sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Boletim Informativo 02 de fevereiro de 2014




DEUS TEM UM PLANO?

Rev. Cleverson Gilvan

            Algumas expressões caem no nosso gosto e viram respostas para uma gama enorme de situações. Quem nunca disse, por exemplo, numa situação de extrema dificuldade que Deus tem um plano? Ou diante de uma enfermidade horrenda que Deus tem um plano ou ainda, no meio de uma vitória maravilhosa que isto é plano de Deus? Acredito que a maioria de nós já disse isso uma centena de vezes, mas, como assim: Deus tem um plano mesmo?
            Antes de prosseguir devemos pensar o que isso significa. Talvez algumas pessoas queiram dizer que ele tem sempre uma saída, ou seja, não importa o que aconteça há algo que Deus pode fazer. Se é isso, temos que lidar então com o equívoco de que Deus está ausente da maioria das situações, intervindo apenas quando não podemos fazer mais nada. Por outro lado, podemos entender que plano é mais do que uma simples intervenção. Então, quando dizemos que Deus tem um plano, estamos nos referindo ao seu propósito eterno que governa todas as coisas e todas as ações dos homens, desde as maiores até as menores, inclusive administrando as causas secundárias ou circunstâncias. Ai sim faria toda diferença dizer que Deus tem um plano, embora eu me sinta mais a vontade para dizer que Ele tem propósitos.
            Diante disso, somos convidados a descansar em Deus. As Escrituras dizem que devemos entregar nosso caminho ao Senhor (Sl. 37.5) crendo que o mais ele fará. Diz ainda que devemos buscar, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça (Mt. 6.3) e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. Paulo também diz que se Deus nos entregou o Filho nos dará, então, graciosamente, com ele todas as coisas (Rm. 8.32) e Pedro diz que devemos lançar toda a nossa ansiedade em Deus porque Ele tem cuidado de nós (1ª Pe. 5.7). Tudo isso mostra que temos um Deus que está trabalhando e no seu trabalho ele revela o seu cuidado providencial e no desenvolvimento desse cuidado conhecemos os seus propósitos.
            Por isso cremos que cada circunstância da vida acontece debaixo desse “plano”, o que me leva a dizer confiantemente – Seja feita a tua vontade!
            Lembre-se: Deus tem cuidado de você!

Avisos

Escala dos Presbíteros nas Congregações mês de Fevereiro

1º Domingo – Central – Ceia do Senhor
2º Domingo – Filadélfia (Pb. Ernani) – Manancial (Pb. Marcelo) – Alto da Estação (Pb. André)
3° Domingo - Filadélfia (Pb. Tadeu) – Manancial (Pb. Natanael) – Alto da Estação (Pb. Clésio)
4º Domingo - Filadélfia (Pb. Ernani) – Manancial (Pb. Emerson) – Alto da Estação (Pb. Tadeu)

Relatório da Escola Dominical – Janeiro

Mês     jan/14                                                            
Domingo do mês        5          12        19        26        Total    Total Prevista  Total
Alunos matriculados  145      139      171      171      626      626      100,00%
Alunos Presentes        59        49        99        102      309      626      49,36%
Visitas                         4          5          22        19        50        -           7,99%
TOTAL                      63        54        121      121      359      626      57,35%
Alunos ausentes         86        90        72        69        317      -           50,64%
Bíblias                        15        12        43        51        121      626      19,33%

Coral
Prezados irmãos. Depois de um período de recesso, retomaremos as nossas atividades na próxima quarta, dia 5. Iniciaremos a leitura de repertório novo. Excepcionalmente neste domingo, dia 2, não cantaremos.

Cong. Alto da Estação
- DE 03.02 a 07.02, semana de oração na congregação do Alto da Estação, às 19:30.

Culto de Formatura
Próxima terça-feira as 19:30h teremos o culto de Formatura da UNICERP (Sistema de formação e nutrição) em nossa Igreja. 

Chá de Fralda

O pequeno grupo familiar Vida Nova possui uma integrante grávida que ainda não faz parte de nossa Igreja.
O grupo pretende fazer um chá de fraldas para ajudá-la quando o bebê (Miguel) nascer.
Aqueles que quiserem contribuir com um pacote de fraldas para recém nascido, podem procurar o Pb. Emerson ou Diácono Daniel Jr, ou ainda deixar na secretaria da Igreja.
Sua ajuda será muito bem vinda.


Aniversariantes
02/02
Dirceu Lázaro Rodrigues
Central
3831-4538
03/02
Francisco Teixeira Filho
Central
3832-1384
04/02
Aparecido
Manancial
8882-7223
05/02
Jandira Wenceslau da Silva
Alto da Estação
3832-1739
07/02
Edna Maria de Jesus
Central
3832-4575
07/02
Janaina dos Santos Reis
Central
3831-2501
08/02
Daniel dos Reis Junior
Central
3831-2501
08/02
Eleuza Ramos Duarte
Filadélfia
8832-8915


ESCALA JUNTA DIACONAL – CENTRAL E CONGREGAÇÕES – Fevereiro/2014



Alto da Estação
Manancial
Filadélfia
Central





02/02/2014
José Rodrigues
Carlos
Jonathas, José Humberto
* Ney, Luiz
09/02/2014
Ney
Francisco
José Humberto, Mardoqueu
* Daniel, José Rodrigues
16/02/2014
Luiz
Daniel
Mardoqueu, Jonathas
* Carlos, Ney
23/02/2014
Josué
José Humberto
Jonathas, Mardoqueu
* Luiz, Carlos
* Responsável por Abrir e fechar o Templo no domingo à noite





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Efésios 2.1-10
Tema: A dimensão da graça

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central.

