sexta-feira, 28 de junho de 2013

Boletim Informativo, 30 de junho de 2013.

"...Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento..."  Lc. 10.27

Rev. Cleverson Gilvan

            É interessante observar que os sentimentos mais profundos e verdadeiros se revelam em gestos simples e corriqueiros. Então não se constrói um grande amor simplesmente com prosas e presentes, mas com atitudes verdadeiras e diretas.
            Pensando nisso, percebi esta semana como Deus providencia situações corriqueiras e simples para provarmos o nosso amor por Ele. Ele não pede sacrifício de vidas, doação de altas quantias financeiras ou votos de uma consagração impossível. Ele simplesmente marca um jogo de futebol, uma final entre Brasil e Espanha, exatamente para a hora do culto dominical. Por que Deus fez assim?
            Mesmo lendo nas Escrituras o apóstolo Paulo falando sobre a necessidade de apresentarmos nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, algumas pessoas ainda não entenderam que Deus pede de nós uma entrega inteira da nossa vida. Por isso, vivem tentando oferecer a Deus coisas que não lhe custem nada. Algumas dão uma pequena oferta de vez em quando, outras trazem alguns alimentos ou participam de um departamento, como quem tenta apenas tranquilizar a sua consciência dizendo: Deus, eu fiz alguma coisa!
            Mas eu não queria escrever um artigo inteiro sobre o mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas. Eu queria apenas compartilhar algo que Deus trouxe ao meu coração:

Hoje eu me perguntei:

Por que Deus, na sua soberania, deixa um grande jogo de futebol acontecer exatamente na hora do culto? Brasil e Espanha tem gente esperando a muito tempo!!!!!!

ELE já me respondeu:

Só pra ver quem você ama mais!



Avisos

Assembleia Geral Extraordinária
Hoje teremos nossa Assembleia Geral para a eleição de 4 presbíteros e 1 diácono. Lembramos que todos os membros comungantes da igreja estão convocados a comparecer às 19:30 horas no templo de nossa igreja. Os oficias serão eleitos para um mandato de 5 anos, por isso, sua participação é extremamente importante.

Projeto Vaso
Tiago 1:27  "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo". Contribua com o projeto "Voluntários do Amor Social", traga sua doação de alimentos e procure um dos diáconos de nossa igreja.

Intercessão
Em nossas orações coloquemos diante do Senhor as famílias do irmão Nelson, falecido recentemente. Ore por sua esposa, D. Marlene e pelos seus filhos. Oremos também pela família da D. Avany Ramos, que perdeu sua irmã caçula, Viviane. Isaías 66:13  Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. 


RETIRO ESPIRITUAL DA SAF
No próximo sábado nossa SAF promoverá um retiro espiritual na residência dos irmãos Naisa e Valdir. Toda igreja é convidada para uma tarde super agradável na presença do Senhor e na companhia de diversos irmãos. O retiro será na parte da tarde.


Escala de Diáconos

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
30/06/2013
Francisco
Rúbens
Mardoqueu,
José Humberto
Daniel, Carlos, Júlio, Emerson, André, Jonathas, Luiz, Josué
07/07/2013
Emerson
Carlos
Jonathas, José Humb
* Daniel, André


Presbíteros – Cong. Manancial
Julho – Pb. Natanael
Agosto -  Pb. Marcelo


Escala Escola Dominical do Lar
30/06
D. TEREZINHA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR
07/07
D. TEREZINHA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR



Escala de Recepção – Central
Hoje – Marly Moreira
Próximo domingo – Kátia e Tadeu



Aniversariantes da Semana

30/06
Zilda Maria
Filadélfia
8855-4090
02/07
Carlei José de Souza
Alto da Estação
3831-3684
02/07
Rafaela Tuane Silveira
Filadélfia
3832-4469
03/07
Edismar Cabral
Central
3832-4575
03/07
Letusa Moreira Barbosa
Central
3831-2852
05/07
Adriana Magalhães
Central
3831-8204
06/07
Marco Túlio Ribeiro
Central
3831-5657
06/07
Cristiani Darc França
Central
3831-3595



