sexta-feira, 24 de maio de 2013

Boletim Informativo, 26 de maio de 2013.


CUIDANDO DOS NOSSOS PAIS

Darlene S. Rushdoony

            Paulo usou o modelo de uma família para descrever os relacionamentos  na igreja. Timóteo deveria se dirigir aos membros anciãos como faria com um  pai ou mãe, e aos jovens como irmãos e irmãs (1Tm. 5:1-2), e foi nesses termos também que ele falou sobre o cuidado pelas viúvas. Contudo, a igreja não deve assumir os deveres da família, e em particular o cuidado pelas viúvas: “… se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas” (v. 16). Por “deveras são viúvas” ele quer dizer viúvas que não tenham parentes vivos.

Piedade no Lar
            Paulo descreveu cuidar das viúvas como cuidar da sua “própria casa” (v. 8).2 Ele deixou muito claro que a caridade da igreja nunca deve substituir a responsabilidade de um filho, ou mesmo de um sobrinho. Numa ordem patriarcal, onde famílias grandes viviam e trabalhavam juntos, uma tia era uma figura estendida da mãe e merecia um respeito correspondente. Essa responsabilidade familiar vem antes daquela da igreja, que se envolve apenas se não existe nenhum membro da família que possa assumir o cuidado. Como tudo da lei de Deus, esse requerimento envolvia uma bênção para a obediência e uma maldição para a desobediência.
            A bênção prometida era que, aos olhos de Deus, o cuidado pelos membros idosos da família era uma “piedade no lar” (KJV) que Paulo nos assegura ser “bom e agradável diante de Deus” (v. 4, RC). Quando Deus nos dá a oportunidade de servir-lhe em obediência, isso é um ato de graça, uma
bênção. Os fariseus, por distorcerem a revelação de Deus, constantemente se mostravam ignorantes nas questões de piedade. A idéia de piedade deles era aquela de uma demonstração pública para serem vistos diante dos homens (Mt. 6:1-18). Eles também pensavam que poderiam honrar a Deus na
adoração, enquanto negligenciavam suas responsabilidades para com pais necessitados (15:5-6).

Pior que um Infiel
Há também uma maldição sobre aqueles que negligenciam seus deveres para com os pais. Paulo disse a Timóteo que não cuidar de um pai necessitado era negar a fé e ter um comportamento “pior do que o infiel” (RC). Isso não deveria parecer duro se entendemos o imperativo do quinto mandamento. Quando Paulo escreveu a Timóteo sobre a responsabilidade dos filhos para com seus pais, era no contexto da relação do ministro com a congregação. Mesmo na situação difícil de uma repreensão necessária, o ministro não deveria esquecer a honra devida a essa pessoa como um membro na família de Deus. Nos tempos difíceis da idade avançada, enfermidade ou necessidade econômica de um pai, devemos da mesma forma ser diligentes em nossa responsabilidade de honrá-los como o quinto mandamento requer de nós. Afinal, Cristo veio para estabelecer a lei (Mt. 5:17). Como podemos honrar nosso Pai Celestial enquanto desonramos nossos pais terrenos?Em adição a honrar o papel deles na economia de Deus como o quinto mandamento exige, devemos lembrar também do nosso débito de gratidão por nossa criação. Paulo menciona que nosso tratamento dos pais em necessidade é uma forma de “recompensar” ou reembolsá-los (v. 4). Como nós os tratamos quando precisam de nós diz muito sobre se verdadeiramente valorizamo-los e a nossa criação. A avareza para com nossos pais revela uma ingratidão egocêntrica. À medida que os nossos pais envelhecem, há uma reversão no papel de oferecer cuidado. Deveríamos ver isso como uma honra de recompensá-los pelo cuidado que nos deram como crianças. Maria, irmã de Marta, uma vez
honrou a Cristo ungindo os Seus pés. Nicodemos e José de Arimatéia honraram-no enterrando Seu corpo com o que era uma pequena fortuna em mirra e aloés. Algumas vezes nosso maior método de honrar nossos pais pode envolver demonstrações físicas, embora diferentes.
            Honrar um pai frágil e necessitado é um amadurecimento final do nosso relacionamento com eles, pois é o nosso último papel como filho que devemos cumprir. E devemos entender que a papel de um filho não termina na maioridade, mas sempre existe enquanto os pais viverem. É honroso
mostrar aos nossos pais o quanto aprendemos deles.
             “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (RA).
            Alguns anos atrás, deparei-me com um livro de história infantil de Robert Munsch chamado Love You Forever [Amo Você para Sempre]. Ele fala de uma mãe que carregava seu filho pequeno para a cama todas as noites e cantava uma canção: “Eu te amarei para sempre”. No final da história, com a idade avançada, a mãe está muito fraca para cantar para o seu filho, de forma que ele é quem a carrega para a cama, e canta aquela canção. Eu dei uma cópia ao meu filho, e uma à minha filha mais velha, e tenho ainda outra cópia para a próxima.
Amor é mais que a expressão de sentimento. Ele é melhor revelado em nossas ações. Cuidar dos pais é um ato de amor e uma piedade no lar que agrada a Deus.



