sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Boletim Dominical, 22 de dezembro de 2013


...é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Lucas 2:11


Rev. Cleverson Gilvan


            Todas as manhãs tenho procurado me inteirar do que anda acontecendo pelo mundo. Por isso, ler os jornais, acessar os principais sites de notícias e assistir aos telejornais já se tornou um hábito.
            Ao longo dos anos essa rotina já rendeu algumas surpresas boas  e outras muito desagradáveis. Lembro até hoje de ter acordado numa manhã de 11 de setembro e não entender direito o que estava acontecendo em Nova Iorque. Ver aqueles aviões se chocando contras as Torres Gêmeas foi chocante. Assistir também alguns desastres aéreos como o da TAM em São Paulo e o da Gol foram igualmente difíceis. Outras notícias trouxeram alento! Eu vi a queda do muro de Berlim e o final da guerra do Golfo, mas quando eu me preparava para fazer o boletim desta semana, a notícia foi extraordinária. Acordei com Lucas 2.11 no coração e na mente. E a notícia era: “...é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
            Tudo bem, pode não ser uma novidade para muita gente, mas aqui está a chave para a renovação da vida. O Salvador nasceu e habitou entre nós cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, como a do Unigênito do Pai. Além do mais Ele nos foi comunicado pelo Espírito Santo e isto significa que entre Ele e nós foi estabelecida uma união de tal natureza que nem mesmo a morte pode mais nos separar.
            E esta boa notícia continua repercutindo pelo mundo afora, afinal de contas, quem reconhece o senhorio de Jesus na sua vida e recebe os benefícios de sua missão redentora também participa da nova vida.
            Eu preciso contar isso pra mais alguém! E espero que você faça o mesmo!


Fórum

Não havia lugar para Jesus

Quando José e Maria saíram de Nazaré para Belém, por decreto de Tibério César, eles não encontraram lugar na estalagem, por isso, foram para uma manjedoura, onde Jesus nasceu. Não havia lugar para Jesus na concorrida cidade de Davi. Os espaços já haviam sido todos disputados e assim, o Cordeiro de Deus, nasceu num estábulo e não num berço de ouro. O criador do universo, o dono do mundo, foi rejeitado no seu nascimento e em sua morte. Ele foi desprezado e dele não fizeram caso.
Os anos se passaram e os homens continuam afobados, correndo de um lado para o outro, cuidando de muitas coisas e não se apercebem que também não têm lugar para Jesus. Suas estalagens estão abarrotadas, seus corações ocupados com muitos cuidados e por essa causa não dão lugar para Jesus.
Muitas pessoas ocupam hoje o lugar de Jesus na vida das pessoas: no mês de dezembro, quando se comemora o Natal, o bojudo Papai Noel torna-se o astro principal do Natal. O velho de barbas brancas, arquejado por um imenso saco de presentes nas costas, tornou-se um garoto propaganda, distorcendo a mensagem central do Natal. O comércio febril, o consumismo insaciável e o multicolorido das praças tolda o verdadeiro sentido do nascimento de Cristo.
Muitas coisas, outrossim, ocupam o lugar de Cristo. Vivemos numa sociedade secularizada. O homem pós-moderno empurrou Deus para os templos religiosos e pensa que ele não interfere nas demais áreas da vida. Assim, as pessoas tornam-se religiosas, até mesmo, se dizem evangélicas, mas não se colocam debaixo do senhorio de Cristo. Vivem segundo os valores de uma sociedade decadente e não segundo os absolutos da Palavra de Deus.
Não havia lugar para Jesus em Belém e não há lugar para Jesus nos corações hoje. Muitas vezes, o espaço que se abre é para o Jesus domesticado pelas conveniências humanas e pelos desvios doutrinários e não para o Jesus das Escrituras. Muitos segmentos religiosos pregam não o Jesus da Bíblia, mas o Jesus guru, o Jesus mestre iluminado, o Jesus milagreiro.
Precisamos resgatar a mensagem que os anjos anunciaram em Belém: “Eis que vos trago boa nova de grande alegria e que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.7).
Segundo Lucas 2.7, o nascimento de Jesus enfatiza três verdades fundamentais: Primeiro, Jesus é o Salvador do mundo. Não há outro caminho para Deus, outra porta para o céu, outro mediador entre Deus e os homens além de Jesus. Ele veio para salvar o seu povo. Ele veio para nos reconciliar com Deus.
Ele veio para remir-nos dos nossos pecados. Não há mensagem de Natal sem a proclamação da salvação no nome de Jesus. Segundo, Jesus é o Messias prometido. Ele nos foi dado desde a eternidade. Dele falaram os patriarcas e profetas. Para ele apontaram as profecias. Ele é a consumação da esperança do povo de Deus. Ele é o enviado de Deus, o ungido, o profeta, o sacerdote e o rei, aquele que veio buscar e salvar o perdido. Terceiro, Jesus é o Senhor. Diante dele todo o joelho se dobra no céu, na terra e debaixo da terra. Ele governa o universo, dirige as nações e reina sobre o seu povo. Ele tem toda autoridade no céu e na terra. Ele está assentado no trono e tem o livro da história em suas mãos. Dele, por meio dele e para ele são todas as coisas.
Há lugar na sua vida para o Jesus do Natal? Seu coração é dele? Ele é o amado da sua alma? Você já se refugiou nele e o recebeu como o seu salvador? Natal é mais do que troca de presentes e mesa farta. Natal é Jesus.
Rev. Hernandes Dias Lopes.


