segunda-feira, 29 de abril de 2013

Boletim Informativo, 28 de abril de 2013.


ANTES QUE EXPLODA A PRÓXIMA BOMBA

Rev. Cleverson Gilvan

            Não é fácil ter de conviver com o medo de um ataque terrorista a qualquer momento e, às vezes, é exatamente assim que eu vejo os norte americanos vivendo hoje em dia. A última vez que isso aconteceu foi no final da maratona de Boston, quando dois jovens planejaram e executaram mais um atentando espalhando o terror por todo o país. Além disso, sempre existe o perigo de uma guerra contra os "inimigos do mal" como os norte coreanos ou quem sabe os iranianos. Mas do que os americanos mais deveriam ter medo? Ou, estendendo a questão a outros povos  que poderiam ser afetados por esses conflitos potenciais, do que é que o homem deveria ter mais medo?
            Um dos nomes de Deus na Escritura é Senhor dos Exércitos, que aparece cerca de 249 vezes em toda Bíblia. Esse nome nos remete ao seu poderio, à sua força irresistível e até mesmo ao seu triunfo final sobre todas as hostes malignas e sobre Ele as Escrituras dizem: 2 Crônicas 20:6  "… Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.". Deste modo, as Escrituras nos recomendam temê-lo, insistindo ainda que o temor do seu nome é o princípio da sabedoria.
            O próprio Jesus, já no Novo Testamento, faz uma séria advertência, quando diz: Mateus 10:28  "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.".
            Então, enquanto nos preocuparmos com bombas, ataques terroristas, guerras e até mesmo a violência que nos assola todos os dias, não perceberemos o real perigo que ronda o homem. Esse perigo é o de perecer sem receber a graça libertadora e salvadora de Jesus, o que lançará o homem direto diante do Justo Tribunal Divino, onde ele se encontrará face a face com o Senhor dos Exércitos.   
            Algumas nações, dentre elas os próprios Estados Unidos da América, tem esquecido a necessidade de acertarem suas vidas com Deus. E é por conta disto também que vem pagando caríssimo pela insegurança e a falta de perspectiva de paz em suas fronteiras. E também pessoas particulares, que não se deram conta da gravidade de uma vida distante de Deus, vem brincando com a exortação das Escrituras de que Deus virá como Juiz para julgar todos os homens com equidade.
            Hoje é tempo de buscarmos uma vida de paz e comunhão com esse Deus que coordena todos os poderes do universo, para que vivamos uma vida tranqüila e abençoada. E somente em Jesus devemos buscar isso, mesmo porque ele pode nos confrontar pessoalmente antes que exploda a próxima bomba.
            Deste modo, não há outro recurso se não o de reconhecer que Cristo se tornou a nossa paz e pode nos conduzir em triunfo até à presença gloriosa do Senhor dos Exércitos.


 Avisos


Escola Dominical na Central
Hoje o professor da classe de adultos é o Rev. Salvador. O Rev. Cleverson está ministrando a Palavra no acampamento das crianças de nossa igreja e pregará no culto da noite aqui em nossa igreja.

Acampamento da UCP
Desde ontem a UCP de nossa Igreja está acampada na chácara Campo Alegre. Continue intercedendo pelas crianças e pela equipe que as acompanha.

Círculo Vida Nova
O  Círculo Vida Nova, da Federação de SAFs do nosso Presbitério, se reunirá na Igreja Presbiteriana Bairro Constantino,  dia 04 de maio as 13:30h. O endereço é Av. Faria Pereira, 1574 - Vila Constantino. Todas as irmãs estão convidadas.

Estudo Bíblico
São ricas as oportunidades de aprendizado durante a semana! Temos tido a oportunidade de discutir assuntos relevantes e atuais. Participe conosco de nossos encontros semanais. Toda quinta-feira, sempre às 19:30 horas.

Grupo da Igreja Central no Facebook
Se você tem facebook você pode solicitar sua participação no grupo da nossa Igreja. Basta acessar o link https://www.facebook.com/groups/ipbcentralptc/ e solicitar sua participação.

Culto de Ação de Graças
A Escola Cassimiro de Abreu está comemorando 56 anos e na próxima terça-feira (30/04)juntamente com a Igreja louvando ao Senhor por mais um ano. O Culto de Ação de graças será as 19:30h. Participe.