AVISOS

Culto de Gratidão pelos 80 anos do IBEL
No próximo sábado, às 10:30 horas, teremos aqui em nossa igreja um culto especial em gratidão pelos 80 anos do Instituto Bíblico Eduardo Lane. Toda a igreja é convidada a participar desta celebração histórica para o presbiterianismo brasileiro. Louvamos a Deus pelos 80 anos de benção do Instituto aqui em nossa cidade.

Convite Pb. Pedro Ribeiro
Nosso irmão Pb. Pedro Ribeiro faz parte agora da Academia Patrocinense Letras. A posse será no próxima dia 29 de maio, quarta-feira, na Câmara Municipal. Parabenizamos nosso irmão por esse reconhecimento.

Estudo Bíblico Semanal
Deus tem nos dado oportunidades especiais de estudarmos os mais variados assuntos nos nossos estudos bíblicos doutrinários. Participe você também toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas.

Congresso Adorar-te - Igreja Presbiteriana Nacional - Brasília
Nesta semana, a partir da quinta-feira, a Igreja Presbiteriana Nacional promoverá um grande Congresso sobre Música. O congresso contará com 20 palestrantes e, dentre eles, nosso pastor - Rev. Cleverson Gilvan, que falará sobre a música e o seu uso no culto desde os tempos bíblicos até os dias atuais. Saiba mais sobre o congresso visitando o endereço - http://congressoadorarte.com.br/. Ore pela viagem e pelo ministério do nosso pastor.

Jantar dos Namorados
Vem aí mais uma edição do nosso tradicional e especial Jantar dos Namorados, que este ano será realizado no dia 08 de junho. As vagas são limitadas e o ingresso custa R$ 40,00 por casal. Procure os irmãos do Ministério de Família ou a secretaria da Igreja.


  Escala de Diáconos

Alto Estação
Manancial
Filadélfia
Central
  26/05
André
Júlio
Mardoqueu
José Humberto
Francisco, Daniel, Carlos, Júlio, Rúbens,
Emerson, André, Jonathas
  02/06
Carlos
Andre
Mardoqueu,
José Humberto
Rubens, Francisco, Luiz, Julio, Josué,
Jonathas.



UPA CENTRAL – ACAMPAMENTO DE INVERNO
Informamos aos Adolescentes e aos pais que o Acampamento de Inverno acontecerá nos dias 21 a 23 de junho na Chácara do diac. Josué e Carmi. As inscrições encerram no dia 09 de junho (não abriremos exceção). O investimento é de 30,00 e você pode reservar sua vaga com a Marly Martins e/ou Fátima.

Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria d Igreja. 


Escala de Recepção – Central
Hoje – Carmi e Josué
Próximo domingo – Kátia e Tadeu.