Natal na Central
Hoje teremos nossa programação especial de Natal às 19:30 horas. Nosso programa começará com a apresentação da cantata do coral adulto que será seguida pela cantata do coral Vida com a participação especial da UPA.

Coral
Pedimos aos coristas que cheguem às 12:45 min na Igreja de Getsêmani para aquecimento e apresentação logo em seguida. À noite nosso aquecimento será às 19:00 min para a última apresentação.

Enlace Matrimonial
No próximo sábado (28/12) as 19:30h teremos o Casamento dos nossos irmãos evang. Lucio e Naiara em nossa Igreja.

Assembleia Geral Extraordinária e Confraternização
Nossa Assembleia será no próximo domingo (29/12)  às 10:00 da manhã. Na oportunidade todas as congregações deverão se dirigir para a central para nossa programação em conjunto. Logo após teremos um delicioso almoço com toda igreja.

Relatórios Sociedades Internas e Departamentos
Pedimos aos responsáveis pelas sociedades internas e departamentos da igreja (ministério de famílias, conselho missionário e escolas dominicais) que preparem seus relatórios para a nossa Assembleia no final de Dezembro.

Semana Universal de Oração 2014
Nossa semana universal de oração será nos dias 06 a 10 de janeiro de 2014. As reuniões serão sempre às 07:00 da manhã e contarão com a colaboração  dos irmãos conforme escala a ser publicada. Venha e traga um lanche para nosso café comunitário após a reunião.


Escala Junta Diaconal - Dezembro

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
22/12/2013
José Humberto
Luiz
Mardoqueu, Jonathas
* Josué, Luiz
29/12/2013
Rubens
Jonathas
Mardoqueu, José Humberto.
* Carlos, José Rodrigues.


Escala de Aniversariantes
22/12
Marcílio Ferreira Felix
Alto da Estação
9958-7235
23/12
Kátia Simone Borges
Central
8852-5886
23/12
Celina Duarte Rosa
Central
3831-5524
23/12
Vivian Rocha
Manancial
3831-1935
25/12
Neusa Maria Reis Pereira
Filadélfia
3832-4365
25/12
Natália Cristina Rodrigues
Filadélfia
-
26/12
Carmi dos Reis Chagas
Central
3831-7739
27/12
Ronan Andrade
Central
3831-6474
28/12
Maria da Conceição de Oliveira
Alto da Estação
8826-2440
28/12
Mauri Rates
Central
8816-2723






ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

            Use estes estudos para as suas devocionais familiares também!