“39º Encontrão da Família Presbiteriana”
Dia 01 de maio temos um encontro marcado no Esmeril. O início das programações acontecerá as 08:00h da manhã e o encerramento previsto para 15:00h com um Culto. O Tema do Encontrão é: “A alegria da salvação sustentada com um Espírito voluntário”. (Sl. 51.12).
Na ocasião teremos salgados, refrigerantes (lata 350 ml)), sorvete, picolés, água mineral, Marmitex (R$7,00).

UPA CENTRAL
04/05 – Viagem a Peirópolis e Uberaba. Saída da porta da Igreja as 06:00hs da manhã (em ponto).  As inscrições e pagamento devem ser feitas na secretaria da Igreja e/ou com a tesoureira Priscila. O Valor do ônibus é 25,00 e a entrada para os museus é 6,00. Favor pegar a autorização de viagem na secretaria para os pais reconhecerem firma e entregar até quinta-feira.

Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria da Igreja. 

ENCONTRO DE CASAIS
O Ministério de Famílias de nossa igreja promoverá no mês de maio um Encontro de Casais especial. Teremos um dia inteiro de atividades voltadas para casais que desejam abençoar a sua vida conjugal. Nosso encontro será no dia 18 de maio, a partir das 08:00 horas da manhã na chácara Vale do Sol e contará com a presença dos irmãos Rev. Edgar Chagas e Dra. Rita Chagas como preletores especialmente convidados para o encontro. O investimento será de R$ 40,00 por casal. As inscrições poderão ser feitas na secretaria ou diretamente com os irmãos: Tadeu e Kátia, Josué e Carmi, Nei e Neile, André e Míriam, Pr. Cleverson e Marly.


Escala de Recepção – Central
Hoje –Carmi e Josué
Próximo domingo –  Kátia e Tadeu



Escala Junta Diaconal

Alta Estação
Manancial
Filadélfia
Central
Hoje
Júlio
Luiz
Mardoqueu,
José Humberto
Francisco, Daniel, Carlos, Júlio, Rúbens, Emerson, André, Jonathas



 Aniversariantes da Semana

28/04
Gerônima Vitalina
Central
3831-1280
28/04
Fabiola Graciele A.Borges
Manancial
3832-1863
01/05
Moisés Lázaro Alves
Central
-
01/05
Mateus J. Reis
Manancial
3831-4326
02/05
Emanuely Thais A.Rosa
Alto da Estação
3831-1952
02/05
Siméa Araújo
Filadélfia
3831-4161



ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Rev. Cleverson Gilvan
Texto. Salmo 1

            A Escritura sempre ensinou que Deus abençoa os que vivem retamente, mas o contrário também é verdadeiro, ou seja, por causa da sua santidade Deus também fará justiça com todo aquele que transgredir a sua lei, claro, sempre na medida da sua culpa.
            O salmo 1 é um texto importantíssimo na discussão da diferença entra a vida do que teme a Deus e do que ignora a Sua vontade. Além disso, no salmo aprendemos como Deus trata, com seriedade, os atos dos homens.

1) Segundo o verso 1 quais são as três coisas que o justo não faz?

2) Qual o maior prazer do justo?

3) Qual a importância da meditação bíblica na sua vida espiritual?

4) O verso 5 ensina que o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Mas, ao ler o texto de Rm. 3.10, como você acredita que poderemos passar pelo juízo Divino sem condenação?

5) Segundo o texto de Rm. 3.23-26, o que nós éramos e o que Cristo fez por nós?

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Plantando Igrejas Presbiterianas pelo Brasil



Há centenas de cidades ainda não alcançadas com a presença da IPB neste vasto Brasil. Seja mais um parceiro deste órgão da Igreja Presbiteriana, contribuindo para plantação de Igrejas em cidades ainda não alcançadas.



Boletim Informativo, 21 de abril de 2013


O QUE VOCÊ OFERECE, PARA QUEM É?