LIÇÕES SOBRE HERMENÊUTICA: Aprendendo a Ler a Bíblia (Parte 9)

            Nossas primeiras lições trataram de desmentir várias propostas hermenêuticas ilógicas e equivocadas. Agora que começamos a nos voltar para o texto, é bom nos lembrarmos delas.     Devemos procurar evitar as alegorizações; bem como entender que há um sentido objetivo no texto. E, retiradas as obstruções psicológicas que abordamos na sétima lição, já estamos em vias de ser diretamente instruídos por Deus, por meio de sua Palavra. Os primeiros passos para a compreensão da Bíblia, o ato de ler, já foi iluminado na lição anterior.        Já sabemos o que temos que fazer para uma leitura eficaz. Mas há mais a ser dito sobre isto.
            Insistimos que reflitamos sobre os textos lidos. Não podemos, simplesmente, passar os olhos sobre eles e considerar que fomos alimentados pela Palavra de Deus. Isto é irresponsável, se não for blasfemo (querer enganar a Deus com atitudes externas, como as orações dos fariseus - Mateus 6:1-8). É preciso explorar o texto. Para fazer isto, traremos algumas dicas de investigação.
            Após lido o texto, é interessante fazer algumas perguntas, trazer algumas questões para ele*¹. Para a interpretação, primeiro, temos que definir que tipo de texto é. Para uma epístola, ou um texto não-narrativo, temos perguntas específicas como: Quem está escrevendo? Pra quem se destina o escrito? Em que situação se encontram os destinatários? E o remetente?            Qual o propósito do remetente ao escrever-lhes?*²
            Para textos narrativos, histórias, temos outras questões: Quem está falando? Para quem se está falando? O que a(s) pessoa(s) a quem se fala está(ão) passando? Onde é que o evento está acontecendo? Quando o evento acontece?
            Além destas questões, algumas outras questões para todo tipo de texto, que ajudam na aplicação do que foi lido são: Há algum exemplo a ser seguido ou evitado? Ensina-se alguma doutrina? Combate-se alguma doutrina? Há alguma promessa? Há algum mandamento? Há alguma exortação?
            Nas primeiras devocionais, ao aplicar tais questões ao texto, podemos achar cansativa tal tarefa (ou até desnecessária). Com o tempo, nos acostumaremos a questionar o texto, de modo que teremos esta metodologia interrogativa automaticamente engatilhada em nossas mentes. Assim, vale a pena começar a explorar o texto com essas questões ao lado para, depois, com treino, fazê-las ao batermos os olhos no texto.
            Alguém pode notar que tal questionário trará coisas demais para o momento devocional, e concluir que, evidentemente, a(s) questão(ões) que nos chamar(em) mais a atenção é(são) a(s) que devemos nos deter numa devocional. Não podemos, num momento devocional, lidar com todos os mandamentos; lições; exortações; exemplos; promessas e doutrinas que um texto apresentar. O problema com esta metodologia é justamente o de furtar-se, por exemplo, de lidar com um problema que acomete nossas vidas e que o texto apresenta. Talvez a solução seja explorar, com todas as questões, o menor número de versículos possíveis para que não encontremos coisas demais para uma reflexão.
            Notem, com isto, que o desenvolvimento da leitura bíblica retarda um pouco, porém, torna-se muito mais profundo. Nós entendemos que vale a pena estudar a Bíblia desta forma.             Demorar-se-á muito mais tempo para terminar de ler a Bíblia. Mas, após lê-la desta maneira, teremos aprendido muito mais do que aqueles que somente correram seus olhos por todo o texto e não colheram todo o tesouro.
            Uma última dica nesta lição é para que se escrevam as devocionais. Compre um caderninho, ou faça no computador. Selecione o texto e escreva as resposta às questões. Produza, após o questionário, um pequeno texto de um ou dois parágrafos (quem sabe mais!).    Faça tópicos sobre o texto para ajudar a relacioná-lo com outros que falam do mesmo assunto (que trazem exortações semelhantes; com mandamentos parecidos; com promessas do mesmo teor; que tocam na mesma doutrina... etc.).
            Notar-se-á que a tarefa da leitura bíblica torna-se muito mais séria e envolvente. É mais do que parar cinco minutos e dar uma olhada, uma espiada nas Escrituras. Mas, afinal de contas, é a suprema e bendita revelação de Deus ao homem! Negaremos-lhe a dignidade de nos determos com temor e responsabilidade?
________________________________
*¹ Estas questões, com algumas alterações, foram aprendidas nas aulas de Homilética do Ibel com o Reverendo Gilson Altino da Fonseca.
*² A relevância e a forma de descobrir estas coisas serão tratadas numa próxima lição.