Aniversariantes da Semana

26/05
Arthur Vargas de Brito
Central
3831-5785
26/05
Talita Alves de Oliveira
Central
3832-1994
27/05
Magda Maria de Andrade
Filadélfia
3832-0046
27/05
Nivalda Machado
Manancial
8874-2338
28/05
Patrícia Chagas Ferreira
Filadélfia
-
29/05
Vera Lucia Borges Reis
Central
3517-1021
30/05
Ariane Chagas Rodrigues Garcia
Central
3832-8681
31/05
Patrícia Vasconcelos
Central
3831-4303
01/06
Tércio Elias F. Alves
Central

01/06
Fábio Moreira
Filadélfia
9109-1335
01/06
Daniel Venceslau da Silva

8859-4789
01/06
Marcos A. Rabelo
Manancial
8805-8092






Estudo Dirigido para Grupos Familiares

Texto: Dt. 6.4-10

Tema: Ensinando para que as vidas sejam transformadas!
Rev. Cleverson Gilvan

         Esta semana continuamos falando sobre a família, mais especificamente sobre o modelo bíblico da educação cristã.
         Nossa insistência na abordagem do tema se deve a importância da família na vida cristã e na sociedade de forma geral.
         No estudo desta semana discutiremos o texto de Deuteronômio buscando alguns princípios para uma boa educação bíblica. Certamente a observação destes princípios transformará a família e atrairá bênçãos celestiais sobre ela.

1) Segundo o verso 5 como Deus deve ser amado?

2) O verso 6 diz que as palavras ordenadas devem estar no coração. Qual a razão bíblica para se guardar as palavras do Senhor no coração? Veja Sl. 119.11. O que você faz, em termos práticos, para guardar as palavras do Senhor no coração?

3) O verso 7 nos ensina a inculcar as palavras do Senhor nos nossos filhos. Inculcar é abrir a cabeça e colocar dentro.  Em sua opinião quais tem sido os maiores desafios à educação cristã nos nossos dias?

4) A dinâmica da educação cristã sugerida no texto (inculcar, falar o tempo todo, atar como sinal nas mãos e diante dos olhos e escrever nos umbrais das portas) salienta um ensino contínuo. O que você recomenda que pais crentes façam para oferecer uma boa educação cristã aos seus filhos?





sexta-feira, 17 de maio de 2013

Boletim Informativo, 19 de maio de 2013



A ESCOLA DOMINICAL E A RESPONSABILIDADE DOS PAIS

Josivaldo de França Pereira


A responsabilidade dos pais crentes com a escola dominical é dupla. Em primeiro lugar, os pais precisam ser assíduos e frequentes na escola dominical. Os pais que vão somente aos cultos, achando que faltar na escola dominical não tem tanto problema, certamente deixarão de progredir como deveriam na vida cristã. A presença dos pais na escola dominical é imprescindível, pois, afinal de contas, nós pais somos (bem ou mal) modelos para os nossos filhos.
Em segundo lugar, os pais precisam levar seus filhos à escola dominical. Gostaria de dar a esse segundo ponto uma atenção especial, visto que está diretamente relacionado ao anterior. Portanto, vamos entender a coisa da seguinte maneira: por que os pais precisam estar na escola dominical? De um lado, porque todos precisam aprender mais e mais das verdades do Senhor; por outro lado, por causa dos filhos. Perdoe-me a batida na mesma tecla, mas isso é importante. Os filhos desejam e precisam ver nos pais a seriedade no trato com a escola dominical. E isso, por si só, deve ser motivo de reflexão para os pais, pois os pais precisam, pela vida e pela palavra, mostrar aos filhos que a escola dominical é um importante veículo de crescimento espiritual.
Geralmente as crianças não apreciam levantar cedo para ir à escola dominical. Boa parte delas já faz isso durante a semana. Porém, os pais devem passar para os filhos que a escola de domingo também é especial por uma série de razões. Erra o pai ou a mãe que acha que não deve levar sua criança à escola dominical, apenas porque ela está cansada por estudar durante a semana, ou porque brincou demais no sábado ou foi dormir tarde por causa daquela festa na igreja. Esse é um tipo de compaixão que não procede. É nessa hora que os pais, amigavelmente, devem mostrar aos filhos que a escola dominical é especial para toda a família.
Lembro-me de um fato ocorrido em uma igreja da qual fui pastor. Quando perguntei a uma querida irmã porque não trouxe o filho, que na época devia ter cinco ou seis anos de idade, ela me respondeu: “Ele não quis vir”. Eu não sei como está ou por onde anda aquele que agora é um homem feito. Receio que ele tenha seguido o caminho de seus irmãos mais velhos, que abandonaram a igreja porque a mãe, comodamente, aceitava o fato de que eles não quiseram vir.
Papai e mamãe levem seus filhos à escola dominical, tenham eles vontade ou não. Cumpram as suas responsabilidades como um dia prometeram a Deus quando levaram seus filhos para serem batizados ou apresentados perante a igreja, pois, como no caso daquela mãe, amanhã poderá ser tarde demais para chorar o que poderia ser evitado hoje. 