Rev. Cleverson Gilvan

             Quando Paulo escreveu sua carta aos Colossenses, ele disse: Colossenses 3:23  "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens," e assim, nesse pequeno verso ele nos ensinou verdades preciosas sobre a dimensão do serviço cristão. Creio que entender tais dimensões faz uma diferença enorme no ministério que desempenhamos como servos de Deus, afinal de contas, é para ele tudo o que fazemos ou, pelo menos, deve ser.
            O primeiro ensino que o verso nos oferece diz respeito a abrangência do serviço que prestamos a Deus. No texto ele diz: "Tudo quanto fizerdes...". Não há nenhuma ação do servo de Deus que não deva ser vista como um serviço prestado ao Senhor. Aquilo que consideramos sagrado e também aquilo que consideramos secular fazem igualmente parte do nosso serviço cristão. É necessário, portanto, que essa consciência acerca da abrangência do serviço que prestamos a Deus seja ampla e envolva cada esfera de ação da nossa existência. 
            O segundo ensino que o texto nos dá é sobre o modo do serviço - "fazei-o de todo coração". Paulo lembra que Deus está interessado no culto mais íntimo que podemos oferecer a ele. Não apenas aquele que é fruto dos nossos lábios, mas especialmente aquele que nasce de um coração sincero e grato por todas as bençãos que nos são dispensadas em Jesus. Assim, fazer de coração é fazer sinceramente e desejoso de que Deus seja engrandecido e reconhecido em cada parte da nossa vida. Certamente muitos pecam aqui, por não oferecerem a Deus algo que seja nascido do lugar mais profundo do seu ser - o coração, que é o altar mais adequado para oferecermos a Deus os nossos sacrifícios de louvor.
            O terceiro e último ensino diz respeito ao objeto do serviço, ou seja, para quem oferecemos o que fazemos. Nesse ponto Paulo diz "... como para o Senhor e não para homens". Aqui vemos a necessidade de nos desvencilharmos de qualquer sentimento de orgulho, de egocentrismo e de vaidade. Nada do que fazemos é para nós mesmos ou para qualquer outra pessoa que não seja Deus. Esse exclusividade é que legitima nossa oferta, afinal de contas, Deus não divide a sua glória com ninguém. Deste modo você deve sempre se preocupar com Ele e com a satisfação da Sua vontade.
            Pense no ensino deste pequeno verso como a única forma de tornar o seu trabalho relevante dentro do Reino de Deus. Afinal de contas você e eu fomos chamados para servir ao Senhor integralmente. Pense nisto!


Avisos

Aniversário da Igreja Presbiteriana Nova Vida
Desde ontem nosso pastor está participando das celebrações pelo aniversário da Igreja Presbiteriana Nova Vida, em Carmo do Paranaíba. Oremos por sua viagem e pela pregação do evangelho naquela cidade.


Trabalhos na Igreja Central
Durante a escola dominical lecionará na classe de adultos nosso irmão Dr. Ari e, à noite, no culto das 19:30 horas, será o mensageiro o Evang. Fernando Oliveira.

Celebração da Ceia do Senhor na Congregação Manancial
A celebração da Ceia do Senhor na Congregação Manancial será no próximo domingo, por ocasião do culto vespertino.

Assembleia Geral Extraordinária
Lembramos aos irmãos que no último domingo de Junho teremos nossa Assembleia Geral Extraordinária para eleições de oficiais. Ore para que Deus dirija nossa reunião.

ANIVERSÁRIO DA CONGREGAÇÃO ALTO DA ESTAÇÃO
No próximo final de semana teremos o aniversário da nossa Congregação do Alto da Estação. A programação começará no sábado, com culto às 19:30 horas. Participe, com alegria!

ENCONTRO DE CASAIS
O Ministério de Famílias de nossa igreja promoverá no mês de maio um Encontro de Casais especial. Teremos um dia inteiro de atividades voltadas para casais que desejam abençoar a sua vida conjugal. Nosso encontro será no dia 18 de maio, a partir das 08:00 horas da manhã na chácara Vale do Sol e contará com a presença dos irmãos Rev. Edgar Chagas e Dra. Rita Chagas como preletores especialmente convidados para o encontro. O investimento será de R$ 40,00 por casal. As inscrições poderão ser feitas na secretaria ou diretamente com os irmãos: Tadeu e Kátia, Josué e Carmi, Nei e Neile, André e Míriam, Pr. Cleverson e Marly.