Lucio A. de Oliveira



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto Bíblico - Atos 4.5-22

Tema: Servindo a Deus com Excelência
Baseado no Estudo Bíblico Semanal - Rev. Cleverson Gilvan

            Fomos criados para servir ao Senhor. Mas como esse serviço deve ser prestado? O tema deste estudo já responde a questão: Devemos servir a Deus com excelência! Mas o que isso significa? Como podemos alcançar este ideal?
            A análise do episódio de Pedro e João no Sinédrio nos ajudam a entender este tema.

1) De onde vinha a capacidade de Pedro ao responder o Sinédrio sobre a autoridade que tinham? Verso 8

2) A capacitação espiritual é uma condição para servir com excelência, mas todos os que são nascidos de novo são nascidos pelo poder do Espírito Santo - Jo. 3.5. Então, como você acredita que é a vida de uma pessoa totalmente dirigida pelo Espírito Santo?

3) O que provocou admiração no Sinédrio - vs. 13?

4) De que maneira poderíamos ser ousados hoje?

5) O que Pedro e João responderam quando foram proibidos de falar de Jesus? vs. 19-20. Você está pronto a obedecer a Deus em tudo?



sexta-feira, 14 de junho de 2013

Boletim Informativo, 16 de junho de 2013.


AS QUALIFICAÇÕES DO DIÁCONO


Rev. Gilberto Pires de Moraes.


I) QUALIFICAÇÕES BÍBLICAS:

1) A instituição dos diáconos na Igreja Primitiva (At.6.1-7)
Diante da reclamação dos helenistas de que suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária, aprouve aos apóstolos reunirem a comunidade dos cristãos e orientarem a Igreja a elegerem 7 homens para cumprirem esta tarefa de socorro e misericórdia. Foram eleitos sete diáconos: Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia (At.6.5).
No momento da eleição, os apóstolos orientaram a Igreja a escolherem homens que tivessem as seguintes qualificações:

  1. Homens de boa reputação: boa reputação tem a ver com antecedentes, implica em se ter uma vida de testemunho, onde existe evidências claras de espiritualidade na vida do obreiro. Para servir ao Senhor da Igreja e a comunidade cristã, é indispensável que o servo do Senhor tenha um bom testemunho dos “de fora” como dos “de dentro”. Homens irrepreensíveis na conduta.
  2. Homens cheios do Espírito Santo: Não podemos fazer a obra de Deus sem Deus. É necessário ter a plenitude do Espírito Santo. Um homem cheio do Espírito não vive na prática do pecado, mas busca diligentemente o fruto do Espírito em sua vida (Gl.5.22-23).
  3. Homens cheios de sabedoria: Lidar com pessoas em situações complexas, demanda do servo de Deus muita sabedoria. Este sabedoria é demonstrada nas palavras, no comportamento, no tato para com as pessoas, no bom senso na hora de se tomar decisões.

Diante destas qualificações morais, estes homens dedicariam-se ao ministério de misericórdia da igreja, enquanto que os apóstolos se dedicariam ao Ministério da Palavra e da oração.