Departamental da SAF
Nossa reunião departamental será na próxima sexta-feira (24/05) às 19:30 horas na residência dos irmãos Neisa e Ariovaldo. Todas as irmãs da igreja são nossas convidadas. Participe e traga uma amiga. Lembramos ainda que a tarefa do questionário sobre família deverá ser levada na nossa reunião.

 Ceia do Senhor na Congregação Manancial
Hoje é dia de celebração da Ceia do Senhor na Congregação Manancial. O culto será celebrado às 18:00 horas e a Ceia será ministrada pelo Rev. Cleverson.

Jantar dos Namorados 2013
Todo ano temos um evento super especial para marcar o dia dos namorados. Esse ano nosso jantar será no dia 08 de junho. Procure os irmãos do Ministério de Famílias e reserve já a sua entrada.

Reunião de Oração
Já orou esta semana com os seus irmãos da igreja?
Toda terça-feira estamos nos reunindo para interceder por questões cruciais da nossa vida. Venha participar e desfrutar da alegria da graça do Senhor que recebe e atende nossas orações.

Estudo Bíblico
Continuamos estudando sobre "As Perguntas de Deus". Você é nosso convidado especial para participar de nossos estudos bíblicos. Toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas.

Junta Diaconal
Hoje (19/05) teremos nossa reunião Plenária. A presença de todos é indispensável


UPA CENTRAL – ACAMPAMENTO DE INVERNO
Queridos adolescentes informamos que as inscrições para o Acampamento de Inverno já estão abertas até o dia 01 de junho. Nosso acampamento será nos dias  21 a 23 de junho na Chácara do diac. Josué e Carmi. O investimento é de 30,00 e você poderá pagar em 2 vezes se preferir. Procure a Marly Martins e a Fátima.


Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria da Igreja. 


Escala de Recepção – Central
Hoje – Neile e Ney.
Proximo domingo – Carmi e Josué



Aniversariantes da Semana

19/05
Amanda Garcia Brasileiro
Central
3832-0801
19/05
Nádia Carvalho
Alto da Estação
3831-3897
20/05
David Chagas de Paula
Filadélfia
3831-4161
20/05
Gabriela Ferreira Cunha
Central
3831-7849
21/05
Claudia Pereira Marques
Central
8842-8290
21/05
Amália de Castro Carneiro
Central
3831-2284
21/05
Henrique Honorato Santos
Manancial

22/05
Neisa Chagas Rodrigues Garcia
Central
3831-8681
22/05
Sonia Marra                 
Central
3831-5405
23/05
Gabriela T. Gabriel
Central
3832-3198
24/05
Ricardo Silva
Filadélfia
3831-8979




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: Efésios 6.1-4
Tema: O relacionamento entre pais e filhos
Rev. Cleverson Gilvan

            Neste mês do lar temos uma excelente oportunidade de meditar sobre aspectos fundamentais da vida familiar.
            Na mensagem desta semana analisaremos os conselhos dados pelo apóstolo Paulo ao relacionamento entre pais e filhos. Certamente, sabemos que este é um dos pontos nevrálgicos do relacionamento familiar e precisa urgentemente de uma direção divina para que certos problemas sejam resolvidos ou antes mesmo, evitados, para que a família siga saudável sob a direção do Senhor.
            Faça deste estudo uma oportunidade prática de reorganizar suas atitudes no relacionamento que você vem desenvolvendo com seus filhos, ou, quem sabe, com os seus pais.

1) Segundo o apóstolo Paulo, qual a razão para se obedecer aos pais, conforme o verso 1?

2) O apóstolo diz também que filhos devem honrar aos pais. Que atitudes os filhos devem ter que revelam honra no relacionamento com os seus pais? Até quando os filhos devem honrar os pais?

3) Qual é a admoestação dada aos pais?

4) De que maneira os pais podem provocar a ira dos filhos?



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Boletim Dominical, 12 de maio de 2013.



PELO DIA DAS MÃES!