Departamental da SAF
Nossa reunião foi transferida para a próxima sexta-feira e será na residência dos irmãos Joaquina e Pb. Isaías. O horário permanecerá o mesmo - às 19:30 horas. Participe!

Reunião de Oração
Há um cântico antigo que diz: "Neste hora feliz, neste santo lugar, eu terei um encontro com Deus. Seu amor é sentirei, sua paz gozarei, eu terei um encontro com Deus". Então, esperamos que você não fique de fora desse encontro, na próxima terça-feira, às 19:30 horas no templo da Igreja Central.


UPA CENTRAL
26/04 – Na próxima sexta-feira teremos a nossa tão esperada Noite do Pijama. Será na Congregação Alto da Estação. A congregação estará aberta a partir das 19;00h para recebê-los. Não se esqueça de levar Bíblia, colchão, roupa de cama, blusa de frio.. e, procure o Lucas Mendes para ver com o que você poderá colaborar para o café da manhã.
04/05 – Plenária e Noite Culinária.
Obs: Estamos aguardando a resposta do ônibus e a data para nossa viagem a Peirópolis e Uberaba, mas você já pode ir reservando o dinheiro para passagem, entrada nos museus e alimentação.

Junta Diaconal
Teremos uma breve reunião hoje após a Escola Dominical na Igreja Central.


Violão Usado
A Congregação Manancial e a Junia estão organizando um Projeto Musical que atenderá os bairros próximos da congregação e para isso precisamos da ajuda da Igreja. Você tem um violão usado (em bom estado de conservação) e que está encostado? Doe, colabore com esse projeto. Fale com o evang. Fernando (9291-0350) ou deixe na secretaria da Igreja. 

Escala de Recepção – Central
Hoje – Neile e Ney
Próximo domingo –  Carmi e Josué



Escala Junta Diaconal

Alta Estação
Manancial
Filadélfia
Central
Hoje
Daniel
Josué
José Humberto
Jonathas
André, Mardoqueu, Emerson, Júlio, Francisco, Luiz, Carlos, Rúbens
28/04
Júlio
Luiz
Mardoqueu,
José Humberto
Francisco, Daniel, Carlos, Júlio, Rúbens, Emerson, André, Jonathas






Aniversariantes da Semana

21/04
Clennier F. R.
Alto da Estação
3831-3897
23/04
Vicentina A. dos Reis
Manancial
3831-4326
23/04
Cristiane Ap. Bouzan Gonçalves
Filadélfia

24/04
José Maurício Botelho
Manancial
3831-4326
24/04
Maria Ferreira Chaves
Filadélfia
3832-4462
25/04
Pedro Soares Oliveira Jr.
Central
3831-2951
26/04
David Faustino de Carvalho
Alto da Estação
3831-1765
26/04
Marcio Eustáquio da Silva
Filadélfia
-
27/04
Mateus Henrique D. Visca
Filadélfia
-



 ESTUDO DIRIGIDO PARA GRUPOS FAMILIARES

Texto: 2ª Coríntios 5.1-10

Tema: A verdadeira vida

Rev. Cleverson Gilvan

         Talvez a vida nunca tenha valido tão pouco como em nossos dias. Mata-se por nada, às vezes apenas por diversão, e cada vez mais cresce o número daqueles que também não encontram um sentido para a sua existência.
         No estudo desta semana queremos meditar sobre a verdadeira vida que temos em Cristo. Uma vida que transcende esta vida aqui e adentra a eternidade experimentando a bondade e amor de Deus.
         Assim, pense nesta vida verdadeira como aquele sentido que você precisa identificar na sua existência.

1) Qual é a nossa aspiração, segundo Paulo, no verso 2?

2) Ser revestido de nossa habitação celestial é desfrutar da vida eterna em sua plenitude. O que você acredita que será mais marcante quando estivermos para sempre com Jesus?

3) Como Deus nos preparou para receber a esperança desta vida celestial? Leia o verso 5

4) Como o Espírito Santo traz a certeza das promessas de Deus ao coração dos crentes? Jo. 14.26

5) No verso 8 Paulo diz que preferia deixar o corpo e habitar com o Senhor. Como você entende essa declaração dele? Leia também Fp. 1.21. Como você aplica este ensino a sua vida?