2) As recomendações de Paulo a Timóteo (1Tm.3.8-13):
O apóstolo Paulo faz as seguintes recomendações a Timóteo quanto ao perfil destes obreiros:
a) Integridade espiritual:
  • Homens respeitáveis: homens cujo comportamento inspire respeito a Igreja.
  • Homens de uma só palavra: homens íntegros, cuja palavra seja confiável!
  • Não inclinados a muito vinho: homens sóbrios; não dados a embriaguez.
  • Não cobiçosos de sórdida ganância: homens que não sejam avarentos.
  • Que sejam experimentados: não neófitos, com experiência no servir...
  • Prêmio (1Tm.3.13): Adquirem honra e uma fé intrépida no exercício da diaconia.
b) Família:
  • Marido de uma só mulher: marido fiel que inspire confiança e segurança a família.
  • Governe bem seus filhos e sua casa: pai que educa os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor e que age como cabeça dentro de casa.

II) QUALIFICAÇÕES CONSTITUCIONAIS:
Art. 53 - O diácono é o oficial eleito pela igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente: a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos; b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos; c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino; d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.
Art. 55 - O presbítero e o diácono devem ser assíduos e pontuais no cumprimento de seus deveres, irrepreensíveis na moral, sãos na fé, prudentes no agir, discretos no falar e exemplos de santidade na vida.
Art. 113 - Eleito alguém que aceite o cargo, e, não havendo objeção do Conselho, designará este o lugar, dia e hora da ordenação e instalação, que serão realizadas perante a igreja.
Art. 114 - Só poderá ser ordenado e instalado quem depois de instruído, aceitar a doutrina, o governo e a disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil, devendo a Igreja prometer tributar-lhe honra e obediência no Senhor, segundo a Palavra de Deus e esta Constituição.

Avisos

Auxílio Fisioterapia
Nossa irmã Angelina ainda continua seu tratamento fisioterápico. Cada sessão custa R$ 15,00 e ela precisa realizar várias sessões semanais. Se você desejar contribuir procure um dos diáconos da nossa igreja.

Escola Dominical
Nesta Escola Dominical a classe de adultos será conduzida pelo Rev. José João, que está em nossa igreja para o batizado de sua neta Isabella.

Aniversário da 6ª IPB Uberlândia
Nosso pastor,  Rev. Cleverson Gilvan, e sua família estão participando do aniversário da 6ª Igreja Presbiteriana de Uberlândia. A noite pregará em nossa igreja o Evang. Paulo Sérgio Vicente.

Ceia na Congregação Manancial
Hoje a ceia será celebrada na Congregação Manancial às 18:00 horas. O pregador será o Rev. Salvador Fonseca.

Junta Diaconal
Hoje teremos uma breve reunião após a Escola Dominical na Igreja Central.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Lembramos aos irmãos que nossa Assembleia está chegando. Toda a igreja (central e congregações) estará reunida no dia 30 de junho, às 19:30 horas para a eleição de 4 presbíteros e um diácono. Vencem os mandatos dos seguintes irmãos: Pb. Argeu, Pb. Douglas, Pb. Marcelo e Pb. Pedro e do Dc. Daniel Júnior.


Presbíteros – Cong. Manancial
Junho – Pb. Carlos
Julho – Pb. Natanael

Escala Escola Dominical do Lar
16/06
D. ADELINA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR
23/06
D. MAURA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR


Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria d Igreja. 