Texto: Lucas 2.25-35
Rev. Cleverson Gilvan

O Cântico de Simeão

            Hoje estamos celebrando o natal em nossa igreja. Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das datas mais marcantes e mais importantes para o nosso calendário. Celebramos o nascimento de Jesus, mas não o fazemos simplesmente como um evento histórico, mas como uma declaração de que a graça do SENHOR nos visitou trazendo salvação.
            Esta passagem é uma das mais emocionantes no contexto do nascimento de Jesus.
            Simeão era um judeu piedoso de Jerusalém. Um homem sobre quem o Espírito Santo habitava. Alguém que amava ao Senhor e esperava dele a consolação de Israel. Quando ele se encontrou com Jesus, ainda menino, sua vida ganhou uma nova expressão e é a partir deste encontro que queremos estudar esta passagem.

1) Qual foi a revelação que o Espírito Santo fez a Simeão?

2) O verso 27 diz que o Espírito Santo conduziu Simeão até o templo onde ele encontrou a Jesus. Ainda hoje o Espírito Santo nos conduz à Jesus. Como foi que o Espírito Santo te conduziu a Jesus?

3) Com que palavras Simeão traduziu a importância e a emoção daquele encontro?

4) Este encontro com Jesus também foi o mais importante em sua vida? Como você tem provado isto?



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Boletim Dominical, 15 de dezembro de 2013


Tempo de Reconciliação

Rev. Cleverson Gilvan

            Ainda existem muitas pessoas vivendo em guerra! Mas não me refiro aos conflitos bélicos que vem ceifando a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo e nem as conspirações políticas que tentam roubar segredos de estado. Ainda existem muitas pessoas vivendo em guerra consigo mesmas.
            Tais pessoas não tem paz, nem tampouco esperança. Seus dias passam como uma experiência angustiante de quem não pode fazer mais nada ou simplesmente não quer fazer mais nada. Mas será que ainda há algo para se dizer para estas pessoas? Ou será que elas ainda conseguiriam ouvir mais uma mensagem de esperança?
            Ao pensar na triste realidade que aflige a tantos fui conduzido às Escrituras, mas especificamente ao profeta Isaías, que antevendo o advento de Jesus, declarou:  Isaías 40.1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. 2  Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniqüidade está perdoada...". Tais palavras me fizeram lembrar algumas realidades espirituais importantíssimas.

Deus tem uma mensagem de consolo para o seu povo - No texto Deus manda o profeta consolar o povo. Este consolo viria com o nascimento do Messias. Alí Deus traria salvação aos que estavam perdidos. Deus lhes daria uma nova vida. Por isso eles foram profundamente consolados, afinal de contas, Deus os visitaria.

Ele quer entregar esta mensagem ao seu coração - Esta mensagem Deus mandou entregar ao coração do povo, o que nos ensina sobre a profundidade do conforto que  Ele oferecia a eles. Deus ainda continua falando, lá, no nosso coração, o lugar mais remoto e íntimo do  nosso ser e sua vontade é nos transformar lá, restaurando toda a nossa vida.

Ele dará um fim às nossas lutas perdoando nossos pecados - Este último aspecto nos ajuda a entender como, efetivamente, Deus nos dará este consolo. Pela boca do profeta ele diz que a iniquidade do povo está perdoada. Vale ressaltar que mesmo antes da consumação histórica da obra de Cristo, os seus efeitos poderosos, já podiam ser sentidos, como ainda hoje se vê. Aliás, a maior causa de angústia no coração do homem é a incerteza do perdão dos seus pecados e esta incerteza é desfeita pela graça comunicada no evangelho. Graça comunicada nestes dias de reconciliação.