Rev. Cleverson Gilvan

           
            No último domingo tivemos a oportunidade de pregar sobre alguns fundamentos da família cristã, baseados no texto que narra a criação da mulher em Gn. 2.18-24. E conforta o coração da família a providência divina em abençoá-la com uma auxiliadora idônea, como se verifica no texto.
            Hoje quero pensar nessa auxiliadora idônea com o nome mais doce com o qual ela é conhecida - mãe, considerando ainda seu ministério especial de refletir o cuidado de Deus no amparo da família.
            Digo isso pois, seguramente, não podemos prescindir do seu ministério que se torna essencial a partir do comissionamento divino. Deus deu às mães à sublime tarefa de adoçar as nossas vidas.  Assim, são elas as responsáveis por nos animar, confortar e encorajar quando tudo parece perdido. São elas inclusive as que nunca desistem e as que sempre encorajam, mesmo quando as circunstâncias dizem não. São elas que brigam e promovem paz, que riem e que choram e que são especialmente capazes de transformar simples gestos em momentos intensos e cheios de emoção.
            É ainda dela que o filho foge, quando se sente sufocado, mas é também para ela que ele corre quando se sente desamparado. É dela que sempre se espera um sorriso, um carinho ou até mesmo um silêncio, sem nenhuma explicação. E é nela que encontramos tudo isso!
            É dela também a força de caminhar junto, de sentir o mesmo e de esquecer até nossos rompantes de loucura. É dela a paciência de não dormir, de olhar sempre pela janela até ter a certeza, que mesmo o filho distante, já se recolheu em segurança. É dela a capacidade de ser o alto e o baixo, o frio e o calor, o sorriso e a repreensão, a presença e a saudade, o tudo e o nada de um espírito altruísta, sendo portanto a contradição mais lógica que a alma do filho deseja.
            É dela, ainda, a virtude divina de se tornar tão essencial que fica quase impossível pensar a vida sem ela. Por isso é ela que sempre o nosso coração procura quando a vida insistentemente avança diante de nós.
            O certo é que sua grandeza nos impede de recompensá-la adequadamente, nos forçando e nos constrangendo a demonstrar o quanto a amamos no simples gesto de um abraço apertado e demorado, que sem palavras ecoa o som da alma - MÃE, TE AMO!

Dia das mães
"Que o Deus gracioso resplandeça o Seu rosto sobre cada mãe da nossa querida Igreja Presbiteriana de Patrocínio". Que seja esse dia feliz e que todas as famílias se alegrem nele pelas bênçãos celestiais derramadas abundantemente sobre cada um. FELIZ DIA DAS MÃES!

Estudo Bíblico
Oséias 6:3  "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.". Existimos para a glória do Senhor e só promovemos a sua glória na medida em que o conhecemos. Então estudar as Escrituras é mais que um privilégio, é uma obrigação. Venha participar na quinta-feira, sempre às 19:30 horas.


Projeto Ana - Mães que Oram!
Na próxima terça-feira teremos nossa reunião de oração do projeto Ana - mães intercedendo por seus filhos. Convidamos todas as famílias para que dobremos nossos joelhos em oração por nossos lares. Nossa reunião começará às 19:30 horas.

Plenária da SAF Central
Nossa reunião plenária será às 18:30 horas da próxima terça-feira (14 de maio). Participe com alegria de nossa reunião e motive outras mulheres para que se tornem sócias ativas de nossa SAF

ATENÇÃO CONGREGAÇÕES!
Solicitamos as congregações que utilizem o espaço do nosso boletim para divulgação de suas programações.

Agradecimento
“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”.  Meu sincero agradecimento à Igreja Presbiteriana de Patrocínio pela acolhida, amizade e amor cristão, demonstrados nesses nove anos de convivência com os irmãos. Que Deus continue a sustentá-los. Fraternalmente em Cristo, Oséias Álvares Soares.

Escala de Diáconos

Alto da Estação
Manancial
Filadélfia
Central
12/05/2013
Luiz
José Humberto
Jonathas, Mardoqueu
Josué, Carlos, Emerson, Daniel, Rúbens, Francisco, Luiz, Júlio
19/05/2013
Josué
Daniel
José Humb, Jonathas
André, Mardoqueu, Emerson, Júlio, Francisco, Luiz, Carlos, Rúbens


Junta Diaconal
No próximo domingo (19/05) teremos nossa reunião Plenária. A presença de todos é indispensável

Projeto Vaso
Irmãos, todo segundo domingo é o dia de recolhermos alimentos não perecíveis para auxiliarmos a organização de cestas básicas para o Projeto Vaso. Contamos, como sempre com o apoio da Igreja.