Escala de Recepção – Central
Hoje – Miriam e André
Próximo domingo – Neile e Ney


Aniversariantes da Semana

16/06
Carlos José de Souza
Alto da Estação
3831-3684
16/06
Sabrina Borges Alves
Central
-
16/06
Miriam Flavia V. Chagas
Central
3831-9737
17/06
Iêda Nunes Ferreira
Central
3832-4589
17/06
Lucas Henrique de O. Reis
Filadélfia
-
19/06
Wellington H. Coelho
Filadélfia
3831-5891
20/06
Elizabete Souza
Filadélfia
-
20/06
Elizangela Luiza da S. Oliveira
Central
9931-3581
21/06
Milto Silva
Central
3831-1890
22/06
José Henrique F. Vilela
Central
3832-0024
22/06
Paulo Eduardo Martins
Filadélfia
-





ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES


Texto: 1ª Co. 2.1-5

Tema: As características do serviço cristão

Rev. Cleverson Gilvan

            Estamos bem próximos de nossa Assembleia quando elegeremos oficiais para o serviço do Senhor em nossa igreja. Contudo, cada um de nós é chamado para servir a Deus conforme o dom que recebeu - 1 Pedro 4:10  "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.". 
            Assim, no estudo desta semana, meditaremos sobre algumas marcas do serviço cristão. Marcas que devem ser buscadas por todos aqueles que sinceramente amam o Senhor e querem agradá-lo.

1) Qual foi a postura de Paulo quando esteve entre os crentes da igreja de corinto?

2) Quando ele diz que decidiu nada saber senão a Jesus Cristo, Paulo nos ensinou que a igreja deve se concentrar na pessoa de Jesus Cristo. Você acredita que o cristianismo de nossos dias tem tido Cristo, de fato, como o centro de sua existência? Por que?

3) Como foi a palavra e a pregação de Paulo naquela igreja?

4) Como podemos ter mais do Espírito Santo em nossas vidas?



sexta-feira, 7 de junho de 2013

Boletim Informativo, 09 de junho de 2013.



As Funções Dos Presbíteros
Preparando para nossa Assembleia

            As funções atribuídas aos presbíteros aqui descritas não são exaustivas. Elas mencionam o que o presbítero deve ser e fazer, mas ele não pode se limitar a elas. Todos os presbíteros devem exercer o seu ofício em conformidade com a diversidade dos dons de cada um, e discernindo segundo a necessidade da Igreja. A vitalidade da igreja muito depende da operosidade dos presbíteros.
            Uma palavra grega usada para se referir ao ofício de presbítero é episcopos. Sabemos que “o uso no N.T., em referência aos líderes, parece ser menos técnica do que uma tradução como ‘bispo’ sugeriria; daí, superintendente, ou supervisor At 20:28; Fp 1:1; 1 Tm 3:2; Tt 1:7.”[1] O presbítero tem a responsabilidade de supervisionar a igreja que o escolheu para ser o seu líder. Louis Berkhof afirma que “claramente se vê que estes oficiais detinham a superintendência do rebanho que fora entregue aos seus cuidados. Eles tinham que abastecê-lo, governá-lo e protegê-lo, como sendo a própria família de Deus.”[2]
            A responsabilidade dos presbíteros de supervisão não se limita aos membros da igreja. Os presbíteros devem supervisionar o seu pastor. R.B. Kuiper observa que "um dos seus mais solenes deveres é vigiar a vida e o trabalho do pastor. Se o pastor não leva uma vida exemplar os presbíteros regentes da igreja devem chamar-lhe a atenção, e corrigi-lo. Se não é tão diligente em sua obra pastoral como deveria sê-lo, devem estimulá-lo para que tenha maior zelo. Se a falta de paixão que deve caracterizar a pregação da Palavra de Deus, os presbíteros regentes devem dar os passos necessários para ajudá-lo a superar tal defeito. E, se a pregação do pastor, em qualquer assunto de maior ou menor importância, não está de acordo com a Escritura, os presbíteros não devem descansar até que o mal tenha sido resolvido." [3] Entretanto, os presbíteros devem oferecer liberdade e recursos para que o seu pastor desenvolva-se e possa oferecer mais ao rebanho.