            Então,  dê graças ao Senhor por esta mensagem que dá um sentido verdadeiro ao natal que agora celebramos.

Avisos

Programação Especial de Natal
Neste final de semana o nosso coral começa a apresentar sua cantata de Natal em uma série de eventos especiais. Hoje, pela manhã, nossos irmãos cantarão na Congregação Filadélfia e no culto da noite na Congregação do Bairro Serra Negra.

Natal na Central
No próximo domingo teremos nossa programação especial de Natal às 19:30 horas. Nosso programa começará com a apresentação da cantata do coral adulto que será seguida pela cantata do coral Vida com a participação especial da UPA.

Assembleia Geral Extraordinária e Confraternização
Nossa Assembleia será no último domingo de dezembro (29/12)  às 10:00 da manhã. Na oportunidade todas as congregações deverão se dirigir para a central para nossa programação em conjunto. Logo após teremos um delicioso almoço com toda igreja.

Relatórios Sociedades Internas e Departamentos
Pedimos aos responsáveis pelas sociedades internas e departamentos da igreja (ministério de famílias, conselho missionário e escolas dominicais) que preparem seus relatórios para a nossa Assembleia no final de Dezembro.

Semana Universal de Oração 2014
Nossa semana universal de oração será nos dias 06 a 10 de janeiro de 2014. As reuniões serão sempre às 07:00 da manhã e contarão com a colaboração  dos irmãos conforme escala a ser publicada. Venha e traga um lanche para nosso café comunitário após a reunião.

Culto de Formatura
Na próxima terça-feira teremos o culto de formatura da Escola Irmã Gislene aqui em nossa igreja. O pregador será o Evang. Fernando Oliveira.

Viagem do pastor
Nesta semana nosso pastor viajará ao Sul de Minas, devendo retornar no sábado. Ore pela sua viagem!


Escala Junta Diaconal - Dezembro

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
15/12/2013
Daniel
Josué
José Humberto, Jonathas.
* Luiz, Carlos
22/12/2013
José Humberto
Luiz
Mardoqueu, Jonathas
* Josué, Luiz


Escala de Aniversariantes
15/12
Sueli Maria da Silva
Manancial
8815-6171
17/12
Lázara Maria Naves da Fonsêca
Central
3832-6707
17/12
Julia


19/12
Marta Rocha
Manancial
3831-1935
19/12
Marcos Paulo Pereira
Filadélfia
3832-4365
20/12
Diva Alves Ferreira
Central
3831-6488
20/12
Pedro Cabral Olivi
Central
3831-9882
20/12
Daniela Eduarda R. da Silva
Filadélfia

20/12
Dalcy Pereira de Araújo
Filadélfia
-
20/12
João Pedro Valadão Rezende
Central
8883-0019
21/12
Adi Amelia de Assis
Manancial
8849-6033
21/12
Ana Carolina Brasileiro
Central
3832-0801






ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Baseado na mensagem do Rev. Cleverson Gilvan na Central

Texto. Isaías 40.1-11

            O texto do estudo desta semana é uma preparação para a nossa celebração do Natal. Aliás, você poderia dizer para as pessoas do seu grupo o que o natal representa para você?
            Aqui Isaías fala sobre o consolo que será derramado sobre a vida do povo quando Cristo se manifestar. Ele é o nosso Redentor, o que morreu e nos resgatou para si, por isso não estamos mais a mercê do pecado, mas caminhamos seguros, pela graça de Deus, para herdar a vida eterna.
            Aplique este texto ao seu coração.

1) Qual mensagem deveria ser falada ao povo?

2) De que forma a pessoa de Cristo traz paz ao seu coração?

3) O que Isaías diz acerca da Palavra do Senhor? Veja os versos 6-8

4) Que palavra é proclama acerca de Jesus nos versos 10 e 11?

5) Em sua opinião qual a lição mais importante na mensagem do nascimento de Jesus Cristo?