UPA CENTRAL – ACAMPAMENTO DE INVERNO
Queridos adolescentes informamos que as inscrições para o Acampamento de Inverno já estão abertas até o dia 01 de junho. Nosso acampamento será nos dias  21 a 23 de junho na Chácara do diac. Josué e Carmi. O investimento é de 30,00 e você poderá pagar em 2 vezes se preferir. Procure a Marly Martins e a Fátima.


Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria da Igreja. 

ENCONTRO DE CASAIS
O Ministério de Famílias de nossa igreja promoverá no mês de maio um Encontro de Casais especial. Teremos um dia inteiro de atividades voltadas para casais que desejam abençoar a sua vida conjugal. Nosso encontro será no dia 18 de maio, a partir das 08:00 horas da manhã na chácara Vale do Sol e contará com a presença dos irmãos Rev. Edgar Chagas e Dra. Rita Chagas como preletores especialmente convidados para o encontro. O investimento será de R$ 40,00 por casal. As inscrições poderão ser feitas na secretaria ou diretamente com os irmãos: Tadeu e Kátia, Josué e Carmi, Nei e Neile, André e Míriam, Pr. Cleverson e Marly.


Escala de Recepção – Central
Hoje – Mriam e André
Próximo domingo – Neile e Ney.

Aniversariantes da Semana
13/05
Cristina Teresa do Amaral
Central
3831-4655
13/05
Gilson Antonio Borges
Central
9952-5613
14/05
Victor Hugo Alves Cabral
Central
3831-8144
14/05
Paulo Roberto
Filadélfia
3831-8979
14/05
Maria Lurdes Chagas
Filadélfia
-
15/05
Lethícia Bouzan Rodrigues
Central
3831-2548
15/05
Joana da Silva Araújo
Manancial
3832-1607
15/05
Vânia Aparecida Luciano Oliveira
Alto da Estação
3831-1566
16/05
Maria de Lourdes Gomes
Central
3831-1016
17/05
Ester Costa
Alto da Estação
3832-1524
18/05
Priscila Araújo Faria
Filadélfia
-




ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto. Mateus 7.7-11
Tema: Pedi, buscai e batei, uma exortação à persistência na busca de nossas necessidades espirituais

Baseado no sermão do Rev. Cleverson Gilvan na Igreja Central

            Não há quem não se encha de esperança diante das doces palavras de Jesus proferidas ao final do sermão do monte: "Pedi, e dar-se-vos-á ...". A construção do texto é tão forte que somos desafiados a esperar que Deus atenda a nossa súplica.
            Contudo, não devemos nos esquecer que essa é a conclusão de um sermão, o do Monte, e portanto ela deve ser analisada dentro do seu contexto. Jesus não está aqui ensinando que poderemos pedir qualquer coisa, aliás, toda oração sempre deve ser feita de acordo com a vontade do Pai.
            No sermão do Monte Jesus fala sobre a excelência da vida do servo de Deus, apresentando o alto padrão da justiça requerida de cada um de nós. Mas quem pode ser tão justo e tão profundamente espiritual? Certamente teremos grande dificuldade em ser tão santos como Deus requer. Por isso, Jesus nos estimula a pedir, a buscar e a bater, ou seja, a persistir na busca da graça de uma vida santa, que é a que agrada a Deus.
            Então, aplique a mensagem deste texto à sua vida.

1) Porque somos ensinados no texto a pedir, buscar e bater?

2) Os três verbos mencionados na pergunta anterior, e que aparecem no texto, ensinam sobre a persistência na oração. Então, quanto tempo você insiste em oração por questões importantes na sua vida espiritual?

3) Como Jesus ilustra a bondade de Deus no verso 9 e 10?


4) Você pode contar algo na sua vida que ilustre essa bondade também? (pense em algo que tenha acontecido recentemente)

5) Qual o segredo para que nossas orações sejam atendidas? Responda primeiro em grupo e depois leia 1 João 5.14