            Uma das verdades mais doces das Escrituras Sagradas é a que ensina que Deus nos salvou pela sua graça. Estávamos perdidos, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas Deus não deixou as coisas ficarem desse jeito. Ele interveio enviando o seu filho Jesus Cristo e nos revelando a grandeza da sua graça.
            No estudo desta semana meditaremos sobre a graça de Deus. Sua grandeza e o seu alcance são impressionantes e devem nos conduzir ao louvor constante ao Deus que nos resgatou e nos deu vida juntamente com Cristo.
            Pense em cada momento deste texto como algo maravilhoso que Deus fez na sua vida.

1) Quando foi que Deus nos deu vida? Como você acha que é a vida de uma pessoa sem Jesus (veja o verso 3)?

2) Segundo o verso 4 quais os atributos de Deus que se manifestaram em favor da nossa salvação? O que estes atributos inspiram em você?

3) Por que Jesus nos deu esta benção? Veja o verso 7

4) Lendo os versos 8 a 10 o que você entende por salvação pela graça?

5) Por que não somos salvos por obras?




Fórum

A CEIA DO SENHOR
Bíblia de Estudo de Genebra

1 Coríntios 11:23: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão”.

A Ceia do Senhor é um ato de culto que tem a forma de uma refeição cerimonial, na qual os servos de Cristo participam do pão e do vinho, para comemorar a morte de Cristo e celebrar o novo relacionamento segundo a aliança que eles desfrutam com Deus.

“Na noite em que foi traído, nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o sacramento de seu corpo e sangue, chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua igreja até o fim do mundo, para ser uma lembrança perpétua do sacrifício que em sua morte ele fez de si mesmo; para selar, aos verdadeiros crentes, todos os benefícios provenientes desse sacrifício para o seu nutrimento espiritual e crescimento nele, e seu compromisso de cumprir todos os seus deveres para com ele; e ser um vínculo e penhor de sua comunhão com ele e uns com os outros, como membros do seu corpo místico” (Confissão de Fé de Westminster, XXIX.1).

Os textos bíblicos que tratam da Ceia e nos quais se baseia a declaração acima são: Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1Co 10.16-21; 11.17-34. O sermão de Jesus (Jo 6.35-38) a respeito de si mesmo como o pão da vida e da necessidade de alimentar-se dele, comendo a sua carne e bebendo o seu sangue, foi pregado antes da instituição da Ceia e é melhor entendido como tratando daquilo que a Ceia significa, ou seja, a comunhão com Cristo pela fé, ao invés da Ceia em si.

Nos tempos da Reforma, questões a respeito da natureza da presença de Cristo na Ceia e da relação da Ceia com sua morte vicária foram assunto de intensa controvérsia. A Igreja Católica Romana ensina que Cristo está presente na Ceia pela transubstanciação, como definida pelo Quarto Concílio Lateranense em 1215. “Transubstanciação” significa que a substância do pão e do vinho é miraculosamente transformada em corpo e sangue de Cristo. O pão e o vinho não são mais pão e vinho, embora pareçam ser. A doutrina de Lutero, depois chamada de “consusbtanciação”, ensina que o corpo e o sangue de Cristo estão presentes “em, com e sob” a forma de pão e vinho, que, em si mesmos, permanecem sendo pão e vinho. As Igrejas Ortodoxas Orientais e algumas Igrejas Anglicanas têm uma crença semelhante. Zuínglio negou que o Cristo glorificado, agora no céu, esteja presente de qualquer modo que palavras tais como “corporalmente”, “fisicamente” ou “localmente” possam sugerir. Calvino ensinou que, enquanto o pão e o vinho permanecem imutáveis, o Espírito eleva o crente através da fé, para gozar da presença de Cristo de um modo que é glorioso e real, ainda que indescritível.

Todos os Reformadores insistiram no fato de, na Mesa de Comunhão, darmos graças a Cristo pela obra da expiação acabada e aceita. Denunciaram a doutrina Católica Romana da Missa, porquanto nela se dizia que o sacrifício da cruz é repetido, renovado, ou reapresentado de um modo que obscurecia a sua suficiência.

A Ceia do Senhor tem uma referência passada à morte de Jesus e tem uma referência presente à nossa participação corporativa em Cristo, mediante a fé. E tem uma referência futura pelo fato de ser uma garantia da sua segunda vinda. Encoraja o fiel em sua caminhada diária e em sua expectação. Esse serviço de culto, no qual os cristãos recordam o sofrimento que Cristo suportou por eles, é uma marca distintiva da religião cristã por todo o mundo.

          Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 1360.