A autoridade do presbítero
            A autoridade dos governadores é puramente ministerial e declarativa. Cada função do Conselho, como o ensino, a admoestação, governo e o exercício da disciplina, devem fundamentar-se na Palavra de Deus. Os presbíteros não possuem autoridade inerente. Não possuem o direito de impor as suas opiniões pessoais, preferências, filosofias sobre o culto, a doutrina, ou o governo da igreja, antes, devem examinar e extrair das Escrituras os padrões e princípios estabelecidos por Deus.

A autoridade do presbítero procede de:
1. A autoridade de Cristo como cabeça da Igreja.
2. Submissão à Cristo como o Senhor da Igreja.
3. A obediência e fidelidade à Escritura Sagrada como única regra de fé e prática.
4. Uma vida de santidade pessoal e familiar.
5. O exercício responsável da sua vocação e dos seus dons segundo o seu chamado.

As funções pastorais
1. Visitar os membros menos assíduos às reuniões da igreja;
2. Resolver os desentendimentos entre os membros;
3. Instar os disciplinados ao sincero arrependimento;
4. Orar por/com todas as famílias da igreja;
5. Consolar os aflitos e necessitados;
6. Supervisionar o bom andamento das atividades da igreja;
7. Exortar aos pais que tragam os seus filhos ao batismo;
8. Ser um pacificador em assuntos controversos;
9. Lembrar aos membros da sua fidelidade com os dízimos e ofertas;
10. Dar assistência e/ou liderar as congregações (quando houver);
11. Auxiliar na distribuição da Ceia do Senhor.

As funções doutrinárias
Os presbíteros em nosso sistema de governo têm a responsabilidade de guardarem a doutrina da corrupção. (1 Tm 3:16; Tt 2:7-8). Entretanto, para isto é necessário:
1. Conhecer o sistema e doutrinas presbiterianas;
2. Zelar pela fidelidade e pureza doutrinária da igreja;
3. Avaliar a qualificação doutrinária do pastor;
4. Examinar os candidatos ao rol de membros da igreja;
5. Discernir os novos “movimentos” que os membros estejam se envolvendo;

As funções administrativas (indivíduo)
1. Representar as necessidades dos membros nas reuniões do Conselho;
2. Zelar para que as decisões do Conselho sejam cumpridas pela igreja;
3. Lembrar os membros dos seus deveres e privilégios;
4. Acompanhar o funcionamento das sociedades e ministérios da igreja;
5. Elaborar propostas e projetos para a edificação da igreja.

As funções administrativas (concílio)
1. Reunir periodicamente para decidir sobre o bem estar da igreja;
2. Divulgar na igreja local as decisões dos concílios superiores (presbitérios, sínodo, SC);
3. Avaliar candidatos ao batismo e profissão de fé;
4. Participar na aplicação da disciplina bíblica para que atinja a sua finalidade;
5. Analisar se a Junta Diaconal está realizando as suas atribuições;
6. Acompanhar o bom andamento das sociedades internas e ministérios da igreja;
7. Avaliar para o envio ao presbitério os candidatos ao sagrado ministério pastoral;
8. Participar da ordenação e instalação de novos pastores e presbíteros;
9. Representar a igreja local nos concílios superiores.

Rev. Ewerton B. Tokashiki



Avisos

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Lembramos aos irmãos que, conforme convocação do Conselho da Igreja, nossa Assembleia se reunirá para eleição de oficiais no último domingo deste mês. Na ocasião todas as congregações estarão reunidas na Central, a partir das 19:30 horas.

Reunião de Oração
Próxima terça-feira teremos nossa reunião de oração do Projeto ANA – mães intercedendo pelos filhos. Coloque seus filhos diante do Senhor, em oração!

Grupos Familiares
Mais um grupo retornará suas atividades! Convidamos os irmãos que fizeram parte dos grupos ceifeiros e semeadores para uma reunião na próxima sexta-feira, às 19:30 horas, na casa do Pb. Clésio e Eliane. Estamos reestruturando as atividades do novo grupo que será liderado pelo irmão Alexandre Pimenta.

Ceia na Congregação Filadélfia
Durante a escola dominical o Rev. Cleverson ministrará a Ceia na Congregação Filadélfia e a noite pregará na Igreja Central.

Estudo Bíblico
O estudo da Palavra é um momento excelente de crescimento espiritual. Você não deve perder! Temos estudado sobre as perguntas de Deus. Participe conosco toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas

Culto de Formatura
Amanhã (10/06) teremos o Culto de Formatura da BIT\People em nossa Igreja as 19:00h. Toda Igreja está convidada a participar.



Presbíteros – Cong. Manancial
Junho – Pb. Carlos
Julho – Pb. Natanael

Escala Escola Dominical do Lar
09/06
D. ANGELINA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR
16/06
D. ADELINA
DANIEL/ ELOIDE/ ECLAIR


UPA CENTRAL – ACAMPAMENTO DE INVERNO
Hoje é o ultimo dia para as inscrições para o Acampamento de Inverno que acontecerá nos dias 21 a 23 de junho na Chácara do diac. Josué e Carmi. Se você deseja ir fale urgente com a Marly Martins e/ou Fátima.

Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria d Igreja. 


Escala de Recepção – Central
Hoje –Kátia e Tadeu
Proximo domingo – Miriam e André


Aniversariantes da Semana
09/06
Reinaldo Ramos
Central
3831-3231
09/06
Marcus Vinícius Ávila Borges
Central
3831-1371
09/06
Ernani José Gonçalves
Filadélfia

10/06
Alexandre Antonio Caetano
Central
3832-4664
11/06
Linda Brasileiro
Central
3831-5893
11/06
Sebastião C. Silva
Filadélfia
3831-8979
13/06
Isaías Rodrigues
Central
3831-2535
14/06
Joaquina Rodrigues
Central
3831-2535
14/06
Bianca Laisse de Oliveira
Alto da Estação
8822-8327
14/06
José Fábio de Melo
Filadélfia
-
14/06
Mateus Eller Santos
Central
3831-1784
15/06
Maria Helena A. Ribeiro
Central
3831-7999



FORUM

Nas reflexões anteriores, firmamos a proposta de prontamente ensinar aos leitores algumas regras e dicas de interpretação. Dessa forma, passamos algum tempo desconstruindo mitos e conceitos equivocados sobre a ciência chamada hermenêutica, para o qual percebemos que pouco, ou quase nada se construiu. Todavia, ainda em tempo, pedimos a paciência e longanimidade dos leitores, para que possamos desconstruir mais um equívoco em relação à ciência da interpretação.

Desta vez, falaremos sobre um assunto bem próximo aos irmãos, que diz respeito aos conceitos católicos romanos sobre a interpretação bíblica, para o qual buscaremos expor a contradição gritante em que se encerram.
Noutra reflexão, observamos a admissão das Escrituras sobre suas pontuais obscuridades, para a qual concluímos que, de fato, há trechos e porções difíceis de entender. No entanto, a Igreja Católica frisa esse aspecto das Escrituras a ponto de negar ao leigo o direito e a possibilidade de interpretar por si mesmo a Palavra de Deus.
"Como disse Martilho Lutero, o sacerdócio de todos os crentes (1 Pe 2:5) consiste na acessibilidade e possibilidade de a Bíblia ser entendida por todos os cristãos. Essa afirmação contrapunha-se à pretensa obscuridade da Bíblia sustentada pela Igreja Católica Romana, que asseverava que só a Igreja podia desvendar seu significado" (p.29).
Ao lermos esse trecho do 'Interpretação Bíblica' de Zuck, despertou-nos o interesse por dissertar, ainda que rapidamente, sobre o assunto.

