4) Lendo os versos 8 a 10 o que você entende por salvação
pela graça?
5) Por que não somos salvos por obras?
Fórum
A
CEIA DO SENHOR
Bíblia
de Estudo de Genebra
1 Coríntios
11:23: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor
Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão”.
A Ceia
do Senhor é um ato de culto que tem a forma de uma refeição cerimonial, na qual
os servos de Cristo participam do pão e do vinho, para comemorar a morte de
Cristo e celebrar o novo relacionamento segundo a aliança que eles desfrutam
com Deus.
“Na noite
em que foi traído, nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o sacramento de seu
corpo e sangue, chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua igreja até o
fim do mundo, para ser uma lembrança perpétua do sacrifício que em sua morte
ele fez de si mesmo; para selar, aos verdadeiros crentes, todos os benefícios
provenientes desse sacrifício para o seu nutrimento espiritual e crescimento
nele, e seu compromisso de cumprir todos os seus deveres para com ele; e ser um
vínculo e penhor de sua comunhão com ele e uns com os outros, como membros do
seu corpo místico” (Confissão de Fé de Westminster, XXIX.1).
Os
textos bíblicos que tratam da Ceia e nos quais se baseia a declaração acima
são: Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc
22.17-20; 1Co 10.16-21; 11.17-34. O sermão de Jesus (Jo 6.35-38) a respeito de si mesmo como o pão da vida e da
necessidade de alimentar-se dele, comendo a sua carne e bebendo o seu sangue,
foi pregado antes da instituição da Ceia e é melhor entendido como tratando
daquilo que a Ceia significa, ou seja, a comunhão com Cristo pela fé, ao invés
da Ceia em si.
Nos
tempos da Reforma, questões a respeito da natureza da presença de Cristo na
Ceia e da relação da Ceia com sua morte vicária foram assunto de intensa
controvérsia. A Igreja Católica Romana ensina que Cristo está presente na Ceia
pela transubstanciação, como definida pelo Quarto Concílio Lateranense em 1215.
“Transubstanciação” significa que a substância do pão e do vinho é
miraculosamente transformada em corpo e sangue de Cristo. O pão e o vinho não
são mais pão e vinho, embora pareçam ser. A doutrina de Lutero, depois chamada
de “consusbtanciação”, ensina que o corpo e o sangue de Cristo estão presentes
“em, com e sob” a forma de pão e vinho, que, em si mesmos, permanecem sendo pão
e vinho. As Igrejas Ortodoxas Orientais e algumas Igrejas Anglicanas têm uma
crença semelhante. Zuínglio negou que o Cristo glorificado, agora no céu,
esteja presente de qualquer modo que palavras tais como “corporalmente”,
“fisicamente” ou “localmente” possam sugerir. Calvino ensinou que, enquanto o
pão e o vinho permanecem imutáveis, o Espírito eleva o crente através da fé,
para gozar da presença de Cristo de um modo que é glorioso e real, ainda que
indescritível.
Todos
os Reformadores insistiram no fato de, na Mesa de Comunhão, darmos graças a
Cristo pela obra da expiação acabada e aceita. Denunciaram a doutrina Católica
Romana da Missa, porquanto nela se dizia que o sacrifício da cruz é repetido,
renovado, ou reapresentado de um modo que obscurecia a sua suficiência.
A Ceia
do Senhor tem uma referência passada à morte de Jesus e tem uma referência
presente à nossa participação corporativa em Cristo, mediante a fé. E tem uma
referência futura pelo fato de ser uma garantia da sua segunda vinda. Encoraja
o fiel em sua caminhada diária e em sua expectação. Esse serviço de culto, no
qual os cristãos recordam o sofrimento que Cristo suportou por eles, é uma
marca distintiva da religião cristã por todo o mundo.
Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra,
Nota Teológica, página 1360.