Dessa maneira, para que não haja especulações de que fazemos uma má leitura da doutrina de Roma, apresentamos um parágrafo do Concílio de Trento:

"Decreta também com a finalidade de conter os ingênuos insolentes, que ninguém, confiando em sua própria sabedoria, se atreva a interpretar a Sagrada Escritura em coisas pertencentes à fé e aos costumes que visam a propagação da doutrina cristã, violando a Sagrada Escritura para apoiar suas opiniões, contra o sentido que lhe foi dado pela Santa Amada Igreja Católica, à qual é de exclusividade determinar o verdadeiro sentido e interpretação das Sagradas Letras; nem tampouco contra o unânime consentimento dos santos Padres, ainda que em nenhum tempo se venham dar ao conhecimento estas interpretações" (OS DECRETOS DO CONCÍLIO ECUMÊNICO DE TRENTO, Sessão IV, apud FERREIRA; MYATT, p. 97).

Diante disso, pode-se observar que somente à Igreja é permitida a interpretação da Bíblia. Bem como de que nenhuma pessoa pode violar o sentido das Escrituras para defender suas opiniões. Nesse ponto, concordamos. Porém, não compactuamos com a visão deles de que violar as Escrituras não seja faltar com as regras lógicas de interpretação, mas discordar da Igreja Católica.

Recorramos a Charles Hodge, com toda a sua maestria, a demonstrar a falácia deste princípio: "Se o povo deve crer que as Escrituras ensinam certas doutrinas, então deve ter a evidência de que tais doutrinas são realmente ensinadas na Bíblia. Se tal evidência consiste em que a Igreja interprete os escritos sacros, então o povo deve saber o que é a Igreja, ou seja, qual dos corpos que reivindicam ser a Igreja, está autorizado a ser assim considerado. Como o povo, a massa sem instrução, determinará essa questão? O sacerdote lhe diz. Se o povo recebe seu testemunho nesse ponto, então como dizer-lhe como a Igreja interpreta as Escrituras? Aqui uma vez mais deve receber a palavra do sacerdote" (p.139). 
Em síntese, a Igreja Católica quer provar por meio da Bíblia que ela é a Igreja verdadeira, que pode interpretar as Escrituras, e que a correta interpretação das Escrituras pode-se dar somente por ela. Alguém espera que a Igreja Católica vá pronunciar que interpretou as Escrituras e não encontrou apoio para sua reivindicação de ser ela a Igreja verdadeira, detentora do poder de dizer o significado das Escrituras? Essa é uma autêntica petição de princípio! Desapossar-nos do juízo privado para enjaular-nos em tal sistema é um suicídio intelectual. Fujamos disso!

ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Rev. Cleverson Gilvan

Texto: Gálatas 4.1-7
Tema: Filhos adotivos, a benção da adoção espiritual em Jesus

            Uma das maiores bênçãos que podemos receber é a de viver em família. Certamente todas as pessoas que tem uma família equilibrada aprecia o convívio dos seus e sabe como é bom ter um lar.
            O texto que estudaremos esta semana fala sobre uma das mais emocionantes doutrinas da salvação – a doutrina da adoção, que trata da nossa filiação espiritual. As Escrituras ensinam que éramos por natureza filhos da ira, mas fomos trazidos para o Reino do Filho do Seu amor, onde nos tornamos filhos de Deus.
            Assim, dê graças ao Senhor, pela benção de poder pertencer à sua família e aplique esta mensagem no seu coração.

1) Segundo os versos 4 e 5 quando foi que Deus nos proporcionou a adoção de filhos?

2) Ser filho de Deus significa viver sob a liberdade de graça. Assim, o que significa para você ser filho de Deus? Quais são as implicações desta condição no seu relacionamento com o seu irmão?

3) Conforme o verso 6 o que Deus fez em nós por sermos filhos?

4) A presença do Espírito em nosso coração nos dá tranquilidade, mas além disso, o que mais recebemos? Veja o verso 7

5) Paulo diz que temos agora uma herança, o que significa que fomos plenamente recebidos na família do Pai. Em termos práticos, o que te faz sentir mais à vontade nesta família? Qual a maior prova de